OS CABELOS FEMININOS E A CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO: UMA ANÁLISE DISCURSIVA DE PROPAGANDAS DA LOLA COSMETICS
Resumen
O presente trabalho está inserido no campo da Análise do Discurso (AD) de tradição francesa e retrata a história dos cabelos das mulheres, demonstrando como estes atuam na constituição do sujeito feminino e como são representados atualmente na mídia. O corpus se constitui por 3 propagandas da Lola Cosmetics, chamadas de lolabooks, as quais abordam a diversidade da mulher moderna, que não se restringe a um só padrão de beleza. Para fundamentar a análise discursiva, foram utilizadas as concepções de Foucault (1995; 1996), Gregolin (1995), Fernandes (2007), Carvalho (2008) e Tavares (2012; 2015), que trazem as teorias da AD para investigar o corpo e o discurso; Perrot (2016), Sant"™anna (2005; 2014; 2016), Raminelle (2015) e Morris (2005) para abordar a história das mulheres, da beleza e do corpo; e Silverstone (2005), retratando as questões midiáticas. Assim, pretende-se fazer um resgate da construção da beleza da mulher no Brasil, enfatizando os discursos sobre os cabelos, e descrever como se dá o processo de constituição do sujeito feminino na mídia, especificamente nas propagandas da Lola Cosmetics. Durante a análise, serão interpretados os mecanismos de memória, no processo de libertação dos estereótipos, bem como o exercício de poder da mídia na disciplinarização dos corpos das mulheres. Estudar essas transformações na mídia nos permite resgatar a história das mulheres e nos possibilita refletir sobre a influência dos cabelos na constituição do sujeito, auxiliando também na compreensão dos discursos da contemporaneidade.
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Citas
FOUCAULT, Michel. O sujeito e o poder. In: RABINOW, Paul e DREYFUS, Hubert. Michel Foucault, uma trajetória filosófica: para além do estruturalismo e da hermenêutica. Tradução de Vera Porto Carrero. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995.
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