A hermenêutica de Paul RicÅ“ur no ensino de filosofia no ensino médio

Autores

  • Fagner Veloso Silva UFCG

DOI:

https://doi.org/10.25244/tf.v12i1.29

Palavras-chave:

Apropriação, Filosofar, Hermenêutica, Mundo do Texto

Resumo

Resumo: O ensino da disciplina de Filosofia constitui no exercí­cio/atividade filosófica na sala de aula, pois através desta atividade buscar-se-á criar, inventar, reinventar e produzir novos saberes e ações que se configurem como uma experiência filosófica. A experiência do filosofar proporciona uma maior flexibilidade entre o pensar e o agir, tendo como finalidade a constituição do si do alunado. Como praticamente a aula de Filosofia no Ensino Médio consiste numa aula expositiva, a relação entre professor e o aluno, entre aquele que "explica" e aquele que "compreende" sugere a busca de algo em comum: interpretar o texto. Por certo, o primeiro e mais elementar trabalho de interpretação é captar aquilo que o autor se propôs ao escrever determinado texto. Por esta razão buscamos investigar quais são as contribuições de uma hermenêutica no Ensino Médio, tendo como finalidade a busca de uma "ferramenta" (hermenêutica) que o professor possa oferecer para seu alunado, proporcionando-lhes um meio de compreender a eles mesmos e o mundo em que estão inseridos, o papel da hermenêutica e sua contribuição para a vida dos alunos é a de auxiliá-los na compreensão da realidade que eles vivenciam, para que possam desenvolver uma melhor vivência em sociedade.

Palavras-chave: Apropriação. Filosofar. Hermenêutica. Mundo do Texto.

Abstract: The teaching of the discipline of Philosophy constitutes in the exercise/philosophical activity in the classroom, because through this activity will seek to create, invent, reinvent and produce new knowledge and actions that are configured as a philosophical experience. The experience of philosophizing provides a greater flexibility between thinking and acting, having as purpose the constitution of the student's self. As practically the Philosophy class in High School is an expositive class, the relationship between teacher and student, between the one who "explains" and the one who "understands" suggests the search for something in common: to interpret the text. Of course, the first and most elementary work of interpretation is to capture what the author proposed in writing a particular text. For this reason we seek to investigate the contributions of a hermeneutics in High School, aiming at the search for a "tool" (hermeneutics) that the teacher can offer to his / her student, providing them with a way to understand themselves and the the role of hermeneutics and their contribution to students' lives is to help them understand the reality they experience, so that they can develop a better experience in society.

Keywords: Appropriation. To philosophize. Hermeneutics. World of Text.

 

REFERÊNCIAS

GENTIL, Hélio Salles. Historicidade e compreensão das narrativas de ficção a partir da hermenêutica de Paul Ricoeur. In. PAULA, Adna Candido de; SPERBER, Frankl(Organizadoras). Teoria literária e hermenêutica Ricoeuriana: um diálogo possí­vel. Dourados, MS: UFGD, 2011, p. 177-193.

GRODIN, Jean. Qué es la hermenéutica? Tradução de Antoni Martinez Riu. Barcelona: Editora Herder, 2008.

KAMESAR, Adam. Biblical Interpretation in Philo. In. KAMESAR, Adam. (org.). The Cambridge Companion to Philo. Cambridge: Editora University Press, 2009, p. 65-91.

ORÍGENES. Tratado sobre os princí­pios. São Paulo: Paulus, 2012.

RICÅ’UR, Paul. O si-mesmo como outro. São Paulo: Editora WMF Marins Fontes, 2014.

RICÅ’UR, Paul. O conflito das interpretações: ensaios de hermenêutica. Rio de Janeiro: Imago, 1978.

RICÅ’UR, Paul. El discurso de la acción. 2ª ed. Madrid: Cátedra, 1988.

RICÅ’UR, Paul. Teoria da interpretação: o discurso e o excesso de significação. Lisboa: Edições 70, 2000.

RICÅ’UR, Paul. Del texto a la acción: ensayos de hermenêutica II. Editora: Fondo de Cultura Económica. México, 2002.

RICÅ’UR, Paul. Hermeneutica e acción: de la hermenêutica del texto la hermenêutica de la acción. Buenos Aires: Editora Prometeo, 2008.

RICÅ’UR, Paul. Historia y narratividad. Barcelona: Editora Paidós, 1999.

RICOEUR, Paul. The Text as Dynamic Identity. In: VALDÉS, Mario J.; MILLER, Owen J. (eds.). Identity of the Literary Text. Toronto: University of Toronto Press, 1985. 175-186.

RICÅ’UR, Paul. A hermenêutica bí­blica. São Paulo: Editora Loyola, 2006.

RICÅ’UR, Paul. Retórica, poética y hermenêutica. Madrid: Universidade autònoma de Madrid, 1997.

SCHLEIERMACHER, Friedrich D.E. Hermenêutica: arte e técnica da interpretação. Petrópolis: Editora Vozes, 1999.

UNESCO. Aprender a viver juntos: nós falhamos? Brasí­lia: UNESCO, IBE, 2003. Disponivel em: http://unesdoc.unesco.org/images/0013/001313/131359por.pdf Acesso: 22/04/2018

THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Editora Cortez, 1986.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fagner Veloso Silva, UFCG

Cursando o Mestrado Profissional em Filosofia na Universidade Federal de Campina Grande - UFCG. Mestre em Ciências das Religiões formado pela Universidade Federal da Paraí­ba – UFPB. Licenciado em Filosofia pela Universidade Estadual da Paraí­ba – UEPB. Foi monitor-bolsista da disciplina de História de Filosofia Medieval. Atualmente está estudando o pensamento filósofo Paul Ricoeur, mas sem deixar de lado a pesquisa sobre Agostinho de Hipona. Participa no grupo de pesquisa Principium - Núcleo de Estudo e Pesquisa em Filosofia Medieval - UEPB, nos quais realiza pesquisas sobre o pensamento do filósofo Santo Agostinho. Membro do grupo de pesquisa SACRATUM - Hermenêutica filosófica e literária em diálogo com o estudo do sagrado – UFPB.

Downloads

Publicado

2019-10-24

Como Citar

SILVA, F. V. S. A hermenêutica de Paul RicÅ“ur no ensino de filosofia no ensino médio. Trilhas Filosóficas, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 149–166, 2019. DOI: 10.25244/tf.v12i1.29. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/29. Acesso em: 6 jul. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ INTRODUÇíO À FILOSOFIA E FILOSOFIA DO ENSINO DE FILOSOFIA