ECONOMIA SOLIDÁRIA EM PORTALEGRE - RN: AS EXPERIÊNCIAS DO PROGRAMA DE APOIO AO PEQUENO PRODUTOR RURAL - PAPP E PROGRAMA DE COMBATE À POBREZA RURAL - PCPR
Palabras clave:
Economia Solidária, Políticas Públicas, Associativismo, Combate a Pobreza RuralResumen
O presente trabalho objetivou analisar a economia solidária e as organizações sociais enquanto mediadoras do processo de aquisição de recursos, bem como as contribuições que as políticas públicas de fomento a este segmento podem proporcionar ao desenvolvimento local dos pequenos municípios. Os pressupostos deste estudo é que a prática associativa tem influenciado os processos de desenvolvimento local nos municípios rurais e especificamente em Portalegre - RN, por meio da mediação de programas e projetos governamentais voltados para o combate à pobreza rural. Dessa forma, a pesquisa assume caráter analítico, por se dar através da análise das informações selecionadas pela pesquisa bibliográfica e documental, e de caráter qualitativo, por utilizar-se da técnica da entrevista semiestruturadas junto aos presidentes/sócios das associações, além de outros atores considerados indispensáveis para compreensão do estudo (líderes religiosos, poder político local), além das observações de campo e da pesquisa documental em registros das próprias organizações. A análise revela que a economia solidária ocupa um papel ainda marginal na economia capitalista brasileira, mas por ter surgido a partir da iniciativa dos movimentos sociais para encontrar uma alternativa ao desemprego ou para melhorar a renda de trabalhadores inclusive rurais, vem sendo ampliada com o apoio de entidades governamentais, podendo vir a se constituir em importante contribuição para a inclusão socioeconômica da população mais pobre e para o desenvolvimento local.
Descargas
Citas
BRACERAS, F. M. (Org.). Gestão do desenvolvimento local: experiências exitosas no Rio Grande do Norte. Natal: IICA, 2004.
BRACERAS, F. M. MATOSFILHO, J; MENESES S.F.; FAGUNDES, L.M.; OLIVEIRA L.S. A Experiência do PCR no Rio Grande do Norte. In: IICA – Instituto Interamericano de Cooperação para Agricultura/ Projeto de Cooperação Técnica. Relatório de Implementação (1997 – 2002). Natal, fev. 2005.
GAIGER, L. I. Economia solidária. In: CATTANI, A. D. et al. (Coord.). Dicionário Internacional da Outra Economia. Coimbra: Almedina, 2009. Pág. 162-168.
JALES, E. F. Associativismo nos municípios rurais: uma alternativa de desenvolvimento local em Portalegre/RN. Dissertação (Mestrado no Programa Pós-Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal. 2009.
MANUAL DE OPERAÇÕES: Projeto de Combate a Pobreza Rural PCPR II – Fase 2. Natal, jan. 2008.
SANTOS, A. C. L. Cooperativismo: entre os princípios teóricos e o desenvolvimento viável, um estudo de caso. 1998. 90 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza. 1998.
TRIBUNA DO NORTE – Disponível em <http://www.portalegre.rn.gov.br/site/noticia7.htm>. Acesso em: 28 Jan. 2014.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que envían sus manuscritos a Geotemas declaran que el trabajo es un artículo original y no ha sido enviado para su publicación, total o parcial, en otra revista científica nacional o internacional o en otro vehículo de circulación. Los autores también declaran que están de acuerdo con la transferencia de los derechos de autor del artículo referido a la revista Geotemas (Universidad del Estado de Rio Grande do Norte), permitiendo publicaciones posteriores, siempre y cuando la fuente de su publicación esté asegurada. Finalmente, asumen la responsabilidad pública del artículo, conscientes de que cualquier cargo que surja de un reclamo de terceros con respecto a la autoría del trabajo puede aplicarse a ellos.