EXPLORANDO O CÁLCULO DA MASSA ATÔMICA COM USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21920/recei.v10i34.6056

Palavras-chave:

Ensino de química, Ensino de matemática, Interdisciplinaridade, Scratch

Resumo

O objetivo do estudo foi discutir uma abordagem interdisciplinar para o ensino de Química e Matemática, abordando o cálculo da massa atômica, mediada por Tecnologias Digitais (TD), com alunos do 9° ano de uma escola pública. A metodologia adotada foi qualitativa e os instrumentos de produção de dados foram questionário, rodas de conversa e observações. As análises dos resultados foram realizadas usando método indutivo. Os resultados mostram que os alunos tiveram percepções positivas em relação à abordagem interdisciplinar e ao uso de TD no processo de ensino do cálculo da massa atômica, além disso demonstrarem habilidades na formulação de equações, engajamento nas atividades, o que pode contribuir para melhorar a dinâmica de ensino. Portanto, o estudo demonstrou que as TD pode ser uma boa alternativa para o ensino, com a necessidade de considerar a realidade da escola e dos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosangela Lucia Strieder , Universidade do Estado de Mato Grosso

Professora da Secretaria Estadual de Educação do Estado de Mato Grosso, Mestra em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade do Estado de Mato Grosso-UNEMAT.

José Wilson Carvalho, Universidade do Estado de Mato Grosso

Doutor em Ciências, área de concentração Físico-Química pela USP /Instituto de Química de São Carlos-IQSC. Professor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências e Matemática-PPGECM na UNEMAT.

Referências

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2017.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Ensino Médio e Tecnológico. Brasília: MEC/SEMT, 2002.

CARLOS J.G Interdisciplinaridade no ensino médio: desafios e potencialidades. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências), Universidade de Brasília, Brasília, 2007,171 f. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle. Acesso em: 11 set. 2022.

CLEMENTINA, C.M. A importância do ensino da química no cotidiano dos alunos do Colégio Estadual São Carlos do Ivaí de São Carlos do Ivaí-PR. Paraná, 2011.

FAZENDA, I. C. A. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. 11ª. ed. Campinas: Editora Papirus, 2003 (1994), 143p. Disponível em: https://www.pucsp.br/gepi/page51/page53/page74/page74.html. Acesso em: 11 set. 2023.

FERNANDES, Carla Alberta de Fontes. A Matemática na disciplina de Ciências Físico- Químicas: um estudo sobre as atitudes de alunos do 9º ano de escolaridade. 2007. 125 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Especialização em Supervisão Pedagógica no Ensino de Física e Química, Universidade do Minho, Braga, 2007. https://core.ac.uk/download/pdf/55608874.pdf. Acesso em: ago. 2023.

FERRAZ, Rodrigo SILVA; CARVALHO, José Wilson Pires; NEGREIROS, Cláudia Landin. O uso dos objetos digitais de aprendizagem “Massa Molar” e “Concentrações” no ensino médio durante o ensino remoto. Educitec-Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, v. 9, n. jan./dez., p. e205723-e205723, 2023. DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v9.2057. Disponível em https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/2057. Acessado em: 26 set. 2024.

LEITE, B. S. Aplicativos de realidade virtual e realidade aumentada para o ensino de Química. Educitec-Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Amazonas, v. 6, p. 1-18, 2020.

LIMA, E. R; MOITA, F.M. A tecnologia no ensino de química: jogos digitais como interface metodológica. Campina Grande: Eduepb, 2011.

LUDKE, M. e ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli EDA. Investigando sobre o professor e a pesquisa. Conhecimento local e conhecimento universal: pesquisa, didática e ação docente. Curitiba: Champagnat, v. 1, p. 181-191, 2004.

MORIN, E. A cabeça bem-feita. Repensar a reforma; reformar o pensamento. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000.

OLIVEIRA, F.D; CORDEIRO, E.C.F. Oficina Aplicada Utilizando O Scratch Como Ferramenta de Auxílio No Ensino De Matemática. XII Encontro Nacional de Educação Matemática. 2016.

OLIVEIRA, M. M. Como fazer pesquisa qualitativa. 7. ed. Petrópolis: Vozes, 2016.

PASCOIN, Alessandro Felix; CARVALHO, José Wilson Pires. Objeto digital de aprendizagem como proposta pedagógica para o ensino de química. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, v. 6, n. 17, 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.21920/recei72020617438452. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/2293. Acessado em: 26 set. 2024.

PEIXOTO, J. Metáforas e imagens dos formadores de professores na área da informática aplicada à educação. Disponível em: http://www.redalyc.org/pdf/873/87313706011.pdf. Acesso em: 27 jun. 2024.

RESNICK, M. O computador como pincel. VEJA: Limpeza de Alto Risco. Especial: um guia do mundo digital, São Paulo: Abril Cultural, n. 41, out. 2009.

REZENDE, José Antonio Moreira; DIAS, Vagno Emygdio Machado. INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO MÉDIO: a experiência no componente curricular Laboratório de instalações elétricas. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, v. 9, n. 31, 2023. DOI: https://doi.org/10.21920/recei72023931703713. Disponível em https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/5349. Acessado em: 26 set. 2024.

RUSSEL, John B. Química Geral, Volume 1, 2. ª Edição. 1994.

SAMPIERI, R. H.; COLLADO, C. F.; LUCIO, P. B. Metodologia de pesquisa. 4. ed. São Paulo: McGraw-Hill, 2013.

SCERRI, E. R.; The Periodic Table: Its Story and Its Significance. New York: Oxford, 2007.

SCRATCH. About. 2014. Disponível em: https://scratch.mit.edu/. Acesso em: 27 set. 2024.

SILVA, F. dos S. et al. Um design educacional para integrar o software Scratch na economia doméstica e educação financeira. ESOCITE. UTFPR – Curitiba, 2016.

SILVA, J R. O ensino da química dialogando com a matemática: uma abordagem interdisciplinar. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco. 2017.

SÔNIA, M. P. M. Multidisciplinaridade: como trabalhar química e matemática através da modelagem. 2015.

TORRICELLI, Enéas. Dificuldades de aprendizagem no Ensino de Química. Tese de Livre Docência – Belo Horizonte, UFMG, Faculdade de Educação, 2007.

USBERCO, João.; SALVADOR, Edgard. Química volume-único. São Paulo: Saraiva, 5ª Edição. 2002.

WALVY, O.W.C. Construindo saber docente Interdisciplinar: a termogravimetria em um laboratório didático, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2008.

WEBBER et al. Reflexões sobre o Software Scratch no Ensino de Ciências e Matemática. Revista Renotee Novas Tecnologias na Educação. v. 14, n 2, p. 1-10, 2016.

Downloads

Publicado

2024-11-15

Como Citar

Strieder , R. L. ., & Carvalho, J. W. (2024). EXPLORANDO O CÁLCULO DA MASSA ATÔMICA COM USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 10(34). https://doi.org/10.21920/recei.v10i34.6056

Edição

Seção

Artigos