ARENDT, VOEGELIN E A ANÁLISE SOBRE A INSURGÊNCIA DOS MOVIMENTOS TOTALITÁRIOS:
diferentes pressupostos filosóficos
DOI:
https://doi.org/10.25244/tf.v13i1.43Palavras-chave:
Hannah Arendt. Eric Voegelin. Filosofia. Movimentos Totalitários.Resumo
Este artigo é um recorte de uma pesquisa realizada junto ao programa de Mestrado Profissional em Filosofia – PROF-FILO, ofertado pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN. O trabalho pretende apresentar características da perspectiva filosófica bem como das reflexões a respeito dos elementos que colaboraram para o advento dos movimentos totalitários com base na concepção de Hannah Arendt (2012, 2016) e Eric Voegelin (1982, 2002, 2007b). Os problemas investigados são: quais as características da atividade filosófica de acordo com Arendt e Voegelin? Para eles, quais fatores contribuíram para o surgimento e ascensão dos regimes totalitários na Europa? As teses ora levantadas são, respectivamente, as seguintes: Arendt centra sua investigação filosófica na análise de fatos histórico-sociais, promovendo uma aliança entre reflexão e ação políticas, enquanto Voegelin, através de uma filosofia histórico-transcendental, visa resgatar conceitos da filosofia clássica que traduzem as experiências engendradoras da ordem da realidade e da consciência do indivíduo; Arendt atribui a ascensão dos movimentos totalitários a fatores como o colapso do sistema partidário e o aparato de propagação ideológica, já Voegelin indica fatores como a decadência espiritual promovida pelas religiões de credo imanentistas. As discussões que fundamentam esta empresa serão desenvolvidas pela revisão bibliográfica.
Downloads
Referências
AQUINO, Julio Groppa; REGO, Teresa Cristina (orgs.). Hannah Arendt Pensa a Educação [livro eletrônico]: a educação em tempos sombrios (Coleção biblioteca do professor). São Paulo: Editora Segmento, 2014.
ARENDT, Hannah. Entre o Passado e o Futuro. Trad. Mauro W Barbosa. São Paulo: Perspectiva, 2016.
ARENDT, Hannah. Origens do Totalitarismo: antissemitismo, imperialismo, totalitarismo. Trad. Roberto Raposo. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.
CORREIA, Adriano. Hannah Arendt. Coleção filosofia passo-a-passo – vol. 73. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2007.
ECCEL, Daiane. Entre a Política e a Metafísica: filosofia política em Hannah Arendt e Eric Voegelin. Tese (Doutorado). Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2015.
FEDERECI, Michael P. Eric Voegelin: a restauração da ordem. Trad. Elpídio Mário Dantas Fonseca. São Paulo: É Realizações, 2011.
FERGUSON, Sinclair B; WRIGHT, David F. Novo Dicionário de Teologia. São Paulo: Hagnos, 2009.
SANDOZ, Ellis. A Revolução Voegeliniana: uma introdução biográfica. Trad. Elpídio Mário Dantas Fonseca. São Paulo: É Realizações, 2010.
VOEGELIN, Eric. A Nova Ciência da Política. 2ª ed. Trad. José Viegas Filho. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1982.
VOEGELIN, Eric. As Religiões Políticas. Trad. Teresa Marques da Silva. Lisboa: Vega Limitada, 2002.
VOEGELIN, Eric. Ciencia, Política y Gnosis. In: El Asesinato de Dios y Otros Escritos Políticos. Buenos Aires: Hydra, 2009.
VOEGELIN, Eric. Hitler e os Alemães. Trad. Elpídio Mário Dantas Fonseca. São Paulo: É Realizações, 2007a.
VOEGELIN, Eric. Reflexões Autobiográficas. Trad. Maria Inês de Carvalho. São Paulo: É Realizações, 2007b.
WEBB, Eugene. Eric Voegelin: philosopher of history. Washington: University Of Washington Press, 2014 (Kindle).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇíO DE DIREITO AUTORAL
1 Ao submeter trabalhos í revista Trilhas Filosóficas, caso este seja aprovado, o autor autoriza sua publicação sem quaisquer ônus para a revista ou para seus editores.
2 Os direitos autorais dos artigos publicados na Trilhas Filosóficas são do autor, com direitos de primeira publicação reservados para este periódico.
3 Fica resguardado ao autor o direito de republicar seu trabalho, do modo como lhe aprouver (em sites, blogs, repositórios, ou na forma de capítulos de livros), desde que em data posterior fazendo a referência í revista Trilhas Filosóficas como publicação original.
4 A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
5 Os originais não serão devolvidos aos autores.
6 As opiniões emitidas pelos autores são de sua inteira e exclusiva responsabilidade.
7 Ao submeterem seus trabalhos í Trilhas Filosóficas os autores certificam que os mesmos são de autoria própria e inéditos, ou seja, não publicados anteriormente em qualquer meio digital ou impresso.
8 A revista Trilhas Filosóficas, motivada em dar ampla divulgação das publicações, poderá replicar os trabalhos publicados nesta revista, através do link da edição de um número publicado, ou mesmo fornecendo o link de artigo específico publicado, em outros meios de comunicação como, por exemplo, redes sociais (Facebook, Academia.Edu, Scribd, etc).
9 A revista Trilhas Filosóficas adota a Política de Acesso Livre para os trabalhos publicados sendo sua publicação de acesso livre, pública e gratuita. Portanto, os autores ao submeterem seus trabalhos concordam que os mesmos são de uso gratuito sob a licença Creative Commons - Atribuição Não-comercial 4.0 Internacional.
10 O trabalho submetido poderá passar por algum software em busca de possíveis plágios para averiguar a autenticidade do material e, assim, assegurar a credibilidade das publicações da Trilhas Filosóficas e do próprio autor diante da comunidade filosófica do país e do exterior.
11 Mas, apesar disto, após aprovação e publicação do artigo, for constatando qualquer ilegalidade, fraude, ou outra atitude que coloque em dúvida a lisura da publicação, em especial a prática de plágio, o trabalho estará automaticamente rejeitado.
12 Caso o trabalho já tenha sido publicado, será imediatamente retirado da base da revista Trilhas Filosóficas, sendo proibida sua posterior citação vinculada a ela e, no número seguinte em que ocorreu a publicação, será comunicado o cancelamento da referida publicação. Em caso de deflagração do procedimento para a retratação do trabalho, os autores serão previamente informados, sendo-lhes garantidos o direito í ampla defesa.
13 Os dados pessoais fornecidos pelos autores serão utilizados exclusivamente para os serviços prestados por essa publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.