PROPOSTAS DE AULA DE CAMPO E ESTUDO DO MEIO NO COMPLEXO XINGÓ

Autores

  • Maria Adailza Martins de Albuquerque Universidade Federal da Paraí­ba (UFPB)
  • Maria Deusia Lima Angelo Universidade Federal da Paraí­ba (UFPB)
  • Angélica Mara de Lima Dias Universidade Federal da Paraí­ba (UFPB)

Palavras-chave:

Hidrelétrica, Estudo do Meio, Aula de campo

Resumo

A visita a uma hidrelétrica pode ser uma possibilidade de alunos e professores construí­rem uma série de conceitos de diversas áreas do conhecimento. Partindo dessa ideia, participamos de uma saí­da a campo a hidrelétrica de Xingó, visando a atividade deencerramento da disciplina Produção do espaço urbano, ofertada pelo Programa de Pós-graduação em Geografia, da Universidade Federal da Paraí­ba - UFPB. Nesse sentido, o objetivo central neste texto é apresentar duas metodologias de ensino que visam saí­das da escola: o estudo do meio e a aula de campo. Esta experiência nos possibilitou um debate metodológico que discute a relação entre a produção de energia e o desenvolvimento urbano a partir do estudo do meio e, propostas temáticas de aulas de campo discutindo conteúdos presentes nos PCN de Geografia do ensino fundamental II. Desta forma, esta discussão se destina aos professores do ní­vel educacional supracitado. A escrita inicial deste trabalho se deu no calor da viagem, ou seja, durante a experiência vivenciada no campo. No entanto, ao retornar da viagem com os dados levantados in loco, nas visitas técnicas e conversas informais com trabalhadores e com a população ribeirinha, discutimos e sistematizamos nossas ideias, e assim, iniciamos a elaboração das propostas aqui apresentadas. Acreditamos que essas são duas ferramentas metodológicas significativas entre outras que oferecem possibilidades e contribuições na perspectiva de aproximar o conteúdo de ensino à realidade cotidiana dos alunos e, assim, estimular a produção de conhecimento escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALBUQUERQUE. M.A.M. Século de prática de ensino de geografia: permanências e mudanças. In. REGO. N. et al. (Org.). Geografia: práticas pedagógicas para o ensino médio. Porto Alegre: Penso, 2011.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais – História e Geografia. Secretaria de Educação Fundamental. 2 ed. Rio de Janeiro: 2000.

CARDOSO. C. A. A. Os passeios e as excursões escolares nos manuais didáticos. In. Cardoso, C.A.A.; KULESZA, W. A. A escola e a igreja nas ruas da cidade. João Pessoa: Editora da UFPB, 2010.

GOETTEMS, A. A. Problemas Ambientais Urbanos: desafios e possibilidades para a Escola Pública. Dissertação (Mestrado em Geografia Humana). São Paulo: Universidade de São Paulo – USP, 2006.

LLARENA, M. A. A. O estudo do meio como uma alternativa metodológica para abordagem de problemas ambientais urbanos na educação básica. Dissertação (mestrado em Geografia). João Pessoa: Universidade Federal da Paraí­ba, 2009.

LUTFI, E. P.; BORGES, M. I. P. De cidades e de noites: lí­ngua materna em projeto interdisciplinar. São Paulo: LAPECH/AGB, s/d.

OLIVEIRA, C. D. M. de; ASSIS, R. J. S. de. Travessias da aula em campo na geografia escolar: a necessidade convertida para além da fábula. In. Revista Educação e Pesquisa. vol.35, nº1, São Paulo Jan./Abr. 2009.

PONTUSCHKA, N. N. O "estudo do meio" como trabalho integrador das práticas de ensino. In. Boletim Paulista de Geografia, nº 70, São Paulo: AGB, 2º Sem., 1991.

PONTUSCHKA, N. N. Ousadia no diálogo – interdisciplinaridade na escola pública. São Paulo: Loyola, 1993.

PONTUSCHKA, N. N. (Org.) Um projeto... tantas visões: educação ambiental na escola pública. São Paulo: LAPECH/AGB, 1996.

SEABRA, M. F. G. Excursões geográficas nos arredores da cidade de São Paulo: processo de urbanização. In. Borrador, nº 3. AGB – São Paulo, 2002.

VENTURI, M. A. Redação do trabalho de campo. In. VENTURI, Luiz Bittar. (ORG.). Geografia: práticas de campo, laboratórios e sala de aula. São Paulo: Editora Sarandi, 2001.

Downloads

Publicado

30-06-2012

Como Citar

ALBUQUERQUE , M. A. M. de .; ANGELO , M. D. L. .; DIAS , A. M. de L. . PROPOSTAS DE AULA DE CAMPO E ESTUDO DO MEIO NO COMPLEXO XINGÓ . Revista Geotemas, Pau dos Ferros, v. 2, n. 1, 2012. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/article/view/335. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos