ENTREVISTA COM O PROFESSOR JOSÉ CARLOS LIBÂNEO – O CURSO DE PEDAGOGIA NO BALANÇO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS

Autores

Palavras-chave:

Curso de Pedagogia, Pedagogia, Política Educacional, Formação de Professores

Resumo

Em entrevista especial para esta edição, o Prof. Dr. José Carlos Libâneo, cuja obra é reconhecida nacional e internacionalmente, apresenta uma leitura sobre o curso de Pedagogia no Brasil, circunscrito no contexto das políticas educacionais, com ênfase para a sua trajetória e identidade. O professor, em sua obra, contribui e aprofunda o estudo a respeito da Pedagogia, do curso de Pedagogia e da didática, entre outros temas, na área de Educação. Nesta entrevista, particularmente, demarca seu posicionamento teórico, filosófico e político sobre o curso de Pedagogia no que toca à sua identidade, ao perfil profissional a ser formado nessa graduação, a proposta formativa e curricular do curso, entre outras questões. Alerta também a respeito da necessidade de uma unidade de posicionamento, no campo progressista, em torno de uma pauta comum de resistência às políticas educacionais neoliberais destinadas ao curso de Pedagogia no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Carlos Libâneo, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Professor Titular da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Professor Titular aposentado da Universidade Federal de Goiás (UFG). Realizou Estágio Pós-Doutoral na Universidade de Valladolid, Espanha. Líder do Grupo de Pesquisa do CNPq: Teorias da Educação e Processos Pedagógicos (Pontifícia Universidade Católica de Goiás).

Liliana Soares Ferreira, Universidade Federal de Santa Maria

Professora Associada da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Doutora em Educação. Realizou Estágio Pós-Doutoral na Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFSM). Líder do Kairós: Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho, Educação e Políticas Públicas/UFSM.

Osmar Hélio Alves Araújo, Universidade Federal da Paraíba

Professor Adjunto da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Doutor em Educação. Líder do Laboratório de práticas, estudos e pesquisas em formação de professores - Universidade e Escolas de Educação Básica (Laconex@o/UFPB).

Referências

BRASIL. Resolução CNE/CP n.1, 15 de maio de 2006. Diário Oficial da União, n.92, seção 1, p.11- 12, 16 maio 2006. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=12991>. Acesso em: 28 maio 2020.

BRASIL. Resolução CNE/CP, nº 02, de 20 de dezembro de 2019. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=12991>. Acesso em: 28 maio 2020.

CRUZ, G. B. Da história do Curso de Pedagogia e a formação do pedagogo no Brasil. O Curso de Pedagogia no Brasil na visão de Pedagogos Primordiais. 302f. Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica, Rio de Janeiro, 2008.

FIORIN, B. P. A.; FERREIRA, L. S. O Curso de Pedagogia no Brasil: história e influência para o trabalho dos pedagogos. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v.21, n. esp., p.44-65, jul./dez. 2013.

LIBÂNEO, J. C. A Pedagogia em Questão: Entrevista com José Carlos Libâneo. Olhar de professor, Ponta Grossa, v. 10, n.1, p. 11-33, 2007.

MEDEIROS, E. A. de; ARAÚJO, O. H. A.; SANTOS, J. M. C. T. O curso de pedagogia no Brasil: uma análise sobre sua história e identidade (1939 – 2019). INTERFACES DA EDUCAÇÃO, [S. l.], v. 12, n. 34, p. 561–588, 2021. DOI: 10.26514/inter.v12i34.5447. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/5447. Acesso em: 2 set. 2022.

PIMENTA, S. G.; et al. Os cursos de licenciatura em pedagogia: fragilidades na formação inicial do professor polivalente. Educação & Pesquisa, São Paulo, v. 43, n.1, p. 15-30, mar. 2017.

SAVIANI, D.; FERREIRA, L. S.; ARAÚJO, O. H.; DE MEDEIROS, E. A. Entrevista com o Professor Dermeval Saviani (UNICAMP). Educere et Educare, [S. l.], v. 16, n. 38, p. 10–31, 2021. DOI: 10.17648/educare.v16i38.24950. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/24950. Acesso em: 2 set. 2022.

Downloads

Publicado

2022-10-29

Como Citar

Libâneo, J. C., Ferreira, L. S., Medeiros, E. A. de, & Araújo, O. H. A. (2022). ENTREVISTA COM O PROFESSOR JOSÉ CARLOS LIBÂNEO – O CURSO DE PEDAGOGIA NO BALANÇO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS . Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 8(27). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4250

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)