O filósofo em tempos sombrios:

participação e aproximações concretas do sentido ontológico

Autores

  • Ezir George Silva UFRPE

DOI:

https://doi.org/10.25244/tf.v13i3.1228

Palavras-chave:

Filósofo. Tempos Sombrios. Gabriel Marcel. Participação. Aproximação.

Resumo

O trabalho reúne textos da Dramaturgia e da Filosofia de Gabriel Marcel, quando tratam da condição existencial de homens e mulheres que viveram os tempos sombrios do século XX. Seu objetivo é ressaltar tanto os aspectos aviltadores da consciência humana quanto os deveres do filósofo diante da realidade e suas aproximações concretas. Pretende caracterizar os modos como o drama e a reflexão permitem uma abordagem de preocupações, conceitos, visões e temas caros ao autor, entre os quais a distinção entre saberes absolutos e intuições filosóficas ou entre Ser e mistério. Visa tanto mostrar a atualidade do pensamento marceliano, como colocar em relevo as questões mais profundas da vivência humana. Mais ainda, apontar subsí­dios fenomenológicos que ajudem a desvelar o que está por traz do visí­vel e do aparente, visando conduzir o leitor à consciência de si no mundo. Ademais, procura identificar as implicações sobre as configurações do processo de formação do Ser, que envolve o combate obstinado e sem tréguas contra o espí­rito de abstração e a favor do humano e sua dignidade, no âmbito de uma cultura globalizada e massificadora dos indiví­duos, em suas formas de ser, viver e pensar.

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Biografia do Autor

Ezir George Silva, UFRPE

Professor Adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco UFRPE, onde ensina e lidera o Grupo de Estudos e Pesquisas em Filosofia da Educação. Doutor e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE. Graduado em Pedagogia e Pós-Graduado em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru (FAFICA). Desde 2019 integra o quadro de professores permanentes do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Centro de Educação - CE. Seus estudos e pesquisas atuais situam-se no âmbito da Filosofia da Educação, com destaque para as questões relacionadas com a Epistemologia da Educação e para as temáticas concernentes í  Educação Comunicativa, Educação e Espiritualidade, Polí­tica e Gestão da Educação Brasileira, o Pensamento Filosófico e sua expressão na cultura brasileira. É autor de Fenomenologia do Ser e do Ter na Visão Filosófico-pedagógica de Gabriel Marcel (São Paulo: Loyola, 2019).

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Publicado

2020-03-31

Como Citar

SILVA, E. G. O filósofo em tempos sombrios: : participação e aproximações concretas do sentido ontológico. Trilhas Filosóficas, [S. l.], v. 12, n. 3, p. 83–103, 2020. DOI: 10.25244/tf.v13i3.1228. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/1228. Acesso em: 3 out. 2024.