Genealogia e crí­tica aos valores morais em Nietzsche

Autores

  • Evania Paiva Alves dos Santos Secretaria da Educação, Ciência e Tecnologia do Estado da Paraí­ba

DOI:

https://doi.org/10.25244/tf.v12i2.1178

Palavras-chave:

Nietzsche, Genealogia, Valores, Vontade de poder

Resumo

O presente trabalho expõe o contexto da crí­tica aos valores morais, elaborada por Nietzsche, ressaltando a importância do método genealógico e sua implicação com o "conceito" de Vida como Vontade de poder. Em Genealogia da Moral, o filósofo desenvolve uma investigação que visa não apenas compreender a gênese dos valores morais, ou seja, as condições que permitiram o surgimento de tais valores, mas tornar possí­vel o questionamento a respeito do valor desses valores. A genealogia é condição fundamental, segundo Nietzsche, para que seja possí­vel o advento de uma crí­tica ao modo moral de interpretação do mundo, elaborado pela tradição filosófica ocidental. Neste sentido, é imprescindí­vel que identifiquemos a relação entre o método genealógico e o significado de Vontade de poder a partir do referido escrito de Nietzsche.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Evania Paiva Alves dos Santos, Secretaria da Educação, Ciência e Tecnologia do Estado da Paraí­ba

Mestra em Filosofia pela Universidade Federal da Paraí­ba (2010). Bacharel em Filosofia pela Universidade Federal da Paraí­ba (2007). Licenciada em Filosofia (2008). Atualmente, é professora concursada e vinculada í  Secretaria da Educação, Ciência e Tecnologia do Estado da Paraí­ba, ministrando aulas da disciplina de Filosofia no Ensino Médio. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Metafí­sica, Filosofia Contemporânea, Filosofia da Educação, Fundamentos Antropo-filosóficos da Educação, Hermenêutica Filosófica, Ética e Filosofia Polí­tica. Dentro dessas áreas, trabalha, respectivamente, os seguintes autores e temas: Nietzsche, Heidegger, Hannah Arendt, crí­tica í  metafí­sica e í  subjetividade moderna, valores, direitos humanos.

Referências

NIETZSCHE, F. Além do bem e do mal: Prelúdio a uma filosofia do futuro. Tradução, notas e posfácio de Paulo César de Souza. São Paulo: Editora Companhia das Letras, 2007.

NIETZSCHE, F. Assim Falou Zaratustra. Tradução de Mario da Silva. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 1995.

NIETZSCHE, F. A Vontade de Poder. Tradução do original alemão e notas Marcos Sinésio Fernandes e Francisco José Dias de Moraes; Apresentação Gilvan Fogel. Rio de Janeiro: Editora Contraponto, 2008.

NIETZSCHE, F. Crepúsculo dos ídolos: ou como se filosofa com o martelo. Tradução, notas e posfácio de Paulo César de Souza. São Paulo: Editora Companhia das Letras, 2008.

NIETZSCHE, F. Genealogia da moral: uma polêmica. Tradução, notas e posfácio de Paulo César Souza. São Paulo: Editora Companhia das Letras, 2003.

NIETZSCHE, F. O Nascimento da Tragédia. Tradução, notas e posfácio J. Guinsburg. São Paulo: Editora Companhia das Letras, 2007.

NIETZSCHE, F. Obras incompletas. Tradução de Rubens Rodrigues Torres Filho. São Paulo: Editora Abril cultural, 1983. (Coleção Os Pensadores).

HEIDEGGER, Martin. Nietzsche I. Tradução Marcos Antônio Casanova. Rio de Janeiro: Editora Forense Universitária, 2007.

MACHADO, Roberto C. de M. Nietzsche e a verdade. Rio de Janeiro: Editora Graal, 2002.

MARTON, Scarlett. Nietzsche: a transvaloração dos valores. São Paulo: Editora Moderna, 1993.

MÜLLER-LAUTER, W. A doutrina da Vontade de poder em Nietzsche. Tradução de Oswaldo Giacóia Junior. São Paulo: Editora Annablume, 1997.

Downloads

Publicado

2020-03-28

Como Citar

SANTOS, E. P. A. dos. Genealogia e crí­tica aos valores morais em Nietzsche. Trilhas Filosóficas, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 43–60, 2020. DOI: 10.25244/tf.v12i2.1178. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/1178. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

FLUXO CONTíNUO