A POLÍTICA DE RESPONSABILIZAÇÃO EDUCACIONAL PARA OS PROFISSIONAIS DO ENSINO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21920/recei72023930414426

Palavras-chave:

Políticas Educacionais; Política de Responsabilização; Trabalho Docente.

Resumo

O objetivo da pesquisa foi compreender a Política de Responsabilização Educacional e suas incidências para o trabalho docente, tendo como ponto de partida a percepção de que os profissionais da educação são cobrados por resultados no cenário das avaliações externas, repercutindo nas dinâmicas de organização escolar, nas concepções de currículo e de avaliação da aprendizagem, interferindo diretamente na atuação dos envolvidos. A metodologia utilizada foi por meio da Revisão Sistemática de Literatura sobre a Política de Responsabilização Educacional. As análises demonstraram que no âmbito da cultura de responsabilização dos profissionais da educação, por meio dos resultados das avaliações externas, destaca-se que é uma tendência global que repercute/interfere diretamente nos modos de organização das redes, dos sistemas de ensino e das escolas, sinalizando os preceitos de cunho neoliberal e gerencial na educação brasileira.

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Biografia do Autor

Viviane Maria da Silva Ferreira, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. Pós-graduada em Psicopedagogia Institucional, Clínica e Educação Infantil - Grupo Faveni; Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação Universidade Federal de Alagoas.

Givanildo da Silva, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Professor do Centro de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas. Doutor em Educação pela Universidade Federal da Paraíba, Mestre em Educação e graduado em Pedagogia pela Universidade Federal de Alagoas.

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Publicado

2023-08-19

Como Citar

Ferreira, V. M. da S., & Givanildo da Silva. (2023). A POLÍTICA DE RESPONSABILIZAÇÃO EDUCACIONAL PARA OS PROFISSIONAIS DO ENSINO. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 9(30). https://doi.org/10.21920/recei72023930414426