O SOFRIMENTO PSÍQUICO DOCENTE E AS POLÍTICAS PÚBLICAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM FORTALEZA, CEARÁ
Palavras-chave:
Formação de professores, Políticas públicas, Docência, Sofrimento PsíquicoResumo
A Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza desde 2010 criou estratégias de monitoramento dos resultados, expandiu a carga-horária de formação e planejamento dos professores etc. A implantação dessas iniciativas objetiva o aumento dos índices de aprendizagem do município, buscando melhorar o posicionamento da capital cearense no ranking de resultados nacionais de alfabetização. Sabendo disso, questionou-se: De que forma essas mudanças no funcionamento e no gerenciamento da educação impactou na saúde emocional dos professores? Para responder a essa problemática, tem-se como objetivo investigar de que modo os professores percebem o impacto das estratégias gerenciais da SME em sua saúde emocional. Para isso desenvolveu-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso. Constatou-se que os professores percebem sentimentos de impotência, desgaste, frustração. Sentem-se sobrecarregados com a expectativa posta sobre o resultado de seu trabalho e socialmente responsabilizados pela aprendizagem dos alunos.