A PSICOLOGIA ESCOLAR E A PROMOÇÃO DE SAÚDE EMOCIONAL NA REDE DE EDUCAÇÃO BÁSICA DE FORTALEZA
DOI:
https://doi.org/10.21920/recei.v11i36.7365Palavras-chave:
Educação, Psicologia Escolar, Saúde Emocional, Política Pública EducacionalResumo
Este estudo avalia o impacto da Lei n.º 13.935/2019 na promoção da saúde emocional na rede municipal de Educação Básica de Fortaleza. Utilizando abordagem mista, realizou-se revisão bibliográfica sistemática em bases acadêmicas e análise documental de relatórios da Secretaria Municipal da Educação (2019–2024), categorizando ações em prevenção, intervenção, formação continuada e público-alvo. Os resultados indicam crescimento expressivo de iniciativas, diversificação temática e ampliação do público‑alvo, especialmente após a pandemia de COVID‑19. Identificou-se maior incidência de publicações informativas, formações e grupos de apoio, com ênfase na saúde emocional docente e inclusão. As limitações apontam para a necessidade de aprofundamento qualitativo na tese de doutoramento em curso. Recomenda‑se à Secretaria consolidar políticas permanentes de monitoramento e capacitação para sustentabilidade das práticas. O estudo contribui para evidenciar o papel da Psicologia Escolar como pilar de uma educação integral.
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