O ENSINO DE CIÊNCIAS COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA NO MUSEU: a experiência no Museu Entomológico Fritz Plaumann

Autores

  • Caroline Martello
  • Maria do Rocio Fontoura Teixeira

Resumo

Este artigo teve como objetivo analisar como a mediação fundamentada no referencial CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade), por meio da coleção de entomologia do Museu Entomológico Fritz Plaumann, pode contribuir para o ensino e aprendizagem sobre insetos com vistas à alfabetização cientí­fica dos indiví­duos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e caracteriza-se como uma pesquisa-ação, desenvolvida com os estudantes do 7º ano de uma escola pública de Santa Catarina, realizando-se as seguintes etapas: aplicação de questionário, desenvolvimento e aplicação da mediação com enfoque CTS com os estudantes e gravação da mediação. Os resultados demonstraram que a mediação CTS no museu de ciências naturais, transposta para a relação de ensino e aprendizagem de insetos, contribuiu significativamente para a apropriação dos conhecimentos por parte dos estudantes, além de permitir um olhar mais crí­tico sobre a prática do mediador.

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Publicado

2020-05-02

Como Citar

Caroline Martello, & Maria do Rocio Fontoura Teixeira. (2020). O ENSINO DE CIÊNCIAS COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA NO MUSEU: a experiência no Museu Entomológico Fritz Plaumann. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 4(12). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1709