O ENSINO-AVALIAÇÃO POR COMPETÊNCIAS: A GEOGRAFIA CONSTRUÍDA E DISPONIBILIZADA NO BANCO ESTADUAL DE ITENS E QUESTÕES DO CEARÁ

Autores

Palavras-chave:

Geografia, Currí­culo, Avaliação

Resumo

O artigo destaca o processo de ensino e aprendizagem subsidiado por questões construí­das, disponibilizadas e aprovadas no repositório digital do Banco Estadual de Itens e Questões - Beiq. Esse repositório permite inserção, elaboração e consulta de questões a serem aplicadas na avaliação discente. A metodologia consistiu, inicialmente, em classificar por competências, conteúdo e sub-conteúdos da matriz curricular cearense elencando os principais temas geográficos. Na sequência, tomou-se como parâmetro de análise a Geografia que compõe o Beiq, fazendo um paralelo com as orientações da matriz curricular cearense. Pautado nas análises, seja da matriz curricular, seja do Beiq, o processo do ensino-avaliação refletiu o cenário formativo do currí­culo prescrito e do currí­culo real considerando o ensino de Geografia do Estado do Ceará. A partir desse estudo, também verificou-se que os repositórios temáticos do Beiq podem ser ferramentas pedagógicas importantes para professores e alunos em suas escolas, possibilitando agilidade nas avaliações internas e proporcionando a produção de conteúdo didático docente nas diferentes áreas de conhecimento.

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Biografia do Autor

Rosilene Aires, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Mestre em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professora da rede estadual de ensino do Ceará (SEDUCCE), Fortaleza (CE), Brasil. 

Kenia Edjane Beserra de Oliveira, Universidade do Minho (Portugal)

Doutora em Educação pela Universidade do Minho (Portugal). Professora da rede estadual de ensino do Ceará (SEDUCCE), Fortaleza (CE), Brasil.

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Publicado

30-04-2019

Como Citar

AIRES, R. .; OLIVEIRA, K. E. B. de . O ENSINO-AVALIAÇÃO POR COMPETÊNCIAS: A GEOGRAFIA CONSTRUÍDA E DISPONIBILIZADA NO BANCO ESTADUAL DE ITENS E QUESTÕES DO CEARÁ. Revista Geotemas, Pau dos Ferros, v. 9, n. 1, p. 28–48, 2019. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/article/view/908. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos