ENSINO POR COMPETÊNCIA
projeto murais temáticos para prédio institucional – Ijuí/RS
DOI:
https://doi.org/10.21920/recei.v10i34.5700Palavras-chave:
Ensino, Protagonismo Estudantil, Ensino por Competência, Ijuí/RSResumo
O ensino por competência traz consigo uma construção de conhecimento pessoal e única, uma vez que essa metodologia se molda considerando totalmente a imersão do sujeito no processo educacional, colocando o estudante como sujeito ativo na resolução de situações-problemas. O artigo estrutura-se por meio de uma revisão bibliográfica, pesquisa documental e relato de estudo de caso, com o objetivo de apresentar e refletir sobre uma intervenção artística desenvolvida por estudantes da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí) no Prédio Institucional Espaço +Inovação, o qual faz parte do complexo da Universidade. Torna-se indiscutível que o ensino por competência deve ser entendido como uma real possibilidade de instigar nos alunos oportunidades de encadear, ligar, unir e associar uma variedade de conhecimentos, atitudes e valores por meio de ações cognitivas, afetivas e sociais, tornando-os capazes de refletir e atuar com a realidade que os rodeia.
Downloads
Referências
ARAÚJO, Adriana Castelo Branco Ponte de; GOMES, Cibele de Oliveira Parreiras; LANDIM, Camila Bandeira Pinheiro. O Croqui no Processo Criativo e no Ensino do Projeto de Arquitetura. Brasília, 2020. Disponível em: https://enanparq2020.s3.amazonaws. com/MT/22038.pdf. Acesso em: 17 dez. 2023.
BAROLLI, Elisabeth; VILLANI, Alberto.O trabalho em grupos no laboratório didático: reflexões a partir de um referencial psicanalítico. [S. l.], 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/rNsSpHDjHFvfHcrhB6dn5fw/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 12 nov. 2023.
DAROS, Thuinie. Mentalidade Criativa: Preparando Estudantes para Serem Inovadores e Resolutivos. (Série Desafios da Educação). [Digite o Local da Editora]: Grupo A, 2023. E-book. ISBN 9786559760336. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com .br/#/books/9786559760336/. Acesso em: 17 dez. 2023.
DIAS, Isabel Simões. Competências em Educação: conceito e significado pedagógico. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, SP. Volume 14, Número 1, Janeiro/Junho de 2010: 73-78. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pee/a/ XGgFPxFQ55xZQ3fXxctqSTN/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 12 nov. 2023.
GALINATTI, Anna C. M.; SCOPEL, Vanessa G.; SOUZA, Dulce A.; et al. Teoria da Arquitetura e da Cidade. Porto Alegre: SAGAH, 2021. E-book. ISBN 9786556900940. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9786556900940/. Acesso em: 22 dez. 2023.
GALLINA, Jorge G. Como aplicar comunicação visual na arquitetura: Conceitos, referências e diretrizes para arquitetos. arq.urb, [S. l.], n. 36, p. 79–87, 2023. DOI: 10.37916/arq.urb.vi36.601. Disponível em: https://revistaarqurb.com.br/arqurb/article/view/ 601. Acesso em: 18 dez. 2023.
GAMES, Luciano. Série Educação - Psicologia da Educação. Disponível em: Minha Biblioteca, Grupo GEN, 2013.
GIL, C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 6a Edição. São Paulo. Atlas, 2017.
JARDIM, Mariana C.; PAESE, Celma. Estética (Arquitetura). Grupo A. Porto Alegre: SAGAH, 2018. E-book. ISBN 9788595024175. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788595024175/. Acesso em: 22 dez. 2023.
LÓPEZ, Susana Núñez; PALET, José-Enrique Ávila; OLIVARES, Silvia-Lizett Olivares. O desenvolvimento do pensamento crítico em estudantes universitários por meio da aprendizagem baseada em problemas. Cidade do México: Rev. Iberoam. educ. super vol.8 no.23, Outubro 2017. Disponível em: https://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_ arttext&pid=S2007-28722017000300084&lng=es&nrm=iso&tlng=es#aff1. Acesso em: 18 dez. 2023.
OLIVEIRA, Marcus Vinícius Mesquita de. A Importância do Ensino/Aprendizagem de Artes Visuais na Educação Básica para a Construção do Pensamento Crítico. 2020. Monografia de Especialização (Programa de Pós-Graduação em Artes) - Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, Escola de Belas Artes – EBA, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/37247/1/TCC%20marcus _oliveira%20-%20UFMG.doc.pdf. Acesso em: 18 dez. 2023.
PANIZZA, Janaina Fuentes. Metodologia e processo criativo em projetos de comunicação visual. 2004. Dissertação (Mestrado em Relações Públicas, Propaganda e Turismo) - Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2004. doi:10.11606/D.27.2004.tde-04082006-120606. Disponível em: https://www.teses.usp.br /teses/disponiveis/27/27148/tde-04082006-120606/publico/metodo-criatividade.pdf. Acesso em: 18 dez. 2023.
SCHWERZ, Luciana. Ijuí: Sua história e sua arquitetura pelo olhar a fotografia. Disponível em: https://bibliodigital.unijui.edu.br:8443/xmlui/bitstream/handle/1234567 89/2740/TCC%20Luciana%20Schwerz.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 28 set. 2023.
UNIJUÍ. Espaço + Inovação possibilita acesso à tecnologias a toda comunidade. Disponível em: https://www.unijui.edu.br/comunica/institucional/38220-espaco-inova cao-possibilita-acesso-a-tecnologias-a-toda-comunidade. Acesso em: 03 out. 2023.
UNIJUÍ. Sobre a Unijuí. Disponível em: https://www.unijui.edu.br/institucional/sobre-a- unijui. Acesso em: 12 nov. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Ana Paula Schulz Tomm, Diane Meri Weiller Johann, Tarcisio Dorn de Oliveira (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.