PROBLEMAS SOCIOAMBIENTAIS CAUSADOS PELAS INDÚSTRIAS DE CERÂMICAS NO MUNICÍPIO DE ENCANTO-RN

Autores

  • íurea de Paula Medeiros e Silva Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
  • Jacimária Fonseca de Medeiros Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Palavras-chave:

atividade ceramista, problemas socioambientais, impacto ambiental, desenvolvimento sustentável, Encanto

Resumo

O presente trabalho visa identificar os impactos sócio-ambientais gerados pela indústria cerâmica no municí­pio de Encanto - RN. A produção de cerâmica vermelha no Rio Grande do Norte é uma atividade econômica antiga presente em todo o território potiguar, sendo mais intensiva no Vale do Açu e na região do Seridó. Essas regiões há muitos anos, vem se especializando nessa atividade econômica através do melhoramento das técnicas e das ferramentas para produção e a ampliação do número de empregos gerados por essa atividade. O processo produtivo da cerâmica envolvem as fases, de remoção e estocagem da matéria-prima (argila), o processo de fabricação (extrusão), a secagem e a queima, e o produto final com a fabricação do tijolo. Para tanto, configuram como objetivos identificar os problemas causados pela atividade ceramista. Na buscar por respostas sobre A Indústria Ceramista de Encanto e as conseqüências da produção, se fez necessário primeiramente um estudo um estudo bibliográfico sobre as atividades ceramista no estado do rio grande do Norte, bem como foram feitas pesquisa no municí­pio na busca de entender e coletar dados de como essa indústria vem se desenvolvendo no municí­pio. Também foi realizada uma pesquisa de campo, pesquisa bibliográfica utilizando livros da área e meios eletrônicos com acesso à internet, realização de entrevistas junto aos funcionários e ex-funcionários, bem como aos responsáveis pela administração da indústria, e a população local. Que contivesse toda e qualquer informação importante e pertinente ao assunto no qual se discute neste trabalho. Constatam-se, com essa pesquisa, vários problemas socioambientais gerados em decorrência da indústria ceramista gerados no decorrer do seu processo produtivo como, o desgaste acelerado dos solos de onde é retirado o barro, matéria prima para a produção dos tijolos e telhas, além do desmatamento e da poluição do ar, decorrentes da queima de lenha para geração de energia. Pode-se notar ainda, péssimas condições de trabalho e falta de equipamentos de segurança. Faz-se necessário, portanto, a busca pela sustentabilidade a redução do desperdí­cio na empresa com medidas mitigadoras para produção ceramista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

íurea de Paula Medeiros e Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Graduada em Geografia pela UERN/Pau dos Ferros

Referências

ADESE: AGÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTíVEL DO SERIDÓ. Disponí­vel em: <http://adese.serido.zip.net/arch>. Acesso em: 26 Abr. 2010.

CONAMA. Resolução CONAMA 001, de 23 de janeiro de 1986. Dispõe sobre as diretrizes gerais para uso e implementação da Avaliação de Impacto Ambiental como um dos instrumentos da Polí­tica Nacional do Meio Ambiente. Diário Oficial da República Federativa do Brasil. Brasí­lia, DF 17 fev 1986.

DIAS, G. F. Educação Ambiental: princí­pios e práticas. 9 ed. São Paulo: Gaia, 2004.

IDEMA, Instituto de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente. Perfil do seu Municí­pio – Aspectos Geoambientais e Socioeconômicos. Natal: 2004, 2007, 2010.

FELIPE, J. L. A. Economia Rio Grande do Norte: estudo geo-histórico e econômico. João Pessoa-PB: Grafset, 2002.

MEDEIROS, J. F. de. Análise Fitossociológica do Manguezal e a Percepção Ambiental das Comunidades Ribeirinhas no Estuário Apodi/Mossoró – RN. Mossoró, 2005.

NASCIMENTO, W. S. dos A. do. Avaliação dos impactos ambientais gerados por uma indústria cerâmica tí­pica da região do Seridó/RN. Natal, 2007.

NASCIMENTO, F. F. do. A Indústria Ceramista em Parelhas e as consequências de Sua Produção. Natal, 2008.

SILVA, V. P. da; REIS, L. M. M.; SILVA, A. C. C. da S.. (In) sustentabilidade ambiental em territórios de cerâmica vermelha: uma análise de Carnaúba dos Dantas. Mercator, Fortaleza, v. 4, n.7, p. 83-96, jan./jul. 2005.

SILVA, V. P. da. Impactos ambientais da expansão da cerâmica vermelha em. 2007.

SILVA, J. A. Direito Ambiental Constitucional. 7ª ed. Malheiros Editores, São Paulo, 2009.

Downloads

Publicado

30-06-2011

Como Citar

SILVA, íurea de Paula Medeiros e; MEDEIROS, Jacimária Fonseca de. PROBLEMAS SOCIOAMBIENTAIS CAUSADOS PELAS INDÚSTRIAS DE CERÂMICAS NO MUNICÍPIO DE ENCANTO-RN. Revista Geotemas, Pau dos Ferros, v. 1, n. 1, 2011. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/article/view/315. Acesso em: 23 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 12 13 14 15 16 17 18 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.