PROBLEMAS SOCIOAMBIENTAIS CAUSADOS PELAS INDÚSTRIAS DE CERÂMICAS NO MUNICÍPIO DE ENCANTO-RN
Palavras-chave:
atividade ceramista, problemas socioambientais, impacto ambiental, desenvolvimento sustentável, EncantoResumo
O presente trabalho visa identificar os impactos sócio-ambientais gerados pela indústria cerâmica no município de Encanto - RN. A produção de cerâmica vermelha no Rio Grande do Norte é uma atividade econômica antiga presente em todo o território potiguar, sendo mais intensiva no Vale do Açu e na região do Seridó. Essas regiões há muitos anos, vem se especializando nessa atividade econômica através do melhoramento das técnicas e das ferramentas para produção e a ampliação do número de empregos gerados por essa atividade. O processo produtivo da cerâmica envolvem as fases, de remoção e estocagem da matéria-prima (argila), o processo de fabricação (extrusão), a secagem e a queima, e o produto final com a fabricação do tijolo. Para tanto, configuram como objetivos identificar os problemas causados pela atividade ceramista. Na buscar por respostas sobre A Indústria Ceramista de Encanto e as conseqüências da produção, se fez necessário primeiramente um estudo um estudo bibliográfico sobre as atividades ceramista no estado do rio grande do Norte, bem como foram feitas pesquisa no município na busca de entender e coletar dados de como essa indústria vem se desenvolvendo no município. Também foi realizada uma pesquisa de campo, pesquisa bibliográfica utilizando livros da área e meios eletrônicos com acesso à internet, realização de entrevistas junto aos funcionários e ex-funcionários, bem como aos responsáveis pela administração da indústria, e a população local. Que contivesse toda e qualquer informação importante e pertinente ao assunto no qual se discute neste trabalho. Constatam-se, com essa pesquisa, vários problemas socioambientais gerados em decorrência da indústria ceramista gerados no decorrer do seu processo produtivo como, o desgaste acelerado dos solos de onde é retirado o barro, matéria prima para a produção dos tijolos e telhas, além do desmatamento e da poluição do ar, decorrentes da queima de lenha para geração de energia. Pode-se notar ainda, péssimas condições de trabalho e falta de equipamentos de segurança. Faz-se necessário, portanto, a busca pela sustentabilidade a redução do desperdício na empresa com medidas mitigadoras para produção ceramista.
Downloads
Referências
ADESE: AGÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTíVEL DO SERIDÓ. Disponível em: <http://adese.serido.zip.net/arch>. Acesso em: 26 Abr. 2010.
CONAMA. Resolução CONAMA 001, de 23 de janeiro de 1986. Dispõe sobre as diretrizes gerais para uso e implementação da Avaliação de Impacto Ambiental como um dos instrumentos da Política Nacional do Meio Ambiente. Diário Oficial da República Federativa do Brasil. Brasília, DF 17 fev 1986.
DIAS, G. F. Educação Ambiental: princípios e práticas. 9 ed. São Paulo: Gaia, 2004.
IDEMA, Instituto de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente. Perfil do seu Município – Aspectos Geoambientais e Socioeconômicos. Natal: 2004, 2007, 2010.
FELIPE, J. L. A. Economia Rio Grande do Norte: estudo geo-histórico e econômico. João Pessoa-PB: Grafset, 2002.
MEDEIROS, J. F. de. Análise Fitossociológica do Manguezal e a Percepção Ambiental das Comunidades Ribeirinhas no Estuário Apodi/Mossoró – RN. Mossoró, 2005.
NASCIMENTO, W. S. dos A. do. Avaliação dos impactos ambientais gerados por uma indústria cerâmica típica da região do Seridó/RN. Natal, 2007.
NASCIMENTO, F. F. do. A Indústria Ceramista em Parelhas e as consequências de Sua Produção. Natal, 2008.
SILVA, V. P. da; REIS, L. M. M.; SILVA, A. C. C. da S.. (In) sustentabilidade ambiental em territórios de cerâmica vermelha: uma análise de Carnaúba dos Dantas. Mercator, Fortaleza, v. 4, n.7, p. 83-96, jan./jul. 2005.
SILVA, V. P. da. Impactos ambientais da expansão da cerâmica vermelha em. 2007.
SILVA, J. A. Direito Ambiental Constitucional. 7ª ed. Malheiros Editores, São Paulo, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que submeterem seus manuscritos para a Geotemas declaram que o trabalho trata-se de artigo original, não tendo sido submetido para publicação, na íntegra ou em parte, em outro periódico científico nacional ou internacional ou em outro veículo de circulação. Os autores declaram também que concordam com a transferência dos direitos autorais do referido artigo para a revista Geotemas (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte), permitindo publicações posteriores, desde que seja assegurada a fonte de sua publicação. Assumem, por fim, a responsabilidade pública pelo artigo, estando cientes de que poderão incidir sobre os mesmos os eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do trabalho.