SOCIEDADE DE CONSUMO E O DESCARTE DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS: REFLEXÕES A PARTIR DE UM ESTUDO DE CASO EM PAU DOS FERROS/RN
Palavras-chave:
Consumo. Consumismo. Resíduos Sólidos.Resumo
O trabalho aborda a problemática dos resíduos sólidos urbanos na cidade de Pau dos Ferros/RN, revela aspectos espaciais, sociais e ambientais. Permite reflexões importantes diante do grave problema ambiental agravado pelo tipo de sociedade que promove e encoraja um estilo de vida consumista. Trata-se de uma cidade que tem sido observada em crescimento, tanto populacional e do seu espaço urbano, quanto de influência, na medida em que abrange e mobiliza uma população advinda de diversas cidades circunvizinhas. Ao mesmo tempo em que cresce, incorpora problemáticas vivenciadas por cidades grandes, como a grande produção de resíduos sólidos e seu desfecho inadequado. Tal realidade interfere nas condições do meio ambiente e na qualidade de vida da população. Trata-se de um estudo de caso que requereu pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Os resultados evidenciaram que a destinação inadequada de resíduos constitui um grande desafio para os países em desenvolvimento, bem como para os gestores municipais que precisam incrementar meios, assumir atitudes que acarretem sensibilização por parte da população a fim de extinguir esta problemática. Os desafios são enormes e as ações desenvolvidas estão longe do ideal, para o meio ambiente e para a população; muitas ainda se encontram no nível do discurso.
Downloads
Referências
ABRELPE. Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil 2013. Disponível em: <http://abrelpe.org.br/Panorama/panorama2013.pdf>. Acesso em: 08 Jul. 2015.
ASSOCIAÇíO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. (ABNT, 2004): Resíduos sólidos – classificação. Disponível em: <http://www.abnt.org.br/imagens/notatecnicaconsolidadofinal.pdf>. Acesso em 24 Jul. 2013.
BARBOSA, L. Sociedade de Consumo – Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2004.
BAUDRILLARD, J. A sociedade de consumo. Lisboa: Edições 70, 2005.
BAUMAN, Z. Vida para consumo: a transformação das pessoas em mercadoria. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.
DIAS, J. A.; MORAES FILHO, A. M. Os resíduos sólidos e a responsabilidade ambiental pós-consumo. 2. ed. rev. atual. [s.l.], 2008. 98 p. Disponível em: <http://www.prsp.mpf.gov.br/prmmarilia/sala-de-imprensa/livro_pos_consumo_2ed.pdf>. Acesso em: 07 jul. 2015.
FERNANDES, A. C. de. Q. A questão dos resíduos sólidos em Pau dos Ferros/RN: aspectos espaciais, impasses e controvérsias. Pau dos Ferros: UERN. Monografia, 2014.
GIACOMINI F. G. Meio Ambiente e consumismo. Editora SENAC- São Paulo-SP. 2008.
GIL, A. C. Como Elaborar Projetos de Pesquisas. 4ª ed. São Paulo: Atlas, 2007.
GONÇALVES, P. A Reciclagem Integradora dos Aspectos Ambientais, Sociais e Econômicos. Rio de Janeiro: DP&A: Fase, 2003.
GRIPPI, S. Lixo Reciclagem e Sua História: Guia para as prefeituras brasileiras. 2ª ed. - Rio de Janeiro: Interciência, 2006.
IBGE - INSTITUTUO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATISTICA. Canais cidades@: Rio Grande do Norte, Pau dos Ferros. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/cidadesat/topwindow.htm1>. Acesso em: 18 Jul. 2013.
LEITE, P. R. Logística reversa na atualidade. In: JARDIM, A; YOSHIDA, C; FILHO, J. V. M. Política Nacional, Gestão e Gerenciamento de Resíduos Sólidos. 1ª ed. – São Paulo: Manole, 2012.
MARX, K. 1859. INTRODUÇíO À CONTRIBUIÇíO PARA A CRíTICA DA ECONOMIA POLíTICA- Produção, Consumo, Distribuição, Troca (Circulação). Disponível em: <https://www.marxists.org/portugues/marx/1859/contcriteconpoli/introducao.htm>. Acesso em: 05 Set. 2013
MILARÉ, E; MILARÉ, L. T; FRANCO, R. M. B. A responsabilidade por ações desconformes í Política Nacional de Resíduos Sólidos. In: JARDIM, A;
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE - Catadores de Materiais Recicláveis. Disponível em <https://www.mma.gov.br/.../catadores-de-materiais-recicl%C3%A1veis>. Acesso em: 28 Dez. 2013.
PNRS – POLíTICA NACIONAL DE RESíDUOS SÓLIDOS- Ministério do Meio Ambiente. Disponível em: <https://www.mma.gov.br/pol%C3%ADtica-de-res%C3%ADduos-s%C3%B3lidos>. Acesso em: 20 jul. 2013.
RIBEIRO, D. V. ; MORELLI, M. R. Resíduos sólidos: problema ou oportunidade? Rio de Janeiro: Interciência, 2009.
SANTOS, T. L. F. COLETORES DE LIXO: A Ambiguidade do Trabalho na Rua. Mestrado em psicologia social, 199. Disponível em: Coletores de Lixo - CPLP. Acesso em: 08 de Jan. 2014.
SILVA F. C. R. V. Os serviços de limpeza urbana e a PNRS. In: JARDIM, A; YOSHIDA, C; FILHO, J. V. M. Política Nacional, Gestão e Gerenciamento de Resíduos Sólidos. 1ª ed. – São Paulo: Manole, 2012.
SPOSITO, M. E. B. CAPITALISMO E URBANIZAÇíO. 14. Ed. – São Paulo: Contexto, 2004.
TRIGUEIRO, A. Volume de lixo cresce em proporções maiores que a população brasileira. O Globo. Disponível em: <http://g1.globo.com/jornal-da-globo/noticia/2013/05/volume-de-lixo-cresce-em-proporcao-maior-que-populacao-brasileira.html>. Acesso em: 12 Jul. 2015.
VERGARA, S. C. Métodos de Coleta de Dados no Campo. Editora Atlas - São Paulo-SP. 2009.
YOSHIDA, C; FILHO, J. V. M. Política Nacional, Gestão e Gerenciamento de Resíduos Sólidos. 1ª ed. – São Paulo: Manole, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que submeterem seus manuscritos para a Geotemas declaram que o trabalho trata-se de artigo original, não tendo sido submetido para publicação, na íntegra ou em parte, em outro periódico científico nacional ou internacional ou em outro veículo de circulação. Os autores declaram também que concordam com a transferência dos direitos autorais do referido artigo para a revista Geotemas (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte), permitindo publicações posteriores, desde que seja assegurada a fonte de sua publicação. Assumem, por fim, a responsabilidade pública pelo artigo, estando cientes de que poderão incidir sobre os mesmos os eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do trabalho.