COOPERATIVISMO E CONVIVÊNCIA COM A SECA O CASO DA COOPAPI NO RN
Palabras clave:
Cooperativismo, agroecologia, secaResumen
Este trabalho tem como objetivo realizar um estudo de caso da experiência da Cooperativa Potiguar de Apicultura e Desenvolvimento Rural Sustentável (COOPAPI), localizada no município de Apodi, estado do Rio Grande do Norte. O estudo ocorrerá a partir da análise das alternativas de convivência da cooperativa com a seca a fim de promover o desenvolvimento rural sustentável, com geração de trabalho e distribuição de renda para os cooperados. Como metodologia, usou-se os métodos qualitativos e quantitativos. A partir das entrevistas transcritas discorreu-se acerca da história da fundação da cooperativa, além de analisar as ações no campo de alternativas de convivência com a seca. Essas ações desenvolvidas pela cooperativa têm importância no fortalecimento da agricultura familiar, na economia solidária e nos processos de empoderamento das famílias, o que vem a contribuir com a geração de oportunidades de trabalho e renda no campo e conseqüentemente a redução do êxodo rural. A dinâmica da autogestão praticada pelos agricultores familiares sócios da COOPAPI tem construído processos internos de gestão social com agricultura sustentável se apropriando dos princípios de economia solidária em que considera o homem como parte do meio que necessita cuidar do mesmo para ser cuidado.
Descargas
Citas
ANDRADE, M. C. A Terra e o Homem no Nordeste. São Paulo: Brasiliense, 1963.
CAMPOMAR, M. C. Revista de Administração. Departamento de Administração, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de São Paulo. – v. 26, n. 3, p. 95-97, jul.∕set., 1991– São Paulo: EAD/FEA/USP, 1991.
CASTRO, J. Sete Palmos de Terra e um Caixão: ensaio sobre o Nordeste – uma área explosiva. São Paulo: Editora Brasiliense, 1967.
CASTRO, J. Geografia da Fome. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.
DUARTE, R. Seca, pobreza e políticas públicas no nordeste do brasil. In: POBREZA, desigualdad social y ciudadania, 2000. Disponível em: . Acesso em: 01 mai. 2013
IBGE. Censo agropecuário 1995-96. Brasília: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 1998.
IBGE. Produção agrícola municipal: lavoura permanente. Brasília: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 2009.
NETO, W. G. Política Agrícola e Modernização Econômica Brasileira 1960 -1980. São Paulo, 1997.
PTDRS. Plano Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável Sertão do Apodi. Brasília: MDA/SDT, 2010.
VIEIRA, M. M. F. Por uma Boa Pesquisa (Qualitativa) em Administração. In: Marcelo Milano Falcão Vieira; Deborah Moraes Zouain. (Org.). Pesquisa Qualitativa em Administração. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2004, v. 1, p. 13-28.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que envían sus manuscritos a Geotemas declaran que el trabajo es un artículo original y no ha sido enviado para su publicación, total o parcial, en otra revista científica nacional o internacional o en otro vehículo de circulación. Los autores también declaran que están de acuerdo con la transferencia de los derechos de autor del artículo referido a la revista Geotemas (Universidad del Estado de Rio Grande do Norte), permitiendo publicaciones posteriores, siempre y cuando la fuente de su publicación esté asegurada. Finalmente, asumen la responsabilidad pública del artículo, conscientes de que cualquier cargo que surja de un reclamo de terceros con respecto a la autoría del trabajo puede aplicarse a ellos.