v. 12 n. 1 (2019): Trilhas Filosóficas: Dossiê Introdução à filosofia e Filosofia do ensino de filosofia

					Visualizar v. 12 n. 1 (2019): Trilhas Filosóficas: Dossiê Introdução à filosofia e Filosofia do ensino de filosofia

Editor convidado: Prof. Dr. José Teixeira Neto

Publicado: 2019-10-24

Edição completa

PRÉ-TEXTUAIS

EDITORIAL

DOSSIÊ INTRODUÇíO À FILOSOFIA E FILOSOFIA DO ENSINO DE FILOSOFIA

  • Quando militância significa defender a escola e a docência

    Elizete Medianeira Tomazetti
    15-26
    DOI: https://doi.org/10.25244/tf.v12i1.7
  • A docência como questão filosófica: entre o esquecimento de si e a parresia

    Flávio Carvalho
    27-43
    DOI: https://doi.org/10.25244/tf.v12i1.23
  • Educação, filosofia e dialogicidade

    Junot Cornélio Matos
    45-60
    DOI: https://doi.org/10.25244/tf.v12i1.24
  • La posibilidad de tener una infancia la identidad de género en la enseñanza de la filosofí­a

    Luciana Carrera Aizpitarte
    61-81
    DOI: https://doi.org/10.25244/tf.v12i1.25
  • Introdução à filosofia o pathos do espanto e as grandes questões existenciais

    Diogo Barros Bogéa
    83-98
    DOI: https://doi.org/10.25244/tf.v12i1.26
  • "Conduzir pela mão" e o ensino-aprendizagem de filosofia uma perspectiva a partir de Nicolau de Cusa (1401-1464)

    José Teixeira Neto, Jeniffer Lopes Batista
    99-123
    DOI: https://doi.org/10.25244/tf.v12i1.27
  • A filosofia e seu ensino a partir de Rousseau "se a verdadeira filosofia fosse inseparável do tí­tulo de filósofo"

    Evanilson Alves Dutra, Telmir de Souza Soares
    125-148
    DOI: https://doi.org/10.25244/tf.v12i1.28
  • A hermenêutica de Paul RicÅ“ur no ensino de filosofia no ensino médio

    Fagner Veloso Silva
    149-166
    DOI: https://doi.org/10.25244/tf.v12i1.29
  • A Contextualização de temas filosóficos no documentário Tarja branca – a revolução que faltava: um aporte do pragmatismo de Richard Rorty para o ensino de filosofia

    Heraldo Aparecido Silva, Maristane Maria dos Anjos
    167-179
    DOI: https://doi.org/10.25244/tf.v12i1.30
  • A pedagogia histórico-crí­tica como abordagem metodológica para o ensino da filosofia

    Christian Lindberg L. do Nascimento
    181-201
    DOI: https://doi.org/10.25244/tf.v12i1.31
  • Poesia, filosofia e educação um triálogo possí­vel

    Genildo Firmino Santana, José Carvalho
    203-220
    DOI: https://doi.org/10.25244/tf.v12i1.32
  • Cinema e educação

    Affonso Henrique Vieira da Costa
    221-230
    DOI: https://doi.org/10.25244/tf.v12i1.33
  • O ensino de filosofia e a ideia de uma universidade de Newman a MacIntyre

    Alberto Leopoldo Batista Neto
    231-251
    DOI: https://doi.org/10.25244/tf.v12i1.34
  • La escritura académica en la formación de profesores de filosofí­a

    Maximiliano Lionel Durán
    253-270
    DOI: https://doi.org/10.25244/tf.v12i1.35

RESENHA

  • CAMPANER, S. Filosofia: ensinar e aprender. São Paulo: Saraiva, 2012.

    Alex de Mesquita Marinho
    271-276
    DOI: https://doi.org/10.25244/tf.v12i1.36