ESPAÇOS DE DIÁLOGOS SOBRE DROGAS NA NEJA: o uso de memorias autobiográficas na aprendizagem colaborativa

Autores

  • Francisco José Figueiredo Coelho
  • Priscila Tamiasso-Martinhon
  • Patrí­cia de Cássia Pereira Porto

Resumo

Este artigo busca constituir o uso de memoriais autobiográficos como forma de se trabalhar a temática drogas na educação de jovens e adultos, em turmas de NEJA. A pesquisa analisou diferentes memórias discentes em relação ao consumo e/ ou ao uso abusivo de drogas e, a partir desses resultados, e à luz de três referenciais teóricos estabelecidos, discutiu-se várias estratégias inter-transdisciplinares para abordar tal assunto, tanto no ensino formal, quanto no informal. A metodologia adotada apresenta um viés epistemológico qualitativo, delineamento bibliográfico e método qualitativo-exploratório. O instrumento de coleta de dados utilizado foi o registro autobiográfico feito por jovens e adultos da turma 201, do ensino noturno NEJA, do Colégio Estadual Professora Antonieta Palmeira, SG/RJ.

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Publicado

2020-04-18

Como Citar

Francisco José Figueiredo Coelho, Priscila Tamiasso-Martinhon, & Patrí­cia de Cássia Pereira Porto. (2020). ESPAÇOS DE DIÁLOGOS SOBRE DROGAS NA NEJA: o uso de memorias autobiográficas na aprendizagem colaborativa . Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 5(13). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1655