A PSICOLOGIA ESCOLAR E A PROMOÇÃO DE SAÚDE EMOCIONAL NA REDE DE EDUCAÇÃO BÁSICA DE FORTALEZA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21920/recei.v11i36.7365

Palavras-chave:

Educação, Psicologia Escolar, Saúde Emocional, Política Pública Educacional

Resumo

Este estudo avalia o impacto da Lei n.º 13.935/2019 na promoção da saúde emocional na rede municipal de Educação Básica de Fortaleza. Utilizando abordagem mista, realizou-se revisão bibliográfica sistemática em bases acadêmicas e análise documental de relatórios da Secretaria Municipal da Educação (2019–2024), categorizando ações em prevenção, intervenção, formação continuada e público-alvo. Os resultados indicam crescimento expressivo de iniciativas, diversificação temática e ampliação do público‑alvo, especialmente após a pandemia de COVID‑19. Identificou-se maior incidência de publicações informativas, formações e grupos de apoio, com ênfase na saúde emocional docente e inclusão. As limitações apontam para a necessidade de aprofundamento qualitativo na tese de doutoramento em curso. Recomenda‑se à Secretaria consolidar políticas permanentes de monitoramento e capacitação para sustentabilidade das práticas. O estudo contribui para evidenciar o papel da Psicologia Escolar como pilar de uma educação integral.

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Biografia do Autor

Edgar Nogueira Lima, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutorando em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará.

Iasmin da Costa Marinho, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

 Doutora, Docente no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará.

Ana Ignez Belém Lima, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutora, Docente no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará.

Sofia Abreu Mendes, Universidade Lusíada do Porto (ULPorto)

Doutora, Docente no Programa de Pós-Graduação em Psicologia e Ciências da Educação da Universidade Lusíada do Porto.

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Publicado

2025-10-23

Como Citar

Lima, E. N., Marinho, I. da C., Lima, A. I. B., & Mendes, S. A. (2025). A PSICOLOGIA ESCOLAR E A PROMOÇÃO DE SAÚDE EMOCIONAL NA REDE DE EDUCAÇÃO BÁSICA DE FORTALEZA. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 11(36). https://doi.org/10.21920/recei.v11i36.7365