A FORMAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS E MATERIAIS PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA EM ESCOLAS PÚBLICAS COM APOIO DE SENSORIAMENTO REMOTO (SR) E DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS (SIG)
Palavras-chave:
Geotecnologias, Ensino de Geografia, Sensoriamento remoto, Sistemas de Informações Geográficas (SIG)Resumo
O Sensoriamento Remoto (SR), a Cartografia Digital (CD) e os Sistemas de Informações Geográficas (SIG) estão no conjunto das disciplinas denominadas de geotecnologias que têm, entre outros objetivos, modelar e representar o mundo real no computador para análises e estudos sem que haja, necessariamente, contato direto com a paisagem da superfície terrestre. A disponibilização gratuita de imagens de satélite e de sistemas de informações geográficas ampliou a possibilidade de se melhorar a qualidade do ensino nas escolas públicas com apoio das geotecnologias. As iniciativas de sua utilização têm experimentado grande aceitação no Brasil, quer seja pelo conjunto da população de jovens, adolescentes e crianças alcançadas, como pelo universo dos professores que as experimentam em laboratórios e salas de aula. O Departamento de Geografia (DGE) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) desenvolve um projeto de pesquisa, ensino e extensão para o uso de geotecnologias no ensino de Geografia e de Cartografia em escolas públicas. O foco do projeto é na formação dos futuros professores do curso de Geografia da UFRN, na preparação de materiais didáticos e na atualização e na qualificação de professores que estão no exercício do magistério. Neste artigo são apresentados os resultados do trabalho de elaboração de materiais didáticos, abordando a distribuição de bacias hidrográficas, aspectos do relevo e das unidades de conservação do RN. Os produtos são mostrados no formato de mapas temáticos digitais e modelos 3D, que, por si sós, revelam o aprendizado e o grau de envolvimento dos alunos com a iniciação científica, o ensino e a extensão universitária.
Downloads
Referências
ALBUQUERQUE, P. C. G. de; CUELLAR, M. D. Z. Como as imagens do Sensor HRC estão sendo usadas na cartografia e no ensino fundamental. In: XVI SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SENSORIAMENTO REMOTO (SBSR), 13, 2011, Curitiba. Anais... São José dos Campos: INPE, 2011. Artigos, p. 3389-3393.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: geografia/Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998. 156 p. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/geografia.pdf>. Acesso em: 10 mar. 2010.
CÂMARA, G., SOUZA, R. C. M., FREITAS, U. M., GARRIDO, J. SPRING: Integrating remote sensing and GIS by object-oriented data modelling. Computers & Graphics, n. 20, v.3, p. 395-403, May-Jun. 1996. Versão 5.0. Disponível em: <http://www.dpi.inpe.br/spring>. Acesso em: 02 abr. 1999.
DI MAIO, A. C. Geotecnologias digitais no ensino médio: avaliação prática de seu potencial. Tese (Doutorado em Geografia). Rio Claro, UNESP, 2004.
DI MAIO, A. C GEODEN: geotecnologias digitais no ensino básico por meio da Internet. In: XIII SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SENSORIAMENTO REMOTO (SBSR), 13, 2007, Florianópolis. Anais... São José dos Campos: INPE, 2007. Artigos, p.1457 -1464.
DI MAIO, A. C.; FRANCISCO, C. N.; LEVY, C. H.; PINTO, C. A. L.; NUNES, E. A.; CARVALHO, M. V. A. M. de; DORNELAS, T. da Silva. GEOIDEA - Geotecnologia como instrumento da inclusão digital e educação ambiental. In: XIV SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SENSORIAMENTO REMOTO (SBSR), Natal. Anais... São José dos Campos: INPE, 2009. Artigos, p. 2397-2404.
FLORENZANO, T. G. Geotecnologias na Geografia Aplicada: difusão e acesso. Revista do Departamento de Geografia, n. 17, p. 24-29, 2005.
FRANCISCO, C. N; OLIVEIRA, C. A. V. Inclusão digital e os Sistemas de Informações Geográficas aplicados ao ensino básico. In: ENCONTRO DE PRíTICA DE ENSINO DA GEOGRAFIA, 9, Niterói, Anais... Niterói: UFF, 2007, 15 p.
LOBíO, J. S. B.; CHAVES, J. M. Geotecnologias na aprendizagem da geografia: alternativas para a inclusão digital. Geografias, n. 1, p. 35-40, 2008.
PAIVA F. V.; DI MAIO, A. C. Validação do uso do Atlas Digital de Ecossistemas da América do Sul e Antarctica no Ensino Médio. In: XIII SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SENSORIAMENTO REMOTO (SBSR), Florianópolis. Anais... São José dos Campos: INPE, 2007, p. 1551-1558.
PEREIRA, T. O sensoriamento remoto como recurso didático no ensino fundamental. 2007. 120 p. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia. 2007.
SAUSEN, T. M.; RUDDORFF, B.T.; íVILA, J.; SIMI FILHO, R.; ALMEIDA, W. R. C.; ROSA, V. G. C.; GODOI FILHO, J. Projeto EducaSere III - A carta imagem de São José dos Campos. Boletim de Geografia, ano 19, n. 2, p. 61-69, 2001.
SAUSEN, T. M.; RUDDORFF, B.T.; íVILA, J.; SIMI FILHO, R.; ALMEIDA, W. R. C.; ROSA, V. G. C.; GODOI FILHO, J. Projeto EducaSere III - A carta imagem de São José dos Campos. Boletim de Geografia, ano 19, n. 2, p. 61-69, 2001.
SAUSEN, T.M; COSTA, S. M. F.; DI MAIO, A. C. Projeto Educa Sere IIII- Atlas de ecossistemas da América do Sul e Antártica através de imagens de satélites. In: XII SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SENSORIAMENTO REMOTO (SBSR), 12, 2005, Goiânia. Anais... São José dos Campos: INPE, 2005. Artigos, p. 1345-1352.
SAUSEN, T. M; COSTA, S. M. F.; DI MAIO, A. C.; BARBOSA, F.V. Educa SeRe II Project Ecosystems Atlas of South America and Antarctica Through Satellite Images. In: INTERNATIONAL ARCHIVES OF THE PHOTOGRAMMETRY, REMOTE SENSING AND SPATIAL INFORMATION SCIENCE, v. XXXXVI, Part 6, TS 13. Proceedings"¦ Tokyo: ISPRS, 2006. p 248-253.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que submeterem seus manuscritos para a Geotemas declaram que o trabalho trata-se de artigo original, não tendo sido submetido para publicação, na íntegra ou em parte, em outro periódico científico nacional ou internacional ou em outro veículo de circulação. Os autores declaram também que concordam com a transferência dos direitos autorais do referido artigo para a revista Geotemas (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte), permitindo publicações posteriores, desde que seja assegurada a fonte de sua publicação. Assumem, por fim, a responsabilidade pública pelo artigo, estando cientes de que poderão incidir sobre os mesmos os eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do trabalho.