Uma Proposta de Filosofia para o Ensino Médio

Autores

  • Galileu Galilei Medeiros de Souza UERN
  • José Teixeira Neto

Palavras-chave:

Filosofia, Educação, Ensino médio

Resumo

A ação filosófica, inseparável do processo educativo, como toda atividade humana livre, nunca é neutra. O retorno da filosofia no Ensino Médio brasileiro exige a tomada de decisões relacionadas a perguntas fundamentais a respeito do seu ensino-aprendizagem: que filosofia trabalhar no ensino médio? Com que meios? Como deve ser a formação dos professores? Ademais, outras questões acompanham a obrigatoriedade da filosofia neste ní­vel de ensino: ela está sendo assumida pelas Instituições Superiores nos exames seletivos? É necessário o estabelecimento de inadiável diálogo democrático em torno destas questões. O presente artigo nasce como uma tentativa de contribuição neste âmbito.

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Biografia do Autor

Galileu Galilei Medeiros de Souza, UERN

Mestre em filosofia pela Pontifí­cia Universidade Gregoriana de Roma, professor do departamento de filosofia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN e aluno do curso de doutorado em filosofia da UFRN/UFPE/UFPB.

José Teixeira Neto

Mestre em filosofia pela Pontifí­cia Universidade Gregoriana de Roma, doutor em filosofia pela UFRN e professor do departamento de filosofia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN.

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Publicado

2020-05-09

Como Citar

SOUZA, G. G. M. de; TEIXEIRA NETO, J. . Uma Proposta de Filosofia para o Ensino Médio. Trilhas Filosóficas, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 41–56, 2020. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/1794. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

FLUXO CONTíNUO