NICOLAU DE CUSA. O ápice da teoria.

Auteurs

  • José Teixeira Neto UERN
  • Francisco de Assis Costa da Silva UERN

Mots-clés :

Nicolau de Cusa, ípice da teoria

Résumé

O presente trabalho não pretende ser uma tradução crí­tica do último escrito de Nicolau de Cusa (1401-1464). Interessa-nos apresentar, principalmente aos nossos estudantes, uma amostra da potente especulação filosófica do Cusano na esperança de que a leitura desse diálogo os estimule a conhecer o Cardeal de Cusa e a sua filosofia. O De apice theoriæ, escrito em 1464, ano da morte Nicolau de Cusa, apresenta-se em forma de diálogo com o seu secretário Pedro de Erklentz. A obra foi traduzida para o alemão com o tí­tulo Die höchste Stufe der Betrachtung (O degrau mais alto da contemplação); a tradução inglesa manteve o tí­tulo original, mas incluiu uma "explicação" entre parênteses: De apice theoriæ (concerning the loftiest level of contemplative reflection). Os tradutores italianos preferiram traduzir literalmente o tí­tulo por L"™apice della teoria em duas versões diferentes. Já o tradutor espanhol traduziu por El cumbre de la teoria justificando que a palavra "ápice" em espanhol é ambí­güa. Entretanto, manteve o termo teoria pelo seu "conteúdo metafí­sico" e pela sua relação com "visão" não afastando a possibilidade de traduzir theoriæ por contemplação (Luis González, 2001, p. 232). No Brasil existe uma tradução do De apice theoriæ na revista Scintilla (Curitiba, vol. 4, n. 1, p. 131-139, jan.-jun. 2007. Disponí­vel em: < http://www.saoboaventura.edu.br/pdf/scintillavol4n1.pdf >.). Porém o texto está incompleto, pois falta a parte que vai do número [5] linha 10 até o número [6] linha 13 (conforme versão bilí­ngüe latim-alemão).Por outro lado, a nossa tradução se diferencia daquela pelas notas explicativas que apresentamos e pelo cotejamento junto a versões relevantes em diferentes idiomas.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

José Teixeira Neto, UERN

Mestre em Filosofia pela Pontificia Universití  Gregoriana di Roma (PUG-Roma), doutorando em Filosofia na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PIDFIL/UFPB-UFRN-UFPE) e professor do Curso de Filosofia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (CAS/UERN).

Francisco de Assis Costa da Silva, UERN

Doutor em Teologia pela Pontificia Universití  Gregoriana di Roma (PUG-Roma), com bacharelado em Letras Clássicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), e professor do Departamento de Letras da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), atuando na área de Lí­ngua e Literatura Latinas.

Téléchargements

Publiée

2020-05-07

Comment citer

TEIXEIRA NETO, José; SILVA, Francisco de Assis Costa da. NICOLAU DE CUSA. O ápice da teoria. Trilhas Filosóficas, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 127–148, 2020. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/1754. Acesso em: 8 déc. 2025.

Numéro

Rubrique

TRADUÇÃO

Articles les plus lus par le même auteur ou la même autrice