Traços sobre o problema do conhecimento e da linguagem no pensamento de Nicolau de Cusa

Autores

  • José Teixeira Neto UERN
  • Klédson Tiago Alves de Souza UERN

Palavras-chave:

Nicolau de Cusa, Conhecimento, Linguagem, Princí­pio, Máximo

Resumo

A compreensão e a linguagem são limitadas quando o objeto do conhecimento é o Máximo, uno e infinito. O presente artigo busca indicar os limites do conhecimento e do discurso sobre o princí­pio primeiro de todas as coisas. Para tanto, primeiramente, discutirá sobre o modo como Nicolau de Cusa (1401-1464) compreende o Máximo Absoluto; em um segundo momento, a partir do De docta ignorantia, analisará a relação de disproportio entre o finito e o infinito (A douta ignorância, L. I, Cap. III, n. 9) e, por fim, analisará a presença e necessidade de uma linguagem simbólica comunicante, tendo em vista a imprecisão e carência das afirmações sobre o princí­pio primeiro. Como admitir a possibilidade de se conhecer o infinito quando se considera a lógica da razão e ideia de disproportio? Cusano afirma que o maximum em sentido absoluto é inteligí­vel de maneira incompreensí­vel e, seguindo a mesma lógica, é nominável de maneira inominável. O presente artigo está dividido em dois momentos: primeiro, "Compreender de modo incompreensí­vel o princí­pio primeiro" e, segundo, "Nomear de modo inominável o que se compreende de modo incompreensí­vel". Para indicar os traços sobre o problema do conhecimento e da linguagem na especulação cusana, o trabalho em questão seguirá em linhas gerais as questões apontadas por Nicolau de Cusa no De docta ignorantia (1440) e do De non aliud (1462).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Teixeira Neto, UERN

Professor do Curso de Licenciatura em Filosofia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Email: josteix@hotmail.com.

Klédson Tiago Alves de Souza, UERN

Aluno do Curso de Licenciatura em Filosofia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Email: magal.ic@hotmail.com.

Referências

ÁLVAREZ GÓMEZ, Mariano. Concordancia en la diferencia según Nicolás de Cusa. In: ÁLVAREZ GÓMEZ, Mariano & ANDRÉ, João Maria. Coincidencia de Opuestos y Concordia: Los Caminos del Pensamiento en Nicolás de Cusa. Actas del Congreso Internacional celebrado en Coimbra y Salamanca los dí­as 5 a 9 de noviembre de 2001. Tomo II. Salamanca: Sociedad Castellano-Leonesa de Filosofia, 2002, p. 17-35.

ANDRÉ, João Maria. Sentido, simbolismo e interpretação no discurso filosófico de Nicolau de Cusa. Lisboa/PT: Ed. Fundação Calouste Gulbenkian, 1997.

ANDRÉ, João Maria. Nicolau de Cusa e a força da palavra. Revista Filosófica de Coimbra – nº 29 (2006); p. 3-32.

ANDRÉ, João Maria. Introdução. In: NICOLAU DE CUSA. O Não Outro. Trad. João Maria André. Porto/PT: Ed. Imago Mundi, 2012, p. 7-50.

ANDRÉ, João Maria. Introdução. In: NICOLAU DE CUSA. A Douta Ignorância. Trad. João Maria André. Lisboa/PT: Ed. Fundação Calouste Gulbenkian, 2008, p. V- XLII.
BAUCHWITZ, O. F. O inominado dos nomes como o sem-nome vindouro: Eriúgena e Nicolau de Cusa. Scintilla: Revista de Filosofia e Mí­stica Medieval. Curitiba: Faculdade de Filosofia São Boaventura, Sociedade Brasileira de Filosofia Medieval. Vol. 3 – n°2 – jul./dez. 2006/Semestral (p. 25 – 55). Disponí­vel em: http://www.saoboaventura.edu.br/pdf/scintillavol3n2.pdf. acesso em: 03 de Março de 2015.

CASSIRER, E. Indiví­duo e cosmo na filosofia do Renascimento. Trad. Mario Eduardo Viaro. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
D"™AMICO, Claudia. Identidad en la alteridad. La doctrina de la esencia única en De docta ignorantia de Nicolás de Cusa. Scintilla. Revista de Filosofia e mí­stica medieval. Vol. 4 – nº1 – jan./jun. 2004; p. 23-39.

GUENDELMAN, C. K. Desejo e percurso na construção do conhecimento: aspectos pedagógicos na obra de Nicolau de Cusa. Orientação Ní­lson José Machado. São Paulo: s.n., 2014; 216f.

GUISALBERTI, Alessandro. As raí­zes medievais do pensamento moderno. Trad. Sivar Hoeppner Ferreira. 2ª Ed. São Paulo: Instituto Brasileiro de Filosofia e Ciência "Raimundo Lúlio (Ramon Llull), 201.

NICHOLAS OF CUSA. On learned ignorance (De Docta Ignorantia). In. Nicholas of Cusa on learned ignorance. A Translation and an Appraisal of De docta ignorantia. Translated into English by Jasper Hopkins. Second edition, 1985. Minneapolis /USA: The Arthur J. Banning Press, 1985.

NICHOLAS OF CUSA. The layman on mind (Idiota de mente). In. Nicholas of Cusa The Layman on mind. A Translation and an Appraisal of Idiota de mente. Translated into English by Jasper Hopkins. Minneapolis/USA: The Arthur J. Banning Press, 1996.

NICOLAU DE CUSA. A Douta Ignorância. Trad. João Maria André. Lisboa/PT: Ed. Fundação Calouste Gulbenkian, 2008.

NICOLAU DE CUSA. A Visão de Deus. Trad. João Maria André. Lisboa/PT: Ed. Fundação Calouste Gulbenkian, 2012.

NICOLAU DE CUSA. O Não Outro. Trad. João Maria André. Porto/PT: Ed. Imago Mundi, 2012.

NICOLAI DE CUSA. De docta ignorantia. Disponí­vel em: http://www.cusanus-portal.de/content/werke.php?id=EpistNicBonon_1. Acesso em 13 de Março de 2015, í s 15h.

NICOLAI DE CUSA. De non aliud. Disponí­vel em: http://www.cusanus-portal.de/content/werke.php?id=EpistNicBonon_1. Acesso em 23 de Março de 2015, í s 7h.

NICOLAI DE CUSA. De beryllo. Dinponí­vel em: http://www.cusanus-portal.de/content/werke.php?id=EpistNicBonon_1. Acesso em 13 de Março de 2015, í s 7h.

NICOLAI DE CUSA. Idiota de mente. Disponí­vel em: http://www.cusanus-portal.de/content/werke.php?id=EpistNicBonon_1. Acesso em 10 de Março de 2015, í s 7h.

SANTO ANSELMO. Proslogion. Seguido do Livro em Favor de um insensato, de Gaunilo, e do Livro Apologético. Tradução, introdução e comentários de Costa Macedo. Porto/Portugal: Porto Editora, 1996.

TEIXEIRA NETO, José. Nexus: da relacionalidade do princí­pio à "metafí­sica do inominável" em Nicolau de Cusa. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes. Programa de Pós-Graduação em Filosofia, 2012.

TEIXEIRA NETO, José. A "mí­stica do logos" e o fundamento da filosofia da linguagem de Nicolau de Cusa. Transformação. Marí­lia: v. 38, n. 1, 2015. p. 9-28. Disponí­vel em: http://revistas.marilia.unesp.br/index.php/transformacao/article/view/4871. Acesso em 01 de Julho de 2015, í s 10h40min.

Downloads

Publicado

2020-06-06

Como Citar

TEIXEIRA NETO, José; SOUZA, Klédson Tiago Alves de. Traços sobre o problema do conhecimento e da linguagem no pensamento de Nicolau de Cusa. Trilhas Filosóficas, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 11–23, 2020. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/1940. Acesso em: 23 jan. 2025.

Edição

Seção

FLUXO CONTíNUO