ENSINO POR COMPETÊNCIA

projeto murais temáticos para prédio institucional – Ijuí/RS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21920/recei.v10i34.5700

Palavras-chave:

Ensino, Protagonismo Estudantil, Ensino por Competência, Ijuí/RS

Resumo

O ensino por competência traz consigo uma construção de conhecimento pessoal e única, uma vez que essa metodologia se molda considerando totalmente a imersão do sujeito no processo educacional, colocando o estudante como sujeito ativo na resolução de situações-problemas. O artigo estrutura-se por meio de uma revisão bibliográfica, pesquisa documental e relato de estudo de caso, com o objetivo de apresentar e refletir sobre uma intervenção artística desenvolvida por estudantes da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí) no Prédio Institucional Espaço +Inovação, o qual faz parte do complexo da Universidade. Torna-se indiscutível que o ensino por competência deve ser entendido como uma real possibilidade de instigar nos alunos oportunidades de encadear, ligar, unir e associar uma variedade de conhecimentos, atitudes e valores por meio de ações cognitivas, afetivas e sociais, tornando-os capazes de refletir e atuar com a realidade que os rodeia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula Schulz Tomm, Unijuí

Acadêmica de Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Diane Meri Weiller Johann, Unijuí

Mestra em Design pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Bacharela em Design pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Tarcisio Dorn de Oliveira, Unijuí

Pós Doutor em Arquitetura e Urbanismo (IMED). Doutor em Educação nas Ciências (UNJUí). Mestre em Patrimônio Cultural (UFSM). Bacharel em Arquitetura e Urbanismo (UNICRUZ).

Referências

ARAÚJO, Adriana Castelo Branco Ponte de; GOMES, Cibele de Oliveira Parreiras; LANDIM, Camila Bandeira Pinheiro. O Croqui no Processo Criativo e no Ensino do Projeto de Arquitetura. Brasília, 2020. Disponível em: https://enanparq2020.s3.amazonaws. com/MT/22038.pdf. Acesso em: 17 dez. 2023.

BAROLLI, Elisabeth; VILLANI, Alberto.O trabalho em grupos no laboratório didático: reflexões a partir de um referencial psicanalítico. [S. l.], 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/rNsSpHDjHFvfHcrhB6dn5fw/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 12 nov. 2023.

DAROS, Thuinie. Mentalidade Criativa: Preparando Estudantes para Serem Inovadores e Resolutivos. (Série Desafios da Educação). [Digite o Local da Editora]: Grupo A, 2023. E-book. ISBN 9786559760336. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com .br/#/books/9786559760336/. Acesso em: 17 dez. 2023.

DIAS, Isabel Simões. Competências em Educação: conceito e significado pedagógico. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, SP. Volume 14, Número 1, Janeiro/Junho de 2010: 73-78. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pee/a/ XGgFPxFQ55xZQ3fXxctqSTN/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 12 nov. 2023.

GALINATTI, Anna C. M.; SCOPEL, Vanessa G.; SOUZA, Dulce A.; et al. Teoria da Arquitetura e da Cidade. Porto Alegre: SAGAH, 2021. E-book. ISBN 9786556900940. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9786556900940/. Acesso em: 22 dez. 2023.

GALLINA, Jorge G. Como aplicar comunicação visual na arquitetura: Conceitos, referências e diretrizes para arquitetos. arq.urb, [S. l.], n. 36, p. 79–87, 2023. DOI: 10.37916/arq.urb.vi36.601. Disponível em: https://revistaarqurb.com.br/arqurb/article/view/ 601. Acesso em: 18 dez. 2023.

GAMES, Luciano. Série Educação - Psicologia da Educação. Disponível em: Minha Biblioteca, Grupo GEN, 2013.

GIL, C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 6a Edição. São Paulo. Atlas, 2017.

JARDIM, Mariana C.; PAESE, Celma. Estética (Arquitetura). Grupo A. Porto Alegre: SAGAH, 2018. E-book. ISBN 9788595024175. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788595024175/. Acesso em: 22 dez. 2023.

LÓPEZ, Susana Núñez; PALET, José-Enrique Ávila; OLIVARES, Silvia-Lizett Olivares. O desenvolvimento do pensamento crítico em estudantes universitários por meio da aprendizagem baseada em problemas. Cidade do México: Rev. Iberoam. educ. super vol.8 no.23, Outubro 2017. Disponível em: https://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_ arttext&pid=S2007-28722017000300084&lng=es&nrm=iso&tlng=es#aff1. Acesso em: 18 dez. 2023.

OLIVEIRA, Marcus Vinícius Mesquita de. A Importância do Ensino/Aprendizagem de Artes Visuais na Educação Básica para a Construção do Pensamento Crítico. 2020. Monografia de Especialização (Programa de Pós-Graduação em Artes) - Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, Escola de Belas Artes – EBA, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/37247/1/TCC%20marcus _oliveira%20-%20UFMG.doc.pdf. Acesso em: 18 dez. 2023.

PANIZZA, Janaina Fuentes. Metodologia e processo criativo em projetos de comunicação visual. 2004. Dissertação (Mestrado em Relações Públicas, Propaganda e Turismo) - Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2004. doi:10.11606/D.27.2004.tde-04082006-120606. Disponível em: https://www.teses.usp.br /teses/disponiveis/27/27148/tde-04082006-120606/publico/metodo-criatividade.pdf. Acesso em: 18 dez. 2023.

SCHWERZ, Luciana. Ijuí: Sua história e sua arquitetura pelo olhar a fotografia. Disponível em: https://bibliodigital.unijui.edu.br:8443/xmlui/bitstream/handle/1234567 89/2740/TCC%20Luciana%20Schwerz.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 28 set. 2023.

UNIJUÍ. Espaço + Inovação possibilita acesso à tecnologias a toda comunidade. Disponível em: https://www.unijui.edu.br/comunica/institucional/38220-espaco-inova cao-possibilita-acesso-a-tecnologias-a-toda-comunidade. Acesso em: 03 out. 2023.

UNIJUÍ. Sobre a Unijuí. Disponível em: https://www.unijui.edu.br/institucional/sobre-a- unijui. Acesso em: 12 nov. 2023.

Downloads

Publicado

2024-11-15

Como Citar

Tomm, A. P. S., Johann, D. M. W. ., & Oliveira, T. D. de. (2024). ENSINO POR COMPETÊNCIA: projeto murais temáticos para prédio institucional – Ijuí/RS. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 10(34). https://doi.org/10.21920/recei.v10i34.5700

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)