NICOLAU DE CUSA. O ápice da teoria.

Autores

  • José Teixeira Neto UERN
  • Francisco de Assis Costa da Silva UERN

Palavras-chave:

Nicolau de Cusa, ípice da teoria

Resumo

O presente trabalho não pretende ser uma tradução crí­tica do último escrito de Nicolau de Cusa (1401-1464). Interessa-nos apresentar, principalmente aos nossos estudantes, uma amostra da potente especulação filosófica do Cusano na esperança de que a leitura desse diálogo os estimule a conhecer o Cardeal de Cusa e a sua filosofia. O De apice theoriæ, escrito em 1464, ano da morte Nicolau de Cusa, apresenta-se em forma de diálogo com o seu secretário Pedro de Erklentz. A obra foi traduzida para o alemão com o tí­tulo Die höchste Stufe der Betrachtung (O degrau mais alto da contemplação); a tradução inglesa manteve o tí­tulo original, mas incluiu uma "explicação" entre parênteses: De apice theoriæ (concerning the loftiest level of contemplative reflection). Os tradutores italianos preferiram traduzir literalmente o tí­tulo por L"™apice della teoria em duas versões diferentes. Já o tradutor espanhol traduziu por El cumbre de la teoria justificando que a palavra "ápice" em espanhol é ambí­güa. Entretanto, manteve o termo teoria pelo seu "conteúdo metafí­sico" e pela sua relação com "visão" não afastando a possibilidade de traduzir theoriæ por contemplação (Luis González, 2001, p. 232). No Brasil existe uma tradução do De apice theoriæ na revista Scintilla (Curitiba, vol. 4, n. 1, p. 131-139, jan.-jun. 2007. Disponí­vel em: < http://www.saoboaventura.edu.br/pdf/scintillavol4n1.pdf >.). Porém o texto está incompleto, pois falta a parte que vai do número [5] linha 10 até o número [6] linha 13 (conforme versão bilí­ngüe latim-alemão).Por outro lado, a nossa tradução se diferencia daquela pelas notas explicativas que apresentamos e pelo cotejamento junto a versões relevantes em diferentes idiomas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Teixeira Neto, UERN

Mestre em Filosofia pela Pontificia Universití  Gregoriana di Roma (PUG-Roma), doutorando em Filosofia na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PIDFIL/UFPB-UFRN-UFPE) e professor do Curso de Filosofia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (CAS/UERN).

Francisco de Assis Costa da Silva, UERN

Doutor em Teologia pela Pontificia Universití  Gregoriana di Roma (PUG-Roma), com bacharelado em Letras Clássicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), e professor do Departamento de Letras da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), atuando na área de Lí­ngua e Literatura Latinas.

Downloads

Publicado

2020-05-07

Como Citar

TEIXEIRA NETO, J. .; SILVA, F. de A. C. da . NICOLAU DE CUSA. O ápice da teoria. Trilhas Filosóficas, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 127–148, 2020. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/1754. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

TRADUÇÃO