O PROCESSO DE FORMAÇÃO E EXPANSÃO DO BAIRRO EDILTON FERNANDES- MARCELINO VIEIRA-RN

Autores

  • Adriana da Silva Dias Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
  • Cí­cero Nilton Moreira da Silva Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Palavras-chave:

Espaço-urbano, Bairro, Expansão, Loteamento

Resumo

O referido trabalho objetiva a realização de um estudo acerca do processo de formação do bairro Edilton Fernandes, municí­pio de Marcelino Vieira-RN, enfatizando quais os elementos responsáveis por essa crescente expansão, atuando na formação e transformação do espaço urbano: os agentes produtores do espaço (os proprietários dos meios de produção, os proprietários fundiários, promotores imobiliários, os grupos sociais excluí­dos e o Estado). Para tanto é feita uma caracterização histórica no tocante í s polí­ticas públicas de habitação no Brasil, visto que essa contextualização torna-se necessária, uma vez que o bairro surge como intervenção do Programa habitacional da casa própria desenvolvida pelo Governo Federal (Conjuntos Populares). O referencial base para a realização deste estudo se deu sob suporte de autores que abordam a questão do urbano e seus múltiplos processos de formação e transformação, enfatizamos Souza (2008), Gomes (2000), Correa (2000, 2007), Santos (2005, 1998), Carlos (2005, 2011), dentre outros. Considerando que a ação dos agentes se dá de forma a reorganizar o espaço urbano a partir da incorporação de novas áreas, Corrêa (2000), o bairro vem a se consolidar como resultante desses processos e caracterizando-se como uma área em crescente expansão, tanto em relação à ação contí­nua do Estado, a partir da implantação de programas habitacionais, quanto em relação ao uso e ocupação do solo por iniciativa dos proprietários fundiários, na comercialização de residências por intermédio de financiamentos. Esse processo de expansão se dá também em virtude da atratividade da localidade, assim como pelos valores acessí­veis imbuí­dos no móvel da localidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARRUDA, I. Estatuto da cidade: uma conquista histórica. 2ª. Ed. Brasí­lia, 2002.

BRASIL. J. R. P. Segregação residencial na cidade de Itaú-RN: o Caso do Bairro da Felicidade, 2010.

Caixa-Programa Minha Casa, Minha Vida. Disponí­vel em: <http://www1.caixa.gov.br/popup/Home/popup_home_9.asp>. Acesso em: 20 fev. de 2012.

Caixa Econômica Federal. Habitação Popular. Disponí­vel em: <http://www.caixa.gov.br/habitacao/operacoes_coletivas/index.asp>. Acesso em: 12 ago. 2012.

CARLOS, A. F. A. A cidade. 8. ed. – São Paulo: Contexto, 2005.

CARLOS, A. F. A. Da "organização" í "produção" do espaço no movimento do pensamento geográfico. In: CARLOS, A. F. A.; SOUZA, M. L.; SPOSITO, M. E. B. (orgs). A produção do espaço urbano: agentes e processos, escalas e desafios. São Paulo: Contexto, 2011. p. 53 a 53.

CORREA, R. L. Região e organização espacial. -8. ed. São Paulo: ítica, 2007.

CORREA, R. L. O espaço urbano. 4ªed. São Paulo: ítica, 2000.

CORREA, R. L. Sobre agentes sociais, escala e produção do espaço: um texto para discussão. In: CARLOS, A. F. A.; SOUZA, M. L.; SPOSITO, M. E. B. (orgs). A produção do espaço urbano: agentes e processos, escalas e desafios. São Paulo: Contexto, 2011. p. 41-51.

FERREIRA, A. R.. Programas de combate ao déficit habitacional brasileiro. Rio Grande do Sul. 2009.

GOMES, P. C. da C.. A condição urbana. Rio de Janeiro: 2002

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATíSTICA–IBGE, Cidades@. Disponí­vel em: <http://www.ibge.gov.br/cidadesat/painel/painel.php?codmun=240730>. Acesso em: 21 ago. 2012.

NETO, A. S. História dos municí­pios-Volume III.2007. SANTOS, M.. Metamorfose do espaço habitado. São Paulo: Hucitec, 1998.

NETO, A. S. Da totalidade ao lugar- São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2005.

SERPA, A. Lugar e centralidade em um contexto metropolitano In: CARLOS, A. F. A.; SOUZA, M. L.; SPOSITO, M. E. B. (orgs). A produção do espaço urbano: agentes e processos, escalas e desafios. São Paulo: Contexto, 2011. p. 97 a 108.

SOUZA, M. L. de. ABC do desenvolvimento urbano. 4º ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2008.

SPOSITO, M. E. B.. A produção do espaço urbano: escalas, diferenças e desigualdades socioespaciais. In: CARLOS, A. F. A; SOUZA, M. L.; SPOSITO, M. E. B. (orgs). A produção do espaço urbano: agentes e processos, escalas e desafios. São Paulo: Contexto, 2011. p. 123 a 145.

WIKIPÉDIA. Disponí­vel em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Marcelino_Vieira>. Acesso em: 20 ago. 2012.

Downloads

Publicado

31-12-2012

Como Citar

DIAS, A. da S. .; SILVA, C. N. M. da . O PROCESSO DE FORMAÇÃO E EXPANSÃO DO BAIRRO EDILTON FERNANDES- MARCELINO VIEIRA-RN. Revista Geotemas, Pau dos Ferros, v. 2, n. 2, p. 01–16, 2012. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/article/view/396. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos