UMA COMPARAÇÃO ENTRE TEAM-BASED LEARNING E PEER-INSTRUCTION EM TURMAS DE FÍSICA DO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Marcelo Nunes Coelho

Palavras-chave:

Metodologias ativas, Team-based learning, Peer-instruction

Resumo

Neste trabalho expomos os resultados de uma pesquisa desenvolvida em três turmas do 1º ano do Ensino Médio Integrado do Instituto Federal do Rio Grande do Norte – Campus Mossoró. A pesquisa objetivava comparar a eficiência de dois métodos ativos bastante difundidos. Em duas das turmas, o professor atuou com a metodologia Team-Based Learning. Na outra, aplicou a metodologia Peer-Instruction. Antes de desenvolver a proposta em sala de aula, o professor aplicou um pré-teste nas três turmas, onde evidenciou que as três estavam em ní­veis equivalentes com relação ao conteúdo que seria trabalhado (Energia e sua Conservação). Procedeu-se então com o desenvolvimento do trabalho nas salas de aula, durante duas semanas e, posteriormente, aplicou-se um pós-teste. Os resultados evidenciam que, em ambas as turmas, o ganho de Hake foi abaixo do reportado para ambas as metodologias na literatura. Mas em uma comparação interna, a metodologia Peer-Instruction gerou um melhor resultado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-03-25

Como Citar

Marcelo Nunes Coelho. (2020). UMA COMPARAÇÃO ENTRE TEAM-BASED LEARNING E PEER-INSTRUCTION EM TURMAS DE FÍSICA DO ENSINO MÉDIO . Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 4(10). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1067

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)