Por uma nova filosofia (parte I):
o projeto filosófico de Emmanuel Lévinas a partir da temporalidade
Palavras-chave:
ética, ontologia, responsabilidade, enigma, transcendência.Resumo
Já desde o século XIX, acentuando-se tal fato no período posterior à revolução lingüística do século XX, a filosofia deixa transparecer claramente um momento de crise interna. São tantas as verdades a serem defendidas, tantas as moralidades, tantas as interpretações. O discurso sobre os limites da nossa capacidade em dizer a verdade e a ética parece induzir a acreditar que, como não se pode dizê-las completamente, não se pode dizer nada sobre estas. A assunção do Nihilismo especulativo e ético parece ser uma boa saída. Entretanto, esta crise estaria relacionada com a própria natureza do logos ocidental ou seria identificada como uma falha no interior de seu percurso? A reflexão filosófica contemporânea tem procurado intensificar estas discussões. Dentre os principais autores, encontramos E. Lévinas e sua tentativa de salvar a amizade pela sabedoria fora do que nós denominamos de filosofia ocidental. Neste seu percurso, um novo modo de falar e escrever, um novo modo de filosofar deve ser construído. Um novo modo onde a ética assuma o primado e seja anteposta à ontologia.
Downloads
Referências
D"™AGOSTINI, f. Breve Storia della Filosofia nel Novecento, L"™anomalia paradigmatica. Piccola Biblioteca Einaudi, Torino 1999.
LèVINAS, e. Il tempo e L"™Altro. Tradução do Francês de Francesco P. Ciglia, Il melangolo, Genova 2001.
___.Totalití ed Infinito. Saggio sull"™esteriorití . Tradução do Francês de A. Dell"™Asta, 2a ed., Jaca Book, Milano 2000.
___.La Traccia dell"™Altro. Tradução de F. Ciaramelli, Napoli 1979.
___.Altrimenti che Essere o Al di lí dell"™essenza. Tradução do Francês de S. Petrosino e Maria Teresa Aiello, Jaca Book, Milano 2002.
___.Tra Noi. Saggi sul pensare-all"™Altro. Tradução do Francês de Emilio Baccarini, Jaca Book, Milano 2002. SANSONETTI, g. L"™Altro e il Tempo. La temporalití nel pensiero di Emmanuel Lèvinas. Cappelli editore, Bologna 1985.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇíO DE DIREITO AUTORAL
1 Ao submeter trabalhos í revista Trilhas Filosóficas, caso este seja aprovado, o autor autoriza sua publicação sem quaisquer ônus para a revista ou para seus editores.
2 Os direitos autorais dos artigos publicados na Trilhas Filosóficas são do autor, com direitos de primeira publicação reservados para este periódico.
3 Fica resguardado ao autor o direito de republicar seu trabalho, do modo como lhe aprouver (em sites, blogs, repositórios, ou na forma de capítulos de livros), desde que em data posterior fazendo a referência í revista Trilhas Filosóficas como publicação original.
4 A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
5 Os originais não serão devolvidos aos autores.
6 As opiniões emitidas pelos autores são de sua inteira e exclusiva responsabilidade.
7 Ao submeterem seus trabalhos í Trilhas Filosóficas os autores certificam que os mesmos são de autoria própria e inéditos, ou seja, não publicados anteriormente em qualquer meio digital ou impresso.
8 A revista Trilhas Filosóficas, motivada em dar ampla divulgação das publicações, poderá replicar os trabalhos publicados nesta revista, através do link da edição de um número publicado, ou mesmo fornecendo o link de artigo específico publicado, em outros meios de comunicação como, por exemplo, redes sociais (Facebook, Academia.Edu, Scribd, etc).
9 A revista Trilhas Filosóficas adota a Política de Acesso Livre para os trabalhos publicados sendo sua publicação de acesso livre, pública e gratuita. Portanto, os autores ao submeterem seus trabalhos concordam que os mesmos são de uso gratuito sob a licença Creative Commons - Atribuição Não-comercial 4.0 Internacional.
10 O trabalho submetido poderá passar por algum software em busca de possíveis plágios para averiguar a autenticidade do material e, assim, assegurar a credibilidade das publicações da Trilhas Filosóficas e do próprio autor diante da comunidade filosófica do país e do exterior.
11 Mas, apesar disto, após aprovação e publicação do artigo, for constatando qualquer ilegalidade, fraude, ou outra atitude que coloque em dúvida a lisura da publicação, em especial a prática de plágio, o trabalho estará automaticamente rejeitado.
12 Caso o trabalho já tenha sido publicado, será imediatamente retirado da base da revista Trilhas Filosóficas, sendo proibida sua posterior citação vinculada a ela e, no número seguinte em que ocorreu a publicação, será comunicado o cancelamento da referida publicação. Em caso de deflagração do procedimento para a retratação do trabalho, os autores serão previamente informados, sendo-lhes garantidos o direito í ampla defesa.
13 Os dados pessoais fornecidos pelos autores serão utilizados exclusivamente para os serviços prestados por essa publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.