O SOFRIMENTO PSÍQUICO DOCENTE E AS POLÍTICAS PÚBLICAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM FORTALEZA, CEARÁ

Autores

Palavras-chave:

Formação de professores, Polí­ticas públicas, Docência, Sofrimento Psí­quico

Resumo

A Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza desde 2010 criou estratégias de monitoramento dos resultados, expandiu a carga-horária de formação e planejamento dos professores etc. A implantação dessas iniciativas objetiva o aumento dos í­ndices de aprendizagem do municí­pio, buscando melhorar o posicionamento da capital cearense no ranking de resultados nacionais de alfabetização. Sabendo disso, questionou-se: De que forma essas mudanças no funcionamento e no gerenciamento da educação impactou na saúde emocional dos professores? Para responder a essa problemática, tem-se como objetivo investigar de que modo os professores percebem o impacto das estratégias gerenciais da SME em sua saúde emocional. Para isso desenvolveu-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso. Constatou-se que os professores percebem sentimentos de impotência, desgaste, frustração. Sentem-se sobrecarregados com a expectativa posta sobre o resultado de seu trabalho e socialmente responsabilizados pela aprendizagem dos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edgar Nogueira Lima, Secretaria Municipal da Educação de Fortaleza-CE

Mestre em Educação e graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Psicomotricidade Relacional pelo Centro Internacional de Análises Relacionais (CIAR/FAP). Coordenador do Serviço de Psicologia Escolar na Secretaria Municipal da Educação de Fortaleza-CE.

Scarlett O"™hara Costa Carvalho, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

2Doutoranda em Educação pelo PPGE da Universidade Estadual do Ceará (Bolsista Capes/FUNCAP). Mestra em Educação e graduada em Pedagogia pela mesma instituição. Especialista em Docência no Ensino Superior pela Universidade Cândido Mendes (UCAM, RJ)

Francinalda Machado Stascxak

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação–UECE. Graduada em Letras/Português pela UVA. Especialista em Formação de Formadores (UECE) e Gestão e Coordenação Escolar (Uni7). Membro do grupo de pesquisa Práticas Educativas, Memórias e Oralidades (PEMO).

Downloads

Publicado

2021-08-14

Como Citar

Lima, E. N., Carvalho, S. O. C. ., & Stascxak, F. M. . (2021). O SOFRIMENTO PSÍQUICO DOCENTE E AS POLÍTICAS PÚBLICAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM FORTALEZA, CEARÁ. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 7(23). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3345

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)