O CURSO DE PEDAGOGIA E A RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 2 DE 2019

formação de pedagogos e pedagogas para quê? Para quem?

Autores

Palavras-chave:

Curso de Pedagogia, Formação de pedagogos, Política educacional, Pedagogia

Resumo

O texto em tela tematiza o curso de Pedagogia e a Resolução CNE/CP nº 2 de 20 de dezembro de 2019 que definiu Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica e instituiu a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Afirma-se, por meio da análise documental e da literatura educacional, que a Resolução CNE/CP nº 2 de 2019 propõe a divisão do curso de Pedagogia em duas modalidades de curso: uma licenciatura voltada à formação de pedagogos-professores para atuação na Educação Infantil e outro curso destinado a licenciar pedagogos-professores para atuação nos anos iniciais do Ensino Fundamental, implicando na identidade profissional do egresso do curso. Conclui-se que os encaminhamentos sinalizados na resolução cumprem os anseios de um projeto social de educação, de caráter neoliberal, alinhado a uma perspectiva eficientista de formação docente, com ênfase no desenvolvimento de competências.

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Biografia do Autor

Emerson Augusto de Medeiros, Universidade Federal Rural do Semi-írido

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Estadual do Ceará - UECE.  Professor Adjunto da Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA e Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino - POSENSINO/UERN/UFERSA/IFRN. É Líder do Grupo de Pesquisa "Formação Docente" da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA/CNPq).

Ivan Fortunato, Instituto Federal de São Paulo

Doutor em Desenvolvimento Humano e Tecnologias e Doutor em Geografia, ambos pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Rio Claro. Professor em regime de dedicação exclusiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), campus Itapetininga.

Jean Mac Cole Tavares Santos, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Doutor em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB - 2007), com estágio doutoral na Universidade de Valência (UV - Valência, Espanha). Realizou pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação (PROPED), na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professor Adjunto do Curso de Pedagogia, da Faculdade de Educação/UERN. Líder do Grupo de Pesquisa Contexto e Educação (UERN/CNPq). Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO), da associação ampla entre a UERN/UFERSA/IFRN.

Osmar Hélio Alves Araújo, Universidade Federal da Paraíba

Professor Adjunto da Universidade Federal da Paraíba (UFPB)/Campus IV - Litoral Norte - Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE)/Departamento de Educação (DED). Doutor em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Atualmente está chefe do Departamento de Educação (DED/CCAE - UFPB). Líder do Grupo de Pesquisa: LACONEX@O/UFPB - Laboratório de práticas, estudos e pesquisas em formação de professores - Universidade e Escolas de Educação Básica.

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Publicado

2022-10-29

Como Citar

Medeiros, E. A. de, Fortunato, I., Santos, J. M. C. T., & Araújo, O. H. A. (2022). O CURSO DE PEDAGOGIA E A RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 2 DE 2019: formação de pedagogos e pedagogas para quê? Para quem?. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 8(27). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4309