CENTRALIDADE URBANA E RESISTÊNCIAS SOCIAIS NA CONURBAÇÃO CUIABÁ-VÁRZEA GRANDE
Palavras-chave:
Dinâmica urbana, Centro, Apropriação socialResumo
A cidade cria uma situação urbana, formada pela diversidade das relações sociais, manifestadas através da união, reciprocidade e resistências. A formação de centros e centralidades depende da produção do espaço urbano e da reunião dos elementos sociais. A cidade e o urbano, por sua característica centralizadora dos meios de produção e dos produtos das relações de trabalho, possibilitam a produção dos centros urbanos. Estes tornam-se mais do que um mero aglomerado dos meios de produção ao se realizar como o lugar de resistência, revelada pela centralidade social. Deste modo, este artigo aborda sobre o processo de produção de centro e centralidades sociais na Conurbação Cuiabá-Várzea grande. Valoriza as falas dos moradores/trabalhadores e problematiza a perda da centralidade social - o lúdico, a coletividade e o uso social. Os objetivos deste artigo são: conceituar centralidade; identificar a produção de centro e centralidades urbanas na prática social concreta e movente; compreender a relação entre a produção de centro e a reprodução da vida. A metodologia é composta de reflexão e definição conceitual, produção cartográfica e entrevista semiestruturada com moradores dos centros urbanos e lideranças sociais. Os principais resultados desta pesquisa evidenciam as precárias relações de trabalho, degradação da vida humana, coerção das ações de resistências sociais e denegação de direitos. Aborda-se as potencialidades abertas pelo entendimento da centralidade urbana enquanto possibilidade para gestão coletiva, apropriação dos bens produzidos socialmente e formação de uma agenda anticapitalista.
Downloads
Referências
GAZETA DIGITAL. Moradores coletam assinaturas para 'derrubar' prefeito de VG e 21 vereadores. Disponível em: <http://www.gazetadigital.com.br/conteudo/show/secao/10/og/1/materia/440837/t/moradores-coletam-assinaturas-para-derrubar-prefeito-de-vg-e-21-vereadores> Acesso em: ago. 2018.
HARVEY, D. Os limites do capital. Tradução de Magda Lopes. 1 ed. São Paulo: Boitempo, 2013.
HARVEY, D. Cidades rebeldes: do direito í cidade í revolução urbana. Martins Fontes, São Paulo, 2014.
LEFEBVRE, H. Re-produção das relações de produção. Publicações Escorpião. Cadernos: O homem e a sociedade. Porto, 1973.
LEFEBVRE, H. A revolução urbana. Belo Horizonte, Ed. UFMG, 1999.
LEFEBVRE, H. A produção do espaço. Trad. Doralice Barros Pereira e Sérgio Martins (do original: La production de l"™espace. 4e éd. Paris: Éditions Anthropos, 2000.
LEFEBVRE, H. Espaço e Política. Belo Horizonte, BH. UFMG, 2008.
MARX, K. Grundrisse: manuscritos econômicos de 1857-1858: esboços da crítica da economia política/Karl Marx. Boitempo, São Paulo, 2011.
MíDIA NEWS (2017). Prefeitura de VG retira livros de biblioteca de movimento social. Disponível em: < https://www.midianews.com.br/cotidiano/prefeitura-de-vg-retiralivros-de-biblioteca-de-movimento-social/304980> Acesso em: ago. 2018.
OLHAR DIRETO. Prefeitura de VG inicia demolição de ginásio esportivo utilizado por jovens; local receberá UPA. 2016. Disponível em: <http://www.olhardireto.com.br/noticias/exibir.asp?id=414514¬icia=prefeitura-de-vginicia-demolicao-de-ginasio-esportivo-utilizado-por-jovens-local-recebera-upa>. Acesso em: ago. 2018.
OLHAR DIRETO. Frente Popular com 29 entidades faz protesto em Cuiabá para defender Dilma e Lula. 2016. Disponível em: <http://www.olhardireto.com.br/noticias/exibir.asp?id=417466¬icia=frente-popular-com29-entidades-faz-protesto-em-cuiaba-para-defender-dilma-e-lula> Acesso em: jan. 2019. Organizado pelo autor, 2019. (2020).
PORTAL MATO GROSSO. Prefeitura reinaugura biblioteca municipal do bairro Cristo Rei. 2018. Fonte: <https://portalmatogrosso.com.br/prefeitura-reinaugura-bibliotecamunicipal-do-bairro-cristo-rei/>. Acesso em: ago. 2018.
RDNEWS. Slam poetry cresce e expande o poder da literatura falada em Cuiabá. 2017. Disponível em: <http://www.rdnews.com.br/final-de-semana/arte-e-cultura/slampoetry-cresce-e-expande-o-poder-da-literatura-falada-em-cuiaba/80580>. Acesso em: ago. 2018.
REVISTA CAMALOTE. Sarau leva arte para a Praça da Mandioca. 2017. Disponível em:<http://www.revistacamalote.com.br/noticias/arte/2017/sarau-leva-arte-para-a-pracada-mandioca-902> Acesso em: ago. 2018.
SILVA, R. B. da. Produção de Centros e Centralidades Urbanas na Conurbação Cuiabá-Várzea Grande – MT. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade de Brasília, 2019.
SPOSITO, M. E. B. Segregação socioespacial e centralidade urbana. In: VASCONCELOS, P.; CORREA, R. L., PINTAUDI, S. (Org.). A cidade contemporânea: segregação espacial. São Paulo: Contexto, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que submeterem seus manuscritos para a Geotemas declaram que o trabalho trata-se de artigo original, não tendo sido submetido para publicação, na íntegra ou em parte, em outro periódico científico nacional ou internacional ou em outro veículo de circulação. Os autores declaram também que concordam com a transferência dos direitos autorais do referido artigo para a revista Geotemas (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte), permitindo publicações posteriores, desde que seja assegurada a fonte de sua publicação. Assumem, por fim, a responsabilidade pública pelo artigo, estando cientes de que poderão incidir sobre os mesmos os eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do trabalho.