O filósofo em tempos sombrios:

participação e aproximações concretas do sentido ontológico

Autores

  • Ezir George Silva UFRPE

DOI:

https://doi.org/10.25244/tf.v13i3.1228

Palavras-chave:

Filósofo. Tempos Sombrios. Gabriel Marcel. Participação. Aproximação.

Resumo

O trabalho reúne textos da Dramaturgia e da Filosofia de Gabriel Marcel, quando tratam da condição existencial de homens e mulheres que viveram os tempos sombrios do século XX. Seu objetivo é ressaltar tanto os aspectos aviltadores da consciência humana quanto os deveres do filósofo diante da realidade e suas aproximações concretas. Pretende caracterizar os modos como o drama e a reflexão permitem uma abordagem de preocupações, conceitos, visões e temas caros ao autor, entre os quais a distinção entre saberes absolutos e intuições filosóficas ou entre Ser e mistério. Visa tanto mostrar a atualidade do pensamento marceliano, como colocar em relevo as questões mais profundas da vivência humana. Mais ainda, apontar subsí­dios fenomenológicos que ajudem a desvelar o que está por traz do visí­vel e do aparente, visando conduzir o leitor à consciência de si no mundo. Ademais, procura identificar as implicações sobre as configurações do processo de formação do Ser, que envolve o combate obstinado e sem tréguas contra o espí­rito de abstração e a favor do humano e sua dignidade, no âmbito de uma cultura globalizada e massificadora dos indiví­duos, em suas formas de ser, viver e pensar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ezir George Silva, UFRPE

Professor Adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco UFRPE, onde ensina e lidera o Grupo de Estudos e Pesquisas em Filosofia da Educação. Doutor e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE. Graduado em Pedagogia e Pós-Graduado em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru (FAFICA). Desde 2019 integra o quadro de professores permanentes do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Centro de Educação - CE. Seus estudos e pesquisas atuais situam-se no âmbito da Filosofia da Educação, com destaque para as questões relacionadas com a Epistemologia da Educação e para as temáticas concernentes í  Educação Comunicativa, Educação e Espiritualidade, Polí­tica e Gestão da Educação Brasileira, o Pensamento Filosófico e sua expressão na cultura brasileira. É autor de Fenomenologia do Ser e do Ter na Visão Filosófico-pedagógica de Gabriel Marcel (São Paulo: Loyola, 2019).

Referências

BOLLNOW, Otto Friedrich. Filosofí­a de la esperanza. Buenos Aires: Compañia General Fabril, 1962.

CLOUTIER, Jean. A era da Emerec ou a comunicação Audio-Scripto-Visual na hora dos self-media. Lisboa: ITE, 1975.

FRAENKEL, Heinrich; MANVELL, Roger. Doutor Goebbels.: vida e morte. São Paulo: Madras, 2012.

GARAUDY, Roger. Perspectivas do homem: existencialismo, pensamento católico e marxismo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1965.

JASPERS, Karl. Ambiente espiritual de nuestro tiempo. Barcelona – Buenos Aires: Labor, 1933.

JASPERS, Karl. La fe filosófica. Buenos Aires. Editora Losada, 1953

JASPERS, Karl. Introdução ao pensamento filosófico. São Paulo: Cultrix, 1965.

MARCEL, Gabriel. Journal métaphysique. Paris: Gallimard, 1927.

MARCEL, Gabriel. Le monde cassé. Paris: Plon, 1933a.

MARCEL, Gabriel. Position et approches concrètes du mystère ontologique. Paris: Vrin, 1933b.

MARCEL, Gabriel. Essai de philosophie concrète. Paris: Gallimard, 1940.

MARCEL, Gabriel. Le mystère de l"™être: I - reflexion et mystère. Paris: Aubier, 1951a.

MARCEL, Gabriel. Os homens contra o homem. Porto: Editora Educação Nacional, 1951b.

MARCEL, Gabriel. Decadencia de la sabidurí­a. Buenos Aires: EMECÉ, 1955.

MARCEL, Gabriel. Diário metafí­sico. Buenos Aires: Losada, 1957.

MARCEL, Gabriel. Revolução da esperança: rearmamento moral em ação. Rio de Janeiro: José Olympio, 1961.

MARCEL, Gabriel. Diário metafí­sico: 1928-1933. Madrid: Guadarrama, 1968.

MARCEL, Gabriel. Ser y tener. 2. ed. Madrid: Caparrós, 2003.

MARCEL, Gabriel. Homo viator: prolegómenos a una metafí­sica de la esperanza. Salamanca: Sí­gueme, 2005.

MARCEL, Gabriel. Fragmentos filosóficos (1909-1914): com acréscimo de As condições dialéticas de uma filosofia da intuição. Tradução de Claudinei Aparecido de Freitas da Silva. Cascavel, PR: EDUNIOESTE, 2018.

PÉREZ, Julia Urabayer. El pensamiento antropológico de Gabriel Marcel: um canto al ser humano. Navarra: EUNSA, 2001.

PRINI, Pietro. Gabriel Marcel et la méthodologie de l`invérifiable. Paris: Desclée de Brouwer, 1953.

SILVA, Ezir George. A fenomenologia do ser e do ter na visão filosófico-pedagógica de Gabriel Marcel. São Paulo: Edições Loyola, 2019.

SILVA, Ezir George. Educação e filosofia da existência: contribuições de Otto Friedrich Bollnow para a formação humana. São Paulo: LiberArs, 2018.

SILVA, Ezir George. Modernidade & pluralidade: o impacto destes pressupostos filosóficos e sociológicos sobre a educação. Caruaru: FAFICA, 2008.

Downloads

Publicado

2020-03-31

Como Citar

SILVA, E. G. O filósofo em tempos sombrios: : participação e aproximações concretas do sentido ontológico. Trilhas Filosóficas, [S. l.], v. 12, n. 3, p. 83–103, 2020. DOI: 10.25244/tf.v13i3.1228. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/1228. Acesso em: 22 dez. 2024.