AS CONTRIBUIÇÕES DO PET NA FORMAÇÃO DE DOCENTES DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

Autores

  • Natália Lima Gonçalves Universidade Federal do Ceará
  • Catarina Moreira Calista Universidade Federal do Ceará
  • José Gerardo Vasconcelos Universidade Federal do Ceará

Resumo

O presente artigo tem como objetivo investigar as contribuições do Programa de Educação Tutorial na formação de docentes da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará. A pesquisa tem natureza qualitativa, na qual foram entrevistados três ex-petianos, atualmente docentes da Faculdade de Educação, visando compreender os diferentes significados produzidos a partir dos ensinamentos transmitidos pelo Programa. Foram entrevistados profissionais da referida universidade analisando de forma qualitativa dados que abrangem informações sobre a criação do Programa, histórico como bolsista, desafios e possibilidades que foram proporcionados como graduandos, viabilizando a ascensão acadêmica e pessoal. Conclui-se, portanto, que o PET fortalece e incentiva os bolsistas para uma formação além da graduação, já que o Programa abre as portas para o ensino, pesquisa e extensão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Natália Lima Gonçalves, Universidade Federal do Ceará

Graduanda em pedagogia pela Universidade Federal do Ceará. Bolsista do Programa de Educação Tutorial – PET Pedagogia.

Catarina Moreira Calista, Universidade Federal do Ceará

Graduanda em pedagogia pela Universidade Federal do Ceará. Bolsista do Programa de Educação Tutorial – PET

José Gerardo Vasconcelos, Universidade Federal do Ceará

Professor da Universidade Federal do Ceará. Tutor do Programa de Educação Tutorial – PET Pedagogia UFC. Doutor em Sociologia. Pós-doutor em Artes Cênicas (UFBA), História da Educação (UFPB) e Educação (UFRN).

Downloads

Publicado

2021-11-25

Como Citar

Natália Lima Gonçalves, Catarina Moreira Calista, & José Gerardo Vasconcelos. (2021). AS CONTRIBUIÇÕES DO PET NA FORMAÇÃO DE DOCENTES DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 7(24). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3629

Edição

Seção

Dossiê