OS CABELOS FEMININOS E A CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO: UMA ANÁLISE DISCURSIVA DE PROPAGANDAS DA LOLA COSMETICS

Autores/as

  • Polianny ígne de Freitas Negócio
  • Lúcia Helena Medeiros da Cunha Tavares

Resumen

O presente trabalho está inserido no campo da Análise do Discurso (AD) de tradição francesa e retrata a história dos cabelos das mulheres, demonstrando como estes atuam na constituição do sujeito feminino e como são representados atualmente na mí­dia. O corpus se constitui por 3 propagandas da Lola Cosmetics, chamadas de lolabooks, as quais abordam a diversidade da mulher moderna, que não se restringe a um só padrão de beleza. Para fundamentar a análise discursiva, foram utilizadas as concepções de Foucault (1995; 1996), Gregolin (1995), Fernandes (2007), Carvalho (2008) e Tavares (2012; 2015), que trazem as teorias da AD para investigar o corpo e o discurso; Perrot (2016), Sant"™anna (2005; 2014; 2016), Raminelle (2015) e Morris (2005) para abordar a história das mulheres, da beleza e do corpo; e Silverstone (2005), retratando as questões midiáticas. Assim, pretende-se fazer um resgate da construção da beleza da mulher no Brasil, enfatizando os discursos sobre os cabelos, e descrever como se dá o processo de constituição do sujeito feminino na mí­dia, especificamente nas propagandas da Lola Cosmetics. Durante a análise, serão interpretados os mecanismos de memória, no processo de libertação dos estereótipos, bem como o exercí­cio de poder da mí­dia na disciplinarização dos corpos das mulheres. Estudar essas transformações na mí­dia nos permite resgatar a história das mulheres e nos possibilita refletir sobre a influência dos cabelos na constituição do sujeito, auxiliando também na compreensão dos discursos da contemporaneidade.

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Biografía del autor/a

Polianny ígne de Freitas Negócio

Graduada em Letras Lí­ngua Portuguesa, pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN. Membro do Grupo de Estudos do Discurso da UERN – GEDUERN.

Lúcia Helena Medeiros da Cunha Tavares

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Linguí­stica – PROLING, da Universidade Federal da Paraí­ba – UFPB. Professora da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN. Membro do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem – PPCL e do Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS. Vice-lí­der do Grupo de Estudos do Discurso da UERN – GEDUERN.

Citas

FERNANDES, Cleudemar Alves. Análise do discurso: reflexões introdutórias. São Carlos, Claraluz, 2007.
FOUCAULT, Michel. O sujeito e o poder. In: RABINOW, Paul e DREYFUS, Hubert. Michel Foucault, uma trajetória filosófica: para além do estruturalismo e da hermenêutica. Tradução de Vera Porto Carrero. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995.
GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo (Org.). Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Ed. da UFRGS, 2009. (Educação a Distância, 5).
GREGOLIN, Maria do Rosário Valencise. A Análise do Discurso: conceitos e aplicações. Revista Alfa, São Paulo, vol. 39: p. 13-21, 1995.
MORRIS, Desmond. A mulher nua: um estudo do corpo feminino; tradução Eliana Rocha. São Paulo: Globo, 2005.
PERROT, Michelle. Minha história das mulheres. Tradução Angela M. S. Côrrea. São Paulo: Contexto, 2016.
SANT"™ANNA, Denise Bernuzzi de. A história da beleza no Brasil. São Paulo: Contexto, 2014.
SILVERSTONNE, Roger. Por que estudar a mí­dia? 2 ed. São Paulo: Edições Loyola, 2005.
TAVARES, Lucia Helena Medeiros da Cunha. Mulher, trabalho e famí­lia: jogos discursivos e redes de memória na mí­dia. Tese de Doutorado, UFPB - João Pessoa, 2012. Disponí­vel em: <https://goo.gl/4afs9x>.
TAVARES, Lucia Helena Medeiros da Cunha; CARVALHO, Ana Maria de. "Jogue as tranças, Rapunzel!" A sociedade de controle e os discursos sobre os cabelos femininos. In: CARVALHO, Ana Maria de; TAVARES, Lucia Helena Medeiros da Cunha e SILVA, Moisés Batista da (Orgs.). De linguagem e de sentidos. Mossoró: Edições UERN, 2015, p.174-190.

Publicado

2017-06-30

Cómo citar

NEGÓCIO, P. ígne de F. .; TAVARES, L. H. M. da C. . OS CABELOS FEMININOS E A CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO: UMA ANÁLISE DISCURSIVA DE PROPAGANDAS DA LOLA COSMETICS. COLINEARES, Mossoró, Brasil, v. 4, n. 1, p. 79–92, 2017. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RCOL/article/view/137. Acesso em: 21 nov. 2024.