A PRODUÇÃO DO ESPAÇO URBANO E O ESPAÇO PÚBLICO: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES
Palavras-chave:
Produção do espaço, Espaço urbano, Espaço públicoResumo
O presente artigo centra-se em uma breve discussão teórica sobre a produção do espaço urbano e o espaço público, no contexto da modernidade. Neste cenário, foram trazidas algumas contribuições referentes à teoria da produção do espaço, destacando a importância do espaço urbano. Além disso, devido à relevância e, ao mesmo tempo, complexidade do papel do espaço público na contemporaneidade, julgamos como salutar a construção de uma discussão a respeito, tendo em vista que o espaço público proporciona valiosos questionamentos relacionados à reprodução do espaço, bem como os processos de usos e apropriações das formas e dos conteúdos espaciais pelos grupos sociais, além dos conflitos que se inter-relacionam cotidianamente. Para o desenvolvimento do trabalho que segue, buscou-se o aparato teórico nas importantes análises desenvolvidas por alguns autores, como Carlos (2007, 2016); Castells (2009); Gomes (2014); Lefebvre (2006, 2008, 2010); Gottdiener (1997) e Serpa (2014). Além dos estudos e análises presentes nas obras citadas, buscou-se acrescentar apreciações que julgamos relevantes, referentes à discussão posta e baseada no referencial teórico utilizado, a fim de se contribuir para os estudos que prezam pela compreensão teórica acerca da produção do espaço urbano, bem como um entendimento sobre a concepção do espaço público, devido à sua complexidade e importância.
Downloads
Referências
ARENDT, H. A condição humana. Tradução de Roberto Raposo. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.
CARLOS, A. F. A. O espaço urbano: novos escritos sobre a cidade. São Paulo: Labur, 2007.
CARLOS, A. F. A.; SOUZA, M. L. de e SPOSITO, M. E. B. A Produção do espaço urbano: agentes e processos, escalas e desafios. São Paulo: Contexto, 2016.
CASTELLS. M. A questão urbana. São Paulo: Paz e Terra, 2009.
GOMES, P. C. A condição urbana: ensaios de geopolítica da cidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2014.
LEFEBVRE, H. A produção do espaço. Trad. Doralice Barros Pereira e Sérgio Martins (do original: La production de l"™espace. Paris: Éditions Anthropos, 2000). Primeira versão: início - fev. 2006
LEFEBVRE, H. A revolução Urbana. Belo Horizonte: UFMG, 2008.
LEFEBVRE, H. O direito í cidade. São Paulo: Centauro, 2010.
GOTTDIENER, M. A Produção Social do Espaço Urbano. São Paulo: Edusp, 1997.
HABERMAS, J. Mudança estrutural da esfera pública: investigações quanto a uma categoria da sociedade burguesa. Tradução de Flávio R. Kothe. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2003.
OLIVEIRA, L. A. de; FERNANDES, A. B. Espaço público, política e ação comunicativa a partir da concepção habermasiana. Revista Estudos Filosóficos, São João Del-rei – MG: DFIME – UFSJ, p.116-130, jun. 2011. ISSN 2177-2967. Disponível em: <http://www.ufsj.edu.br/portal2-repositorio/File/revistaestudosfilosoficos/art8_rev6.pdf>. Acesso em: 10 out. 2019.
OLIVEIRA, M. P. O retorno í cidade e novos territórios de restrição í cidadania. In: Santos, Milton et al. Território, territórios: ensaios sobre o ordenamento territorial. Rio de Janeiro: Lamparina, 2007.
SANTOS, M. O espaço do cidadão. São Paulo: Editora da USP, 2014.
SERPA, A. O espaço público na cidade contemporânea. São Paulo: Contexto, 2014.
SOBARZO, O. A produção do espaço público: da dominação í apropriação. GEOUSP: Espaço e Tempo, São Paulo, n. 19, p. 93 – 111, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que submeterem seus manuscritos para a Geotemas declaram que o trabalho trata-se de artigo original, não tendo sido submetido para publicação, na íntegra ou em parte, em outro periódico científico nacional ou internacional ou em outro veículo de circulação. Os autores declaram também que concordam com a transferência dos direitos autorais do referido artigo para a revista Geotemas (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte), permitindo publicações posteriores, desde que seja assegurada a fonte de sua publicação. Assumem, por fim, a responsabilidade pública pelo artigo, estando cientes de que poderão incidir sobre os mesmos os eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do trabalho.