MARCEL, Gabriel. Fragmentos Filosóficos (1909 - 1914):

com acréscimo de "As Condições Dialéticas de uma Filosofia da Intuição". Tradução de Claudinei Aparecido de Freitas da Silva. Cascavel – PR: EDUNIOESTE, 2018, 93 p.

Autores

  • Ezir George Silva UFRPE

DOI:

https://doi.org/10.25244/tf.v13i3.1245

Palavras-chave:

Fragmentos Filosóficos. Gabriel Marcel. Fenomenologia da Intuição.

Resumo

O Pensamento de Gabriel Marcel situa-se nos discursos e debates sobre Filosofia, Dramaturgia e Música. Marcel foi um escritor fecundo, profundo e engajado. Ao longo de sua trajetória, produziu dezenas de obras cientí­ficas e ensaios sobre Filosofia. Entre seus estilos e produções literárias, destaca-se a dos Fragmentos. Nesse sentido, os Fragmentos Filosóficos (1909 - 1914) revive Marcel na sua juventude, aos vinte anos de idade, despontando como um pensador influente das Ciências Humanas. Os objetivos deste trabalho visam tanto colocar em relevo as questões inicias mais profundas, que serviram para Marcel preparar o caminho a uma criação futura, como brindar a Série Fenomenologia e Existência da UNIOESTE. A pretensão é apontar subsí­dios fenomenológicos que consigam ajudar o leitor a desvelar o sentido de suas próprias concepções e indicar vias de pesquisas e abordagens sobre a configuração do processo de compreensão do Ser, que envolve a multidimensionalidade do homem e suas possibilidades, no contexto de uma cultura da técnica e funcionalizadora da condição humana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ezir George Silva, UFRPE

Professor Adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco UFRPE, onde ensina e lidera o Grupo de Estudos e Pesquisas em Filosofia da Educação. Doutor e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE. Graduado em Pedagogia e Pós-Graduado em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru (FAFICA). Desde 2019 integra o quadro de professores permanentes do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Centro de Educação - CE. Seus estudos e pesquisas atuais situam-se no âmbito da Filosofia da Educação, com destaque para as questões relacionadas com a Epistemologia da Educação e para as temáticas concernentes í  Educação Comunicativa, Educação e Espiritualidade, Polí­tica e Gestão da Educação Brasileira, o Pensamento Filosófico e sua expressão na cultura brasileira. É autor de Fenomenologia do Ser e do Ter na Visão Filosófico-pedagógica de Gabriel Marcel (São Paulo: Loyola, 2019).

Downloads

Publicado

2020-03-31

Como Citar

SILVA, Ezir George. MARCEL, Gabriel. Fragmentos Filosóficos (1909 - 1914): : com acréscimo de "As Condições Dialéticas de uma Filosofia da Intuição". Tradução de Claudinei Aparecido de Freitas da Silva. Cascavel – PR: EDUNIOESTE, 2018, 93 p. . Trilhas Filosóficas, [S. l.], v. 12, n. 3, p. 185–195, 2020. DOI: 10.25244/tf.v13i3.1245. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/1245. Acesso em: 23 jan. 2025.