COOPERATIVISMO E CONVIVÊNCIA COM A SECA O CASO DA COOPAPI NO RN
Palavras-chave:
Cooperativismo, agroecologia, secaResumo
Este trabalho tem como objetivo realizar um estudo de caso da experiência da Cooperativa Potiguar de Apicultura e Desenvolvimento Rural Sustentável (COOPAPI), localizada no município de Apodi, estado do Rio Grande do Norte. O estudo ocorrerá a partir da análise das alternativas de convivência da cooperativa com a seca a fim de promover o desenvolvimento rural sustentável, com geração de trabalho e distribuição de renda para os cooperados. Como metodologia, usou-se os métodos qualitativos e quantitativos. A partir das entrevistas transcritas discorreu-se acerca da história da fundação da cooperativa, além de analisar as ações no campo de alternativas de convivência com a seca. Essas ações desenvolvidas pela cooperativa têm importância no fortalecimento da agricultura familiar, na economia solidária e nos processos de empoderamento das famílias, o que vem a contribuir com a geração de oportunidades de trabalho e renda no campo e conseqüentemente a redução do êxodo rural. A dinâmica da autogestão praticada pelos agricultores familiares sócios da COOPAPI tem construído processos internos de gestão social com agricultura sustentável se apropriando dos princípios de economia solidária em que considera o homem como parte do meio que necessita cuidar do mesmo para ser cuidado.
Downloads
Referências
ANDRADE, M. C. A Terra e o Homem no Nordeste. São Paulo: Brasiliense, 1963.
CAMPOMAR, M. C. Revista de Administração. Departamento de Administração, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de São Paulo. – v. 26, n. 3, p. 95-97, jul.∕set., 1991– São Paulo: EAD/FEA/USP, 1991.
CASTRO, J. Sete Palmos de Terra e um Caixão: ensaio sobre o Nordeste – uma área explosiva. São Paulo: Editora Brasiliense, 1967.
CASTRO, J. Geografia da Fome. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.
DUARTE, R. Seca, pobreza e políticas públicas no nordeste do brasil. In: POBREZA, desigualdad social y ciudadania, 2000. Disponível em: . Acesso em: 01 mai. 2013
IBGE. Censo agropecuário 1995-96. Brasília: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 1998.
IBGE. Produção agrícola municipal: lavoura permanente. Brasília: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 2009.
NETO, W. G. Política Agrícola e Modernização Econômica Brasileira 1960 -1980. São Paulo, 1997.
PTDRS. Plano Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável Sertão do Apodi. Brasília: MDA/SDT, 2010.
VIEIRA, M. M. F. Por uma Boa Pesquisa (Qualitativa) em Administração. In: Marcelo Milano Falcão Vieira; Deborah Moraes Zouain. (Org.). Pesquisa Qualitativa em Administração. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2004, v. 1, p. 13-28.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que submeterem seus manuscritos para a Geotemas declaram que o trabalho trata-se de artigo original, não tendo sido submetido para publicação, na íntegra ou em parte, em outro periódico científico nacional ou internacional ou em outro veículo de circulação. Os autores declaram também que concordam com a transferência dos direitos autorais do referido artigo para a revista Geotemas (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte), permitindo publicações posteriores, desde que seja assegurada a fonte de sua publicação. Assumem, por fim, a responsabilidade pública pelo artigo, estando cientes de que poderão incidir sobre os mesmos os eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do trabalho.