AS FESTAS JUNINAS, NOVOS CENÁRIOS E SUA ESPETACULARIZAÇÃO: UM OLHAR GEOGRÁFICO DO FESTIVAL FOLCLÓRICO DO MUNICÍPIO DE TRACUATEUA, PARÁ

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26704/pgeo.v7i1.4476

Resumen

O presente artigo diz respeito à investigação sobre a representação simbólica do período festivo do São João no município de Tracuateua, Nordeste do estado Pará (PA), especificamente do “XXVII Festival Folclórico de Tracuateua”, que ocorreu em junho de 2022. As festas juninas, com o passar do tempo, perderam as características de festas interioranas e adquiriram formatos de festivais e configurações de espetáculos, dando novas dinâmicas e funcionalidades ao espaço onde ocorrem as mesmas, com a intenção de atrair o público. O objetivo da pesquisa é realizar uma leitura, através das percepções dos visitantes, dos novos cenários e dinâmicas espaciais no período da festa junina em Tracuateua, bem como mapear o local em que acontece o festejo. A presente pesquisa apresenta como aporte metodológico uma abordagem qualitativa e entrevistas semiestruturadas. A fase empírica da pesquisa se deu no mês de junho de 2022, em Tracuateua, PA. Conclui-se que os visitantes se identificam com alguns espaços que remetem seus passados, a cultura de seus espaços vividos representados na cidade junina do XXVII Festival Folclórico de Tracuateua e que a inserção de novos cenários do referido festival, que misturam tradição e espetacularização, fortalece a identidade local, o lado afetivo e a questão territorial, mas não projeta o festival para uma escala plenamente regional ou nacional.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

BAKHTIN, Michail. A cultura popular na Idade Média e Renascimento: o contexto de Rabelais. São Paulo: HUCITEC, 1987.

BONNEMAISON, J.; ORSTOM, V. Viagem em torno do território. Trad. Márcia Trigueiro. In: CORRÊA, R. L.; ROSENDAHL, Z. (Orgs.). Geografia cultural: um século (3). Rio de Janeiro: Eduerj, 2002. p.83-132.

DI MÉO, Guy. La Geógraphie en fête. Paris: Ed. Geophrys, 2001.

FERREIRA, L. F. O lugar festivo: a festa como essência espaço-temporal do lugar. Espaço e Cultura, Rio de Janeiro, v. 15, p. 7-21, jan./jun. 2003.

MAIA, Carlos Eduardo S. Ensaio Interpretativo da Dimensão Espacial das Festas Populares Proposições sobre Festas Brasileiras. In: ROSENDAHL, Zeny; CORRÊA, Roberto Lobato (Orgs.). Manifestação da Cultura no Espaço. Rio de Janeiro: EDUERJ, 1999.

MAPOTECA INTERATIVA CIDADES DA AMAZÔNIA. Microrregião Bragantina. Disponível em: Bragantina (ufpa.br). Acesso em: 18 set. 2022.

OLIVEIRA, A. N. e CALVANTE, M. D. C. M. Huertas. As múltiplas funções das festas no espaço geográfico. In: Revista INTERAÇÕES, Campo Grande, v. 13, n. 1, p. 81-92, jan./jun, 2012.

PREFEITURA MUNICIPAL DE TRACUATEUA. Prefeitura Municipal de Tracuateua, 2022. Facebook. Disponível em: https://www.facebook.com/prefeituradetracuateua/posts/pfbid02rJjW9PzX9ixxUetZ6gDQKzLKnAh4wMDcn61QThkJ6tw2cESXh6zZCVZ216J46Sydl. Acesso em: 10 jan. 2024.

ROSA, L. F. F.; PALÁCIOS, F. O. Patrimônio industrial na Amazônia: acenos históricos da Estrada de Ferro Bragança. Revista História e Cultura, v. 9, n. 2, 2020.

SECRETARIA DE ESTADO DE TURISMO. Festival Folclórico. Disponível em: FESTIVAL FOLCLÓRICO | SETUR - SECRETARIA DE ESTADO DE TURISMO. Acesso em: 18 set. 2022.

SOUSA, R. B. de; MACEDO, C. O. Festa e Território: modo de vida e devoção a Nossa Senhora das Graças em uma comunidade camponesa. Revista Territórios e Fronteiras, v. 13, n. 1. 2020.

TOSELI, C.; MANOEL, R. M. A comunidade do Povo da Rua na Baixada do Glicério. Portal Metodista de Periódicos Científicos e Acadêmicos, v. 83, n. 1, 2021.

Publicado

2024-01-17

Cómo citar

Sousa Leal, M. V. (2024). AS FESTAS JUNINAS, NOVOS CENÁRIOS E SUA ESPETACULARIZAÇÃO: UM OLHAR GEOGRÁFICO DO FESTIVAL FOLCLÓRICO DO MUNICÍPIO DE TRACUATEUA, PARÁ. PENSAR GEOGRAFIA, 7(1), e7202405. https://doi.org/10.26704/pgeo.v7i1.4476