O ENSINO-AVALIAÇÃO POR COMPETÊNCIAS: A GEOGRAFIA CONSTRUÍDA E DISPONIBILIZADA NO BANCO ESTADUAL DE ITENS E QUESTÕES DO CEARÁ
Palavras-chave:
Geografia, Currículo, AvaliaçãoResumo
O artigo destaca o processo de ensino e aprendizagem subsidiado por questões construídas, disponibilizadas e aprovadas no repositório digital do Banco Estadual de Itens e Questões - Beiq. Esse repositório permite inserção, elaboração e consulta de questões a serem aplicadas na avaliação discente. A metodologia consistiu, inicialmente, em classificar por competências, conteúdo e sub-conteúdos da matriz curricular cearense elencando os principais temas geográficos. Na sequência, tomou-se como parâmetro de análise a Geografia que compõe o Beiq, fazendo um paralelo com as orientações da matriz curricular cearense. Pautado nas análises, seja da matriz curricular, seja do Beiq, o processo do ensino-avaliação refletiu o cenário formativo do currículo prescrito e do currículo real considerando o ensino de Geografia do Estado do Ceará. A partir desse estudo, também verificou-se que os repositórios temáticos do Beiq podem ser ferramentas pedagógicas importantes para professores e alunos em suas escolas, possibilitando agilidade nas avaliações internas e proporcionando a produção de conteúdo didático docente nas diferentes áreas de conhecimento.
Downloads
Referências
ANDRADE, C. M. de S. COSTELLA, R. Z. O ensino por competência: o motor das reformas educacionais. In: CASTROGIOVANNI, A. C.; TONINI, I. M.; KAERCHER, N. A.; COSTELLA, R. Z. (orgs.). Movimentos para ensinar geografia – oscilações. Porto Alegre: Editora Letra1, 2016, p.105 - 115.
ARAÚJO, C. M. M. RABELO, M. L. Avaliação educacional: abordagem por competências. Avaliação Campinas. Sorocaba, v. 20. n. 2 p. 443-466, jul. 2015.
BONAMINO, A. SOUSA, S. Z. Três gerações de avaliação da educação básica no Brasil: interfaces com o currículo na/da escola. Educação e Pesquisa. São Paulo, v. 38, n. 2, abr-jun., p. 373-388, 2012.
BOTELHO, J. M. L. A geografia no ensino médio: o desafio da formação de competências e habilidades para o trabalho. Geografia, Ensino & Pesquisa. Santa Maria, vol. 21 , n.3, set-dez. 2017, p. 75-86.
CAVALCANTI, L. S. Geografia Escolar e a cidade: Ensaios sobre o ensino de Geografia para a vida urbana cotidiana. 3. Ed. São Paulo: Papirus, 2008.
CRUZ, I. S. F. A educação geográfica e a formação cidadã: uma análise dos currículos estaduais de Ensino médio. In: MOREIRA, A. F. AGUIAR, M. A. da S. VIANA, I. C. Colóquio sobre questões curriculares: Currículo, tecnologias, conhecimento escolar, gestão da escola e história social das disciplinas, 13. Anais... Recife: ANPAE, 2016, p. 367-375.
FORTE, M.; SOUZA, W. L.; PRADO, A. F. do. Um servidor para a classificação e filtragem de conteúdo na Internet. (sd|) Disponível em: <http://ce-resd.facom.ufms.br/sbrc/2005/014.pdf>. Acesso: 10 mai.2018.
FREIRE, Z. B. MELO, J. A. B. SARAIVA, L. A. P. Currículo, do prescrito ao real: a flexibilização curricular a partir do cotidiano dos educandos. Geografia, Ensino & Pesquisa. Santa Maria, Vol. 21, n.1, jan-abr., 2017, p. 113-122.
INSTITUTO BRASILEIRO DE INFORMAÇíO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA (IBICT). Sobre os Repositórios Digitais. Versão 2018. Disponível em: <http://www.ibict.br/informacao-para-ciencia-tecnologia-e-inovacao%20/repositorios-digitais>. Acesso: 10 mai. 2018.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS (INEP). Guia de elaboração e revisão de itens. Brasília: Ministério da Educação- MEC, 2010.
LUCKESI, C. P. Avaliação da Aprendizagem escolar: estudos e proposições. 19 Edição. São Paulo: Cortez, 2008, 180p.
LUCKESI, C. P. Avaliação da aprendizagem escolar. São Paulo: Cortez, 2000.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇíO (MEC). Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília: MEC, p. 29-35, 1997. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/cienciah.pdf>. Acesso em: 10 mai. 2018.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇíO (MEC). Orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências humanas e suas tecnologias. Brasília: MEC, p. 55-68, 2002.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇíO (MEC). Orientações curriculares para o Ensino Médio: Ciências Humanas e suas Tecnologias. Brasília: MEC, v.03, p. 43-62, 2006.
MOREIRA, A. F. B. Multiculturalismo, currículo e formação de professores. In: MOREIRA, A. F. B. (Org.) Currículo e práticas. Campinas: Papirus, p.82-91.
OLIVEIRA, K. E. B. Ensino Médio Inovador: Um estudo sobre a contribuição do ProEMI (Programa Para Inovação no Ensino Médio) nos indicadores de qualidade das escolas do Ceará, Brasil. (Tese de Doutorado). Braga: Universidade do Minho, 2016.
PERRENOUD, P. Avaliação: da excelência í regulação das aprendizagens, entre duas lógicas. Porto Alegre: Artmed, 1999.
PERRENOUD, P. Pedagogia diferenciada: das intenções í ação. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000, p. 53- 98.
ROLDíO, M. FERRO, N. O que é avaliar? Reconstrução de práticas e concepções de avaliação. Revista Estudos de Avaliação e Educação. São Paulo, v. 26, n. 63, pp. 570-594, set./dez.2015.
SECRETARIA DA EDUCAÇíO DO CEARí (SEDUCCE). Metodologia de apoio: áreas de ciências humanas e suas tecnologias (Geografia 3º ano). Fortaleza: SEDUCCE, 2008, p. 32-49.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que submeterem seus manuscritos para a Geotemas declaram que o trabalho trata-se de artigo original, não tendo sido submetido para publicação, na íntegra ou em parte, em outro periódico científico nacional ou internacional ou em outro veículo de circulação. Os autores declaram também que concordam com a transferência dos direitos autorais do referido artigo para a revista Geotemas (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte), permitindo publicações posteriores, desde que seja assegurada a fonte de sua publicação. Assumem, por fim, a responsabilidade pública pelo artigo, estando cientes de que poderão incidir sobre os mesmos os eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do trabalho.