Uma Proposta de Filosofia para o Ensino Médio

Authors

  • Galileu Galilei Medeiros de Souza UERN
  • José Teixeira Neto

Keywords:

Philosophy, Education, High school

Abstract

The action philosophical, inseparable from the educational process, as all human activity free, is never neutral. The return of philosophy in secondary education in Brazil requires making decisions related to fundamental questions about their teaching and learning: that philosophy to work in high school? How? How should teacher training? Besides, other issues accompanying the obligatory philosophy this level of education: it is being assumed by Higher Institutions in admission exams? It is necessary to establish urgent democratic dialogue around these issues. This paper comes as an attempt to contribute in this area.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Galileu Galilei Medeiros de Souza, UERN

Mestre em filosofia pela Pontifí­cia Universidade Gregoriana de Roma, professor do departamento de filosofia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN e aluno do curso de doutorado em filosofia da UFRN/UFPE/UFPB.

José Teixeira Neto

Mestre em filosofia pela Pontifí­cia Universidade Gregoriana de Roma, doutor em filosofia pela UFRN e professor do departamento de filosofia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN.

References

BERTI, E. La prospecttiva metafí­sica tra analititi ed ermeneutici. Disponí­vel em: < http://www.swif.uniba.it/lei/swifdisc/metaf.htm >. Acesso em 04.12.2010.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei n. 9.394 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB. Brasí­lia, 1996

______. Ministério da Educação. Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais – Ciências Humanas e as suas tecnologias. Brasí­lia, 1999.

CARVALHO, L. M. G. X. Sociologia e Filosofia no ensino Médio: mudanças profundas na educação brasileira. Trilhas Filosóficas. v. 1. n. 1, p. 117-127, jan./jun. 2008.

COSTA, J. C. A situação do ensino filosófico no Brasil. In: Panorama da História da Filosofia no Brasil. São Paulo: Cultrix, 1959.

D"™AGOSTINI. F. Analitici e Continentali: guida alla filosofia degli ultimi trent"™anni. Milano: Raffaello Cortina, 1997.

DELEUZE, G.; GUATTARI, F. O que é a Filosofia? São Paulo: Editora 34, 1992.

DELORS, J. Educação: um tesouro a descobrir. São Paulo/Brasí­lia: Cortez/MEC/UNESCO, 2001 [Relatório para a Unesco da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI].

GALLO, S.; KOHAN, W. Crí­tica de alguns lugares comuns ao se pensar a Filosofia no ensino médio. In: ______ (org.). Filosofia no Ensino Médio. v. 6. Rio de Janeiro : Vozes, 2000.

GALLO, S. A Função da Filosofia na Escola e seu Caráter Interdisciplinar. In: Seminário: A Filosofia no Ensino Médio: legislação e conteúdo programático - parte III. Depto de Educação. UNESP/Rio Claro. 12.06.2003. (texto digitado)

PAGNI, P. A. O Ensino de Filosofia nas Obras de Kant, de Hegel e de Nietzsche: uma breve análise histórico-filosófica. Reflexão e Ação. v. 10, n. 2, p. 111-136, jul./dez. 2002.

PECHULA, M. R. Reflexões acerca da filosofia no ensino médio: o papel da disciplina e de seus conteúdos em sala de aula. Disponí­vel em:
<http://www.unesp.br/prograd/PDFNE2003/Reflexoes%20acerca%20da%20Filosofia.pdf >. Acesso em: 04.12.2010.

SEVERINO, A. J. Do Ensino da Filosofia: estratégias interdisciplinares. In: Seminário: A Filosofia no Ensino Médio: legislação e conteúdo programático – parte I. Depto de Educação. UNESP/ Rio Claro. 15.04.2003. (Texto digitado).

SOFISTE, J. G. Sócrates e o ensino da filosofia: investigação dialógica – uma pedagogia para a docência de Filosofia. Petrópolis: Vozes, 2007.

TOMAZETTI, E. Filosofia no ensino médio e seu professor: algumas reflexões. Educação. v. 27, n. 2, 2002. Disponí­vel em: <http://coralx.ufsm.br/revce/revce/2002/02/a7.htm > Acesso em: 04.12.2010.

Published

2020-05-09

How to Cite

SOUZA, Galileu Galilei Medeiros de; TEIXEIRA NETO, José. Uma Proposta de Filosofia para o Ensino Médio. Trilhas Filosóficas, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 41–56, 2020. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/1794. Acesso em: 5 dec. 2025.

Issue

Section

FLUXO CONTíNUO

Most read articles by the same author(s)