A filosofia e seu ensino a partir de Rousseau

"se a verdadeira filosofia fosse inseparável do tí­tulo de filósofo"

Autores

  • Evanilson Alves Dutra UERN
  • Telmir de Souza Soares UERN

DOI:

https://doi.org/10.25244/tf.v12i1.28

Palavras-chave:

Rousseau, Filosofia, Ensino

Resumo

Resumo: O presente artigo apresenta uma compreensão sobre a filosofia no autor de Genebra, Jean-Jacques Rousseau (1712-1778), a partir de suas crí­ticas aos pensadores de sua época. Para o autor suí­ço tais pensadores estavam interessados em obter fama e reconhecimento em meio í  República das letras. O posicionamento do escritor genebrino pode se traduzir no modo pelo qual ele resolve chamar a atenção para o distanciamento entre os discursos proferidos pela sociedade do século dezoito, caracterizados pelo otimismo exacerbado em relação à razão, e as ações cotidianas comumente envolvidas com o cultivo da vaidade humana e com a negação da virtude. Tal desconexão entre discurso e realidade resulta na infelicidade caracterí­stica da vida de tais indiví­duos. Assim, em meio a uma postura contestadora, é possí­vel perceber que Rousseau aponta para o que seria o verdadeiro modo de ser da filosofia, a saber, enquanto um exercí­cio do pensar que favoreça a experiência do autoconhecimento. Nesse sentido, a realização da atividade da filosofia deveria consistir no intento de conduzir o homem a conhecer-se para melhorar-se, para educar-se.

Palavras-chave: Rousseau. Filosofia. Ensino.

 

Abstract: The present paper emphasizes possible understanding of philosophy from the Geneva author, Jean Jacques Rousseau (1712-1778), from his criticism to the thinkers of his epoch. To the Swiss author highlighted here, such thinkers were interested in obtaining fame and recognition among the Republic of Letters. The positioning of the Genevan writer would translate in a way which it decides to raise awareness  to the distance between the speeches given by the eighteenth-century society, characterized by exaggerated optimism in relation to the rationality, and the daily actions extremely involved in the diffusion of human vanity, denial of virtue and ultimately responsible for the unhappiness of individuals. Through a contesting posture, we can notice that Rousseau points to what would be the true way of being of philosophy as an exercise of thinking that furthers the experience of self-knowledge, in other words, that the realization of the activity of philosophy should be in order to lead the man to know himself to know, to know himself and to know enough for know yourself and know enough for yourself.

Keywords: Rousseau. Philosophy. Teaching.

 

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Biografia do Autor

Evanilson Alves Dutra, UERN

Mestrando em Filosofia (PROF-FILO 2018-2020), sob a Coordenação Geral da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Núcleo local da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Campus de Caicó-RN. Graduado em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN (2003). Pós-Graduado Latu Sensu em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2007). Possuo Curso de Teologia pelo Instituto de Filosofia e Teologia Dom João Resende Costa da Pontifí­cia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas (2007). Professor de Filosofia dos quadros permanentes das Secretarias de Educação dos Estados da Paraí­ba e do Rio Grande do Norte. Professor de Filosofia na Escola Estadual Profa. Isabel Ferreira, em Equador/RN, e na Escola Estadual Ezequiel Fernandes, em Junco do Seridó/PB. Aluno bolsista da CAPES.

Telmir de Souza Soares, UERN

Doutor em Filosofia Prática pela Universidade Federal da Paraí­ba (2014), com Estágio Doutoral na Université Catholique de Louvain em Louvain-La-Neuve. Mestre em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (2003), Graduado em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (1996) e Bacharel em Teologia pelo Seminário Teológico de Fortaleza - STF da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil. Atualmente é Professor Adjunto III da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN, lotado no Departamento de Filosofia. Realiza pesquisa na área de Filosofia Polí­tica, com ênfase nos seguintes temas: Rousseau, Participação Polí­tica, Democracia, Contratualismo, ação coletiva, ação cidadã e Natureza. Vice-coordenador do Mestrado PROF-FILO (UFPR/UERN).

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Publicado

2019-10-24

Como Citar

DUTRA, E. A.; SOARES, T. de S. A filosofia e seu ensino a partir de Rousseau: "se a verdadeira filosofia fosse inseparável do tí­tulo de filósofo". Trilhas Filosóficas, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 125–148, 2019. DOI: 10.25244/tf.v12i1.28. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/28. Acesso em: 4 jul. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ INTRODUÇíO À FILOSOFIA E FILOSOFIA DO ENSINO DE FILOSOFIA