COMÉRCIO INFORMAL, POLÍTICAS PÚBLICAS E TERRITÓRIO URBANO MOSSOROENSE

Autores

Palavras-chave:

Mossoró, Comércio Informal, Polí­ticas Públicas, Território Urbano

Resumo

Consiste num estudo de cunho teórico e empí­rico que objetiva analisar a relação conflituosa entre o Estado e os comerciantes informais – os camelôs – na cidade de Mossoró (Rio Grande do Norte), tomando por base a discussão do conceito de território, enquanto espaço apropriado a partir de relações de poder, e a relação entre as polí­ticas públicas e sua contribuição para a configuração do território. Constata que a atividade comercial informal tem se apropriado dos espaços públicos do centro urbano em tela, contrapondo-se a leis e normas urbaní­sticas vigentes. Essa apropriação ilegal tem sido a força motriz e impulsora dos conflitos ocorridos entre o Estado e os camelôs na urbe mossoroense. Aponta que não é apenas essa dinâmica que alimenta esse impasse Estado x Camelôs, havendo outras forças e jogos de interesses envolvidos nesse processo - que sobrepuja o cumprimento (ou não) das regras urbaní­sticas. Resulta de um estudo desenvolvido por meio da leitura de materiais teórico-conceituais, que abordam a discussão de território e de polí­ticas públicas, bem como documentos oficiais normativos, que se fizeram o aporte teórico para a análise da realidade do território urbano mossoroense, através de pesquisa de campo em seu núcleo urbano (observação da dinâmica citadina).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Moacir Vieira da Silva

Professor da educação básica da Secretaria da Educação e da Cultura do Rio Grande do Norte, Mossoró, Brasil. 

Josélia Carvalho de Araújo, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Professora adjunta IV do Departamento de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Mossoró, Brasil.

Rita de Cássia da Conceição Gomes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Professora titular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte de onde é professora permanente dos Programas de Pósgraduação em Geografia e do Programa de Pós-graduação em Estudos Urbanos e Regionais, Natal, Brasil.

Fábio Ricardo Silva Beserra, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Professor adjunto III do curso de Geografia e professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Mossoró, Brasil. 

Referências

BONETI, L. W. Polí­ticas públicas por dentro. Ijuí­: Editora Unijuí­, 2007.

BRASIL. Lei nº 12.587, de 03 de janeiro de 2012 que institui a polí­tica nacional de mobilidade urbana – PNMU, 2012.

BRASIL. Ministério Público do Rio Grande do Norte. Ação Civil Pública com pedido de concessão de Tutela Antecipada. Mossoró, 15 jan. 2014. p. 1-28. Disponí­vel em: <http://www.mprn.mp.br/controle/file/2014/integra_da_acao_calcadas_Mossoró.pdf>. Acesso em: 15 jul. 2015.

CARLOS, A. F. A. A cidade e a organização do espaço. In: Revista de Geografia da USP. São Paulo: n. 01, p. 105-111, 1982.

CARLOS, A. F. A. A (re)produção do espaço urbano. São Paulo: Edusp, 1994.

CORRÊA, R. L. Trajetórias geográficas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1997.

CORRÊA, R. L. O espaço urbano. 4. ed. São Paulo: ítica, 2000.

COUTO, E. M. J. Redefinições espaciais do comércio em Mossoró-RN. 2011. 222 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Geografia, Centro de Ciências e Tecnologias, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2011.

DUARTE, C. [Sem tí­tulo]. 2015. 1 fotografia. Disponí­vel em: <http://gazetadooeste.com.br/tumulto-e-protesto-marcam-a-retirada-dos-camelos-das-calcadas/>. Acesso em: 13 jul. 2015.

LEFEBVRE, H. A produção do espaço. Tradução do grupo "As (im) possibilidades do urbano na metrópole contemporânea, do Núcleo de Geografia Urbana da UFMG (do original: La production de l"™ espace. 4. ed. Paris: Éditions Anthropos, 2000). Primeira versão: fev/2006.

MOSSORÓ. Secretaria de Desenvolvimento Territorial e Ambiental. Plano Diretor de Mossoró. Mossoró-RN, 2006.

MOSSORÓ. Secretaria de Desenvolvimento Territorial e Ambiental. Códigos de obras, posturas e edificações do municí­pio de Mossoró. Mossoró-RN, 2010.

PINHEIRO, K. L. C. B. Processo de urbanização da cidade de Mossoró: histórico da expansão urbana da cidade de Mossoró desde de 1772 até os dias atuais. Natal: CEFET-RN, 2007.

RAFFESTIN, C. Por uma geografia do poder. São Paulo: ítica, 1993.

ROCHA, A. P. B. Expansão urbana de Mossoró: perí­odo de 1980 a 2004. Natal: UFRN, 2005.

SANTOS, C. [Sem tí­tulo]. 2015. 1 fotografia. Disponí­vel em: <http://blogcarlossantos.com.br/centro-de-mossoro-e-barril-de-polvora-com-revolta-de-camelos/>. Acesso em: 13 jul. 2015.

SANTOS, M. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. 4. ed. São Paulo: Edusp, 2006.

SANTOS, M. O espaço dividido: os dois circuitos da economia urbana dos paí­ses subdesenvolvidos. 2. ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008.

SAQUET, M. A. Abordagens e concepções de território. São Paulo: Edição Popular, 2007.

SOUZA, M. L. Os conceitos fundamentais da pesquisa sócio-espacial. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2013.

SOUZA, M. L. Território da divergência (e da confusão): em torno das imprecisas fronteiras de um conceito fundamental. In: SAQUET, M. A.; SPOSITO, E. S. (Org.). Territórios e territorialidades: teorias, processos e conflitos. São Paulo, Expressão Popular, 2009, p. 57-67.

Downloads

Publicado

29-12-2018

Como Citar

SILVA, M. V. da .; ARAÚJO, J. C. de .; GOMES, R. de C. da C. .; BESERRA, F. R. S. . COMÉRCIO INFORMAL, POLÍTICAS PÚBLICAS E TERRITÓRIO URBANO MOSSOROENSE. Revista Geotemas, Pau dos Ferros, v. 8, n. 3, p. 42–56, 2018. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/article/view/900. Acesso em: 4 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos