INTERCULTURALIDADE E ENSINO DE QUÍMICA: considerações sobre uma atividade didática envolvendo a cultura indí­gena

Autores

  • Aline Kundlatsch
  • Camila Silveira

Resumo

Na presente pesquisa objetivamos identificar e analisar se e como estudantes do Ensino Médio mobilizaram discursos de articulação entre aspectos de igualdade e diferença envolvendo os povos indí­genas ao longo de uma oficina temática realizada por licenciandos do PIBID-Quí­mica em uma escola pública de Curitiba/PR. A investigação foi desenvolvida com base na pesquisa qualitativa participante. Os dados foram constituí­dos a partir das respostas í s perguntas abertas distribuí­das ao longo da Oficina. Para a análise foi utilizada a Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011). Os resultados indicaram que maioria das respostas dos estudantes está carregada de visões estereotipadas, equivocadas e distorcidas dos povos indí­genas. Poucos foram os alunos que construí­ram suas respostas articulando as diferenças dos indí­genas com as questões de igualdade. Por fim, acreditamos que essa pesquisa aponta caminhos para que os professores incorporarem a cultura indí­gena em suas práticas educativas no contexto do Ensino de Quí­mica

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-05-02

Como Citar

Aline Kundlatsch, & Camila Silveira. (2020). INTERCULTURALIDADE E ENSINO DE QUÍMICA: considerações sobre uma atividade didática envolvendo a cultura indí­gena. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 4(12). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1719