Ricoeur, Foucault e os mestres da suspeita:
em torno da hermenêutica e do sujeito
Palavras-chave:
Foucault, Ricoeur, hermenêutica, sujeitoResumo
Este texto analisa os comentários feitos nos anos sessenta por Michel Foucault e Paul Ricoeur sobre o significado das obras de Nietzsche, Freud e Marx no que se refere ao papel desempenhado por esses pensadores quanto aos problemas relativos à hermenêutica moderna. É sabido que entre esses dois pensadores franceses não se estabeleceu um diálogo e uma interlocução direta, porém verificam-se semelhanças em suas análises que podem contribuir para a compreensão das mudanças realizadas por Nietzsche, Freud e Marx no pensamento ocidental. Assim, pretende-se apresentar como os autores vêem o papel desses "mestres da suspeita" em relação à noção moderna de hermenêutica e seus desdobramentos sobre a questão do sujeito, principais temas abordados por ambos.
Downloads
Referências
FOUCAULT, Michel (2000). Arqueologia das ciências e história dos sistemas de pensamento. (Ditos e Escritos II). Rio de Janeiro : Forense Universitária.
RICOEUR, Paul (1960). Finitude et culpabilité. Paris : Aubier. Editions Montaigne.
___. (1977). Da Interpretação: ensaio sobre Freud. Rio de Janeiro: Imago Editora Ltda.
___. (1979). Existência e hermenêutica, in O conflito das interpretações: ensaios de hermenêutica. Rio de Janeiro : Imago Editora Ltda.
___. (1988). L"™ ídentité narrative, in Esprit, juillet-août, 1988, pg. 295-305.
___. (1991). L"™ identité narrative, in Revue dês sces humaines. Tome LXXXXV, nº 221 – janvier-mars, 1991, pg. 35 – 47.
___. (1991-A). O Si-Mesmo como um outro. Campinas/SP: Papirus Editora.
___. (1994). Tempo e Narrativa I. Campinas/SP : Papirus Editora.
___. (1995). Tempo e Narrativa II. Campinas/SP : Papirus Editora.
___. (1997). Tempo e Narrativa III. Campinas : Papirus Editora.
___. (2000). A metáfora Viva. São Paulo : Edições Loyola.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇíO DE DIREITO AUTORAL
1 Ao submeter trabalhos í revista Trilhas Filosóficas, caso este seja aprovado, o autor autoriza sua publicação sem quaisquer ônus para a revista ou para seus editores.
2 Os direitos autorais dos artigos publicados na Trilhas Filosóficas são do autor, com direitos de primeira publicação reservados para este periódico.
3 Fica resguardado ao autor o direito de republicar seu trabalho, do modo como lhe aprouver (em sites, blogs, repositórios, ou na forma de capítulos de livros), desde que em data posterior fazendo a referência í revista Trilhas Filosóficas como publicação original.
4 A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
5 Os originais não serão devolvidos aos autores.
6 As opiniões emitidas pelos autores são de sua inteira e exclusiva responsabilidade.
7 Ao submeterem seus trabalhos í Trilhas Filosóficas os autores certificam que os mesmos são de autoria própria e inéditos, ou seja, não publicados anteriormente em qualquer meio digital ou impresso.
8 A revista Trilhas Filosóficas, motivada em dar ampla divulgação das publicações, poderá replicar os trabalhos publicados nesta revista, através do link da edição de um número publicado, ou mesmo fornecendo o link de artigo específico publicado, em outros meios de comunicação como, por exemplo, redes sociais (Facebook, Academia.Edu, Scribd, etc).
9 A revista Trilhas Filosóficas adota a Política de Acesso Livre para os trabalhos publicados sendo sua publicação de acesso livre, pública e gratuita. Portanto, os autores ao submeterem seus trabalhos concordam que os mesmos são de uso gratuito sob a licença Creative Commons - Atribuição Não-comercial 4.0 Internacional.
10 O trabalho submetido poderá passar por algum software em busca de possíveis plágios para averiguar a autenticidade do material e, assim, assegurar a credibilidade das publicações da Trilhas Filosóficas e do próprio autor diante da comunidade filosófica do país e do exterior.
11 Mas, apesar disto, após aprovação e publicação do artigo, for constatando qualquer ilegalidade, fraude, ou outra atitude que coloque em dúvida a lisura da publicação, em especial a prática de plágio, o trabalho estará automaticamente rejeitado.
12 Caso o trabalho já tenha sido publicado, será imediatamente retirado da base da revista Trilhas Filosóficas, sendo proibida sua posterior citação vinculada a ela e, no número seguinte em que ocorreu a publicação, será comunicado o cancelamento da referida publicação. Em caso de deflagração do procedimento para a retratação do trabalho, os autores serão previamente informados, sendo-lhes garantidos o direito í ampla defesa.
13 Os dados pessoais fornecidos pelos autores serão utilizados exclusivamente para os serviços prestados por essa publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.