O filósofo em tempos sombrios:
participação e aproximações concretas do sentido ontológico
DOI:
https://doi.org/10.25244/tf.v13i3.1228Palavras-chave:
Filósofo. Tempos Sombrios. Gabriel Marcel. Participação. Aproximação.Resumo
O trabalho reúne textos da Dramaturgia e da Filosofia de Gabriel Marcel, quando tratam da condição existencial de homens e mulheres que viveram os tempos sombrios do século XX. Seu objetivo é ressaltar tanto os aspectos aviltadores da consciência humana quanto os deveres do filósofo diante da realidade e suas aproximações concretas. Pretende caracterizar os modos como o drama e a reflexão permitem uma abordagem de preocupações, conceitos, visões e temas caros ao autor, entre os quais a distinção entre saberes absolutos e intuições filosóficas ou entre Ser e mistério. Visa tanto mostrar a atualidade do pensamento marceliano, como colocar em relevo as questões mais profundas da vivência humana. Mais ainda, apontar subsídios fenomenológicos que ajudem a desvelar o que está por traz do visível e do aparente, visando conduzir o leitor à consciência de si no mundo. Ademais, procura identificar as implicações sobre as configurações do processo de formação do Ser, que envolve o combate obstinado e sem tréguas contra o espírito de abstração e a favor do humano e sua dignidade, no âmbito de uma cultura globalizada e massificadora dos indivíduos, em suas formas de ser, viver e pensar.
Downloads
Referências
CLOUTIER, Jean. A era da Emerec ou a comunicação Audio-Scripto-Visual na hora dos self-media. Lisboa: ITE, 1975.
FRAENKEL, Heinrich; MANVELL, Roger. Doutor Goebbels.: vida e morte. São Paulo: Madras, 2012.
GARAUDY, Roger. Perspectivas do homem: existencialismo, pensamento católico e marxismo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1965.
JASPERS, Karl. Ambiente espiritual de nuestro tiempo. Barcelona – Buenos Aires: Labor, 1933.
JASPERS, Karl. La fe filosófica. Buenos Aires. Editora Losada, 1953
JASPERS, Karl. Introdução ao pensamento filosófico. São Paulo: Cultrix, 1965.
MARCEL, Gabriel. Journal métaphysique. Paris: Gallimard, 1927.
MARCEL, Gabriel. Le monde cassé. Paris: Plon, 1933a.
MARCEL, Gabriel. Position et approches concrètes du mystère ontologique. Paris: Vrin, 1933b.
MARCEL, Gabriel. Essai de philosophie concrète. Paris: Gallimard, 1940.
MARCEL, Gabriel. Le mystère de l"™être: I - reflexion et mystère. Paris: Aubier, 1951a.
MARCEL, Gabriel. Os homens contra o homem. Porto: Editora Educação Nacional, 1951b.
MARCEL, Gabriel. Decadencia de la sabiduría. Buenos Aires: EMECÉ, 1955.
MARCEL, Gabriel. Diário metafísico. Buenos Aires: Losada, 1957.
MARCEL, Gabriel. Revolução da esperança: rearmamento moral em ação. Rio de Janeiro: José Olympio, 1961.
MARCEL, Gabriel. Diário metafísico: 1928-1933. Madrid: Guadarrama, 1968.
MARCEL, Gabriel. Ser y tener. 2. ed. Madrid: Caparrós, 2003.
MARCEL, Gabriel. Homo viator: prolegómenos a una metafísica de la esperanza. Salamanca: Sígueme, 2005.
MARCEL, Gabriel. Fragmentos filosóficos (1909-1914): com acréscimo de As condições dialéticas de uma filosofia da intuição. Tradução de Claudinei Aparecido de Freitas da Silva. Cascavel, PR: EDUNIOESTE, 2018.
PÉREZ, Julia Urabayer. El pensamiento antropológico de Gabriel Marcel: um canto al ser humano. Navarra: EUNSA, 2001.
PRINI, Pietro. Gabriel Marcel et la méthodologie de l`invérifiable. Paris: Desclée de Brouwer, 1953.
SILVA, Ezir George. A fenomenologia do ser e do ter na visão filosófico-pedagógica de Gabriel Marcel. São Paulo: Edições Loyola, 2019.
SILVA, Ezir George. Educação e filosofia da existência: contribuições de Otto Friedrich Bollnow para a formação humana. São Paulo: LiberArs, 2018.
SILVA, Ezir George. Modernidade & pluralidade: o impacto destes pressupostos filosóficos e sociológicos sobre a educação. Caruaru: FAFICA, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇíO DE DIREITO AUTORAL
1 Ao submeter trabalhos í revista Trilhas Filosóficas, caso este seja aprovado, o autor autoriza sua publicação sem quaisquer ônus para a revista ou para seus editores.
2 Os direitos autorais dos artigos publicados na Trilhas Filosóficas são do autor, com direitos de primeira publicação reservados para este periódico.
3 Fica resguardado ao autor o direito de republicar seu trabalho, do modo como lhe aprouver (em sites, blogs, repositórios, ou na forma de capítulos de livros), desde que em data posterior fazendo a referência í revista Trilhas Filosóficas como publicação original.
4 A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
5 Os originais não serão devolvidos aos autores.
6 As opiniões emitidas pelos autores são de sua inteira e exclusiva responsabilidade.
7 Ao submeterem seus trabalhos í Trilhas Filosóficas os autores certificam que os mesmos são de autoria própria e inéditos, ou seja, não publicados anteriormente em qualquer meio digital ou impresso.
8 A revista Trilhas Filosóficas, motivada em dar ampla divulgação das publicações, poderá replicar os trabalhos publicados nesta revista, através do link da edição de um número publicado, ou mesmo fornecendo o link de artigo específico publicado, em outros meios de comunicação como, por exemplo, redes sociais (Facebook, Academia.Edu, Scribd, etc).
9 A revista Trilhas Filosóficas adota a Política de Acesso Livre para os trabalhos publicados sendo sua publicação de acesso livre, pública e gratuita. Portanto, os autores ao submeterem seus trabalhos concordam que os mesmos são de uso gratuito sob a licença Creative Commons - Atribuição Não-comercial 4.0 Internacional.
10 O trabalho submetido poderá passar por algum software em busca de possíveis plágios para averiguar a autenticidade do material e, assim, assegurar a credibilidade das publicações da Trilhas Filosóficas e do próprio autor diante da comunidade filosófica do país e do exterior.
11 Mas, apesar disto, após aprovação e publicação do artigo, for constatando qualquer ilegalidade, fraude, ou outra atitude que coloque em dúvida a lisura da publicação, em especial a prática de plágio, o trabalho estará automaticamente rejeitado.
12 Caso o trabalho já tenha sido publicado, será imediatamente retirado da base da revista Trilhas Filosóficas, sendo proibida sua posterior citação vinculada a ela e, no número seguinte em que ocorreu a publicação, será comunicado o cancelamento da referida publicação. Em caso de deflagração do procedimento para a retratação do trabalho, os autores serão previamente informados, sendo-lhes garantidos o direito í ampla defesa.
13 Os dados pessoais fornecidos pelos autores serão utilizados exclusivamente para os serviços prestados por essa publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.