ENSINO POR COMPETÊNCIA

projeto murais temáticos no Parque Popular da Pedreira – Ijuí/RS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21920/recei72023930384397

Palavras-chave:

Educação. Ensino por competência. Arquitetura. Urbanismo. Ijuí/RS.

Resumo

Ensinar por competência traz consigo uma construção de conhecimento pessoal e singular, ao passo que, torna-se única e, tão somente, do sujeito, pois emerge quando, por meio de determinada circunstância. Considerando os procedimentos, metodologicamente, o artigo estrutura-se por uma revisão bibliográfica, pesquisa documental e relato de estudo de caso, tendo como objetivo apresentar e refletir uma intervenção artística, desenvolvida por estudantes do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ) na Estação Cidadania Cultura e Esporte  (ECCE), espaço este, que integra o Parque Popular da Pedreira de Ijuí/RS. Torna-se evidente que o ensino por competência deve ser traduzido na habilidade do estudante em estar apto a articular, relacionar e desenvolver, de forma conjunta, diversos saberes, conhecimentos, atitudes e valores por meio de ações cognitivas, afetivas e sociais sendo capaz de reconhecer-se na ambiência que o rodeia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tarcisio Dorn de Oliveira, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ

Pós Doutor em Arquitetura e Urbanismo (IMED). Doutor em Educação nas Ciências (UNJUÍ). Mestre em Patrimônio Cultural (UFSM). Bacharel em Arquitetura e Urbanismo (UNICRUZ).

Diane Meri Weiller Johann, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Mestra em Design pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Especialista em MBA Marketing de Moda pela Faculdade Unyleya. Especialista em Docência Universitária na Contemporaneidade pela Universidade de Caxias Do Sul, Brasil. Bacharela em Design pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Matheus Cargnelutti de Souza , Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Mestre e Doutorando em Engenharia Civil na Universidade Federal de Santa Maria. Bacharel em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Cruz Alta.

Igor Norbert Soares, Universidade de Passo Fundo - UPF

Mestre em Engenharia pela Universidade de Passo Fundo. Bacharel em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Cruz Alta.

Downloads

Publicado

2023-08-19

Como Citar

Oliveira, T. D. de, Johann, D. M. W., Souza , M. C. de ., & Soares, I. N. (2023). ENSINO POR COMPETÊNCIA: projeto murais temáticos no Parque Popular da Pedreira – Ijuí/RS. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 9(30). https://doi.org/10.21920/recei72023930384397