COOPERATIVISMO E CONVIVÊNCIA COM A SECA O CASO DA COOPAPI NO RN

Autores

  • Antonio Caubí­ Marcolino Torres Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
  • Ronimeire Torres da Silva Universidade Federal Rural do Semi-írido (UFERSA)
  • Maria Rosineide Torres Marcolino Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Palavras-chave:

Cooperativismo, agroecologia, seca

Resumo

Este trabalho tem como objetivo realizar um estudo de caso da experiência da Cooperativa Potiguar de Apicultura e Desenvolvimento Rural Sustentável (COOPAPI), localizada no municí­pio de Apodi, estado do Rio Grande do Norte. O estudo ocorrerá a partir da análise das alternativas de convivência da cooperativa com a seca a fim de promover o desenvolvimento rural sustentável, com geração de trabalho e distribuição de renda para os cooperados. Como metodologia, usou-se os métodos qualitativos e quantitativos. A partir das entrevistas transcritas discorreu-se acerca da história da fundação da cooperativa, além de analisar as ações no campo de alternativas de convivência com a seca. Essas ações desenvolvidas pela cooperativa têm importância no fortalecimento da agricultura familiar, na economia solidária e nos processos de empoderamento das famí­lias, o que vem a contribuir com a geração de oportunidades de trabalho e renda no campo e conseqüentemente a redução do êxodo rural. A dinâmica da autogestão praticada pelos agricultores familiares sócios da COOPAPI tem construí­do processos internos de gestão social com agricultura sustentável se apropriando dos princí­pios de economia solidária em que considera o homem como parte do meio que necessita cuidar do mesmo para ser cuidado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANDRADE, M. C. A Terra e o Homem no Nordeste. São Paulo: Brasiliense, 1963.

CAMPOMAR, M. C. Revista de Administração. Departamento de Administração, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de São Paulo. – v. 26, n. 3, p. 95-97, jul.∕set., 1991– São Paulo: EAD/FEA/USP, 1991.

CASTRO, J. Sete Palmos de Terra e um Caixão: ensaio sobre o Nordeste – uma área explosiva. São Paulo: Editora Brasiliense, 1967.

CASTRO, J. Geografia da Fome. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.

DUARTE, R. Seca, pobreza e polí­ticas públicas no nordeste do brasil. In: POBREZA, desigualdad social y ciudadania, 2000. Disponí­vel em: . Acesso em: 01 mai. 2013

IBGE. Censo agropecuário 1995-96. Brasí­lia: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatí­stica, 1998.

IBGE. Produção agrí­cola municipal: lavoura permanente. Brasí­lia: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatí­stica, 2009.

NETO, W. G. Polí­tica Agrí­cola e Modernização Econômica Brasileira 1960 -1980. São Paulo, 1997.

PTDRS. Plano Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável Sertão do Apodi. Brasí­lia: MDA/SDT, 2010.

VIEIRA, M. M. F. Por uma Boa Pesquisa (Qualitativa) em Administração. In: Marcelo Milano Falcão Vieira; Deborah Moraes Zouain. (Org.). Pesquisa Qualitativa em Administração. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2004, v. 1, p. 13-28.

Downloads

Publicado

30-06-2013

Como Citar

TORRES , A. C. M. .; SILVA, R. T. da .; MARCOLINO, M. R. T. . COOPERATIVISMO E CONVIVÊNCIA COM A SECA O CASO DA COOPAPI NO RN. Revista Geotemas, Pau dos Ferros, v. 3, n. 1, p. 03–13, 2013. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/article/view/453. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos