Uma Proposta de Filosofia para o Ensino Médio

Autores

  • Galileu Galilei Medeiros de Souza UERN
  • José Teixeira Neto

Palavras-chave:

Filosofia, Educação, Ensino médio

Resumo

A ação filosófica, inseparável do processo educativo, como toda atividade humana livre, nunca é neutra. O retorno da filosofia no Ensino Médio brasileiro exige a tomada de decisões relacionadas a perguntas fundamentais a respeito do seu ensino-aprendizagem: que filosofia trabalhar no ensino médio? Com que meios? Como deve ser a formação dos professores? Ademais, outras questões acompanham a obrigatoriedade da filosofia neste ní­vel de ensino: ela está sendo assumida pelas Instituições Superiores nos exames seletivos? É necessário o estabelecimento de inadiável diálogo democrático em torno destas questões. O presente artigo nasce como uma tentativa de contribuição neste âmbito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Galileu Galilei Medeiros de Souza, UERN

Mestre em filosofia pela Pontifí­cia Universidade Gregoriana de Roma, professor do departamento de filosofia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN e aluno do curso de doutorado em filosofia da UFRN/UFPE/UFPB.

José Teixeira Neto

Mestre em filosofia pela Pontifí­cia Universidade Gregoriana de Roma, doutor em filosofia pela UFRN e professor do departamento de filosofia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN.

Referências

BERTI, E. La prospecttiva metafí­sica tra analititi ed ermeneutici. Disponí­vel em: < http://www.swif.uniba.it/lei/swifdisc/metaf.htm >. Acesso em 04.12.2010.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei n. 9.394 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB. Brasí­lia, 1996

______. Ministério da Educação. Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais – Ciências Humanas e as suas tecnologias. Brasí­lia, 1999.

CARVALHO, L. M. G. X. Sociologia e Filosofia no ensino Médio: mudanças profundas na educação brasileira. Trilhas Filosóficas. v. 1. n. 1, p. 117-127, jan./jun. 2008.

COSTA, J. C. A situação do ensino filosófico no Brasil. In: Panorama da História da Filosofia no Brasil. São Paulo: Cultrix, 1959.

D"™AGOSTINI. F. Analitici e Continentali: guida alla filosofia degli ultimi trent"™anni. Milano: Raffaello Cortina, 1997.

DELEUZE, G.; GUATTARI, F. O que é a Filosofia? São Paulo: Editora 34, 1992.

DELORS, J. Educação: um tesouro a descobrir. São Paulo/Brasí­lia: Cortez/MEC/UNESCO, 2001 [Relatório para a Unesco da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI].

GALLO, S.; KOHAN, W. Crí­tica de alguns lugares comuns ao se pensar a Filosofia no ensino médio. In: ______ (org.). Filosofia no Ensino Médio. v. 6. Rio de Janeiro : Vozes, 2000.

GALLO, S. A Função da Filosofia na Escola e seu Caráter Interdisciplinar. In: Seminário: A Filosofia no Ensino Médio: legislação e conteúdo programático - parte III. Depto de Educação. UNESP/Rio Claro. 12.06.2003. (texto digitado)

PAGNI, P. A. O Ensino de Filosofia nas Obras de Kant, de Hegel e de Nietzsche: uma breve análise histórico-filosófica. Reflexão e Ação. v. 10, n. 2, p. 111-136, jul./dez. 2002.

PECHULA, M. R. Reflexões acerca da filosofia no ensino médio: o papel da disciplina e de seus conteúdos em sala de aula. Disponí­vel em:
<http://www.unesp.br/prograd/PDFNE2003/Reflexoes%20acerca%20da%20Filosofia.pdf >. Acesso em: 04.12.2010.

SEVERINO, A. J. Do Ensino da Filosofia: estratégias interdisciplinares. In: Seminário: A Filosofia no Ensino Médio: legislação e conteúdo programático – parte I. Depto de Educação. UNESP/ Rio Claro. 15.04.2003. (Texto digitado).

SOFISTE, J. G. Sócrates e o ensino da filosofia: investigação dialógica – uma pedagogia para a docência de Filosofia. Petrópolis: Vozes, 2007.

TOMAZETTI, E. Filosofia no ensino médio e seu professor: algumas reflexões. Educação. v. 27, n. 2, 2002. Disponí­vel em: <http://coralx.ufsm.br/revce/revce/2002/02/a7.htm > Acesso em: 04.12.2010.

Downloads

Publicado

2020-05-09

Como Citar

SOUZA, G. G. M. de; TEIXEIRA NETO, J. . Uma Proposta de Filosofia para o Ensino Médio. Trilhas Filosóficas, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 41–56, 2020. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/1794. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

FLUXO CONTíNUO