INTERCULTURALIDADE E ENSINO DE QUÍMICA: considerações sobre uma atividade didática envolvendo a cultura indígena
Resumo
Na presente pesquisa objetivamos identificar e analisar se e como estudantes do Ensino Médio mobilizaram discursos de articulação entre aspectos de igualdade e diferença envolvendo os povos indígenas ao longo de uma oficina temática realizada por licenciandos do PIBID-Química em uma escola pública de Curitiba/PR. A investigação foi desenvolvida com base na pesquisa qualitativa participante. Os dados foram constituídos a partir das respostas í s perguntas abertas distribuídas ao longo da Oficina. Para a análise foi utilizada a Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011). Os resultados indicaram que maioria das respostas dos estudantes está carregada de visões estereotipadas, equivocadas e distorcidas dos povos indígenas. Poucos foram os alunos que construíram suas respostas articulando as diferenças dos indígenas com as questões de igualdade. Por fim, acreditamos que essa pesquisa aponta caminhos para que os professores incorporarem a cultura indígena em suas práticas educativas no contexto do Ensino de Química