O CASULO

o pioneirismo em educação infantil no interior da Amazônia nas décadas de 1970 e 1980

Autores

Palavras-chave:

Educação Infantil, Emancipação Polí­tica, Ludicidade

Resumo

Este trabalho aborda o pioneirismo em educação infantil iniciado em meados da década de 1970 no municí­pio de Juruti-PA, a partir de um convênio entre a Legião Brasileira de Assistência (LBA) e a Igreja Católica. O Projeto Casulo da LBA objetivava dar assistência compensatória í s crianças pobres do paí­s, mas em Juruti, a abordagem envolveu as crianças de todas as crenças e de condições financeiras, bem como fez parte de um projeto de emancipação popular que visava a formar lideranças para assumir os rumos polí­ticos do municí­pio e, assim, materializar as polí­ticas públicas que beneficiassem à população.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raimundo Jorge da Cruz Couto, UFOPA

Mestre em Educação pela UFOPA, atua no seguimento da Educação Infantil em Juruti e como Técnico da UFOPA.

Anselmo Alencar Colares, UFOPA

Doutor em Educação (UNICAMP, 2003). Professor Titular da Universidade Federal do Oeste do Pará. Lotado no Instituto de Ciências da Educação (ICED), Curso de Pedagogia e Programa de Pós-graduação em Educação. Coordenador do Doutorado em Educação (Rede Educa Norte - Polo UFOPA).

Downloads

Publicado

2021-08-14

Como Citar

Couto, R. J. da C. ., & Colares, A. A. (2021). O CASULO: o pioneirismo em educação infantil no interior da Amazônia nas décadas de 1970 e 1980. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 7(23). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3367