Nietzsche e a educação:

autonomia, cultura e transformação

Autores

  • Marcos de Camargo Von Zuben UERN
  • Rodolfo Rodrigues Medeiros Colégio Diocesano Seridoense (CDS)

Palavras-chave:

Autonomia, Educação, Cultura, Nietzsche, Transformação

Resumo

O presente artigo promove uma reflexão acerca do papel e da finalidade da educação tendo por base o pensamento do filósofo alemão Friedrich Nietzsche (1844 - 1900). Partir-se-á da crí­tica nietzschiana ao sistema educacional alemão de sua época. Num segundo momento, serão expostas suas reflexões acerca da autenticidade de conceitos como autonomia, liberdade e cultura. Por fim, será discutido o papel da educação nietzschiana. Voltada para a autossuperação, nela a cultura é tratada como um fim e não como um meio.

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Biografia do Autor

Marcos de Camargo Von Zuben, UERN

Doutor em Filosofia pela Unicamp, professor adjunto do departamento de filosofia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte/UERN. Apoio MCT/CNPq e Governo do Estado do Rio Grande do Norte/FAPERN (E-mail: zuben@uol.com.br).

Rodolfo Rodrigues Medeiros, Colégio Diocesano Seridoense (CDS)

Graduado (Licenciatura) em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte/UERN, Campus Caicó - CaC. Atualmente, leciona filosofia para alunos do Ensino Médio no Colégio Diocesano Seridoense (CDS), instituição da rede privada de ensino da cidade de Caicó/RN (E-mail: rodolfo.caico@hotmail.com).

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Publicado

2020-05-09

Como Citar

ZUBEN, M. de C. V.; MEDEIROS, R. R. Nietzsche e a educação: : autonomia, cultura e transformação. Trilhas Filosóficas, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 71–93, 2020. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/1803. Acesso em: 1 jul. 2024.

Edição

Seção

FLUXO CONTíNUO