PROPOSTAS DE AULA DE CAMPO E ESTUDO DO MEIO NO COMPLEXO XINGÓ
Keywords:
Hidrelétrica, Estudo do Meio, Aula de campoAbstract
A visita a uma hidrelétrica pode ser uma possibilidade de alunos e professores construírem uma série de conceitos de diversas áreas do conhecimento. Partindo dessa ideia, participamos de uma saída a campo a hidrelétrica de Xingó, visando a atividade deencerramento da disciplina Produção do espaço urbano, ofertada pelo Programa de Pós-graduação em Geografia, da Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Nesse sentido, o objetivo central neste texto é apresentar duas metodologias de ensino que visam saídas da escola: o estudo do meio e a aula de campo. Esta experiência nos possibilitou um debate metodológico que discute a relação entre a produção de energia e o desenvolvimento urbano a partir do estudo do meio e, propostas temáticas de aulas de campo discutindo conteúdos presentes nos PCN de Geografia do ensino fundamental II. Desta forma, esta discussão se destina aos professores do nível educacional supracitado. A escrita inicial deste trabalho se deu no calor da viagem, ou seja, durante a experiência vivenciada no campo. No entanto, ao retornar da viagem com os dados levantados in loco, nas visitas técnicas e conversas informais com trabalhadores e com a população ribeirinha, discutimos e sistematizamos nossas ideias, e assim, iniciamos a elaboração das propostas aqui apresentadas. Acreditamos que essas são duas ferramentas metodológicas significativas entre outras que oferecem possibilidades e contribuições na perspectiva de aproximar o conteúdo de ensino à realidade cotidiana dos alunos e, assim, estimular a produção de conhecimento escolar.
Downloads
References
ALBUQUERQUE. M.A.M. Século de prática de ensino de geografia: permanências e mudanças. In. REGO. N. et al. (Org.). Geografia: práticas pedagógicas para o ensino médio. Porto Alegre: Penso, 2011.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais – História e Geografia. Secretaria de Educação Fundamental. 2 ed. Rio de Janeiro: 2000.
CARDOSO. C. A. A. Os passeios e as excursões escolares nos manuais didáticos. In. Cardoso, C.A.A.; KULESZA, W. A. A escola e a igreja nas ruas da cidade. João Pessoa: Editora da UFPB, 2010.
GOETTEMS, A. A. Problemas Ambientais Urbanos: desafios e possibilidades para a Escola Pública. Dissertação (Mestrado em Geografia Humana). São Paulo: Universidade de São Paulo – USP, 2006.
LLARENA, M. A. A. O estudo do meio como uma alternativa metodológica para abordagem de problemas ambientais urbanos na educação básica. Dissertação (mestrado em Geografia). João Pessoa: Universidade Federal da Paraíba, 2009.
LUTFI, E. P.; BORGES, M. I. P. De cidades e de noites: língua materna em projeto interdisciplinar. São Paulo: LAPECH/AGB, s/d.
OLIVEIRA, C. D. M. de; ASSIS, R. J. S. de. Travessias da aula em campo na geografia escolar: a necessidade convertida para além da fábula. In. Revista Educação e Pesquisa. vol.35, nº1, São Paulo Jan./Abr. 2009.
PONTUSCHKA, N. N. O "estudo do meio" como trabalho integrador das práticas de ensino. In. Boletim Paulista de Geografia, nº 70, São Paulo: AGB, 2º Sem., 1991.
PONTUSCHKA, N. N. Ousadia no diálogo – interdisciplinaridade na escola pública. São Paulo: Loyola, 1993.
PONTUSCHKA, N. N. (Org.) Um projeto... tantas visões: educação ambiental na escola pública. São Paulo: LAPECH/AGB, 1996.
SEABRA, M. F. G. Excursões geográficas nos arredores da cidade de São Paulo: processo de urbanização. In. Borrador, nº 3. AGB – São Paulo, 2002.
VENTURI, M. A. Redação do trabalho de campo. In. VENTURI, Luiz Bittar. (ORG.). Geografia: práticas de campo, laboratórios e sala de aula. São Paulo: Editora Sarandi, 2001.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who submit their manuscripts to Geotemas declare that the work is an original article and has not been submitted for publication, in full or in part, in another national or international scientific journal or in another circulation vehicle. The authors also declare that they agree with the transfer of the copyright of the referred article to the magazine Geotemas (University of the State of Rio Grande do Norte), allowing for later publications, as long as the source of its publication is assured. Finally, they assume public responsibility for the article, being aware that any charges arising from a claim by third parties regarding the authorship of the work may apply to them.