Poesia, filosofia e educação

um triálogo possí­vel

Autores

  • Genildo Firmino Santana UFCG
  • José Carvalho UFCG

DOI:

https://doi.org/10.25244/tf.v12i1.32

Palavras-chave:

Poesia, Filosofia, Educação, Pedagogia

Resumo

Resumo: Neste artigo pretende-se trabalhar o triálogo entre a Poesia, a Filosofia e a Educação numa perspectiva pedagógica e filosófica partindo-se do princí­pio de que a comunicação entre as áreas do saber favorece a relação ensino-aprendizagem. A Poesia, mais precisamente o cordel, pode ser utilizada como ferramenta pedagógica em várias áreas do ensino, como também pode ser propí­cia ao Ensino de Filosofia nos anos do Ensino Fundamental e Médio. A relação entre as três pode ser, metodologicamente, um contributo ao ensino no sentido de linguagem e método possí­veis de aplicabilidade no processo cognitivo do discente. Nossa metodologia consiste em aplicar a literatura de cordel após a leitura de textos filosóficos. Apoiar-nos-emos em textos de filósofos previamente escolhidos e em textos da literatura de cordel, mais precisamente nos cordéis do Professor e poeta Lindoaldo Campos. Historicamente, Poesia e Filosofia mantém um í­ntimo diálogo. A proposta que segue pretende conduzir esse diálogo à educação, efetivamente. A prática da Poesia em sala de aula já constitui uma realidade em vários educandários. O passo que se dá aqui é a utilização da Poesia nas aulas de Filosofia, mais precisamente, e a possibilidade de tal prática favorecer a educação, bem como a atitude do filosofar.

Palavras-chave: Poesia. Filosofia. Educação. Pedagogia.

Abstract: In this article, we intend to develop the dialogue between Poetry, Philosophy, and Education in a pedagogical a philosophy perspective, departing from the principle that the communication between the areas of knowledge favors the relationship teaching-learning. Poetry, more precisely the cordel, can be used as a pedagogical tool in various areas of knowledge. The relationship between the three can have, methodologically, a contribution to teaching in the sense of possible language and method of applicability in the cognitive process of the student. Our methodology consists in applying cordel literature after reading philosophical texts. We will rely on texts of previously chosen philosophers and texts of cordel literature, more precisely on the lines of Professor and poet Lindoaldo Campos. Historically, poetry and philosophy maintain an intimate dialogue. The proposal that follows is to bring this dialogue to education, empirically. Instead, the practice of poetry in the classroom is already a reality in many schools, our goal is, favoring learning and the attitude towards philosophy, the use of poetry in Philosophy classes, more precisely.

Keywords: Poetry. Philosophy. Education. Pedagogy.

 

REFERÊNCIAS

BOA, Geraldo Fernandes Fonte. Filosofia e Poesia: a Linguagem Como Ponte e Não Como Ponto. Revista Digital FAPAM, Pará de Minas, v.6, n.6, 134-141, dez. 2015.

CÂMARA, Dom Hélder. As Sete Palavras de Cristo na Cruz. São Paulo: Ed. Paulinas, 1997.

CAMPOS, Lindoaldo. Coleção Filosofia em Cordel. Editor: Israel Maria dos Santos Segundo. Diagramação: Agostinho Francisco dos Santos. Gráfica Seridó/Caicó-RN, 2015. (ISBN 9788591711963)

DURANT, Will. Os Grandes Pensadores. Tradução de Monteiro Lobato. São Paulo: Companhia Editora Nacional. 1967.

FRANCO JÚNIOR, Hilário. A Idade Média: O Nascimento do Ocidente. São Paulo. Brasiliense. 1995.

GEBARA, Ana Elvira Luciano. A Poesia na Escola. São Paulo: Ed. Cortez. 3ª Edição. 2012.

HAURÉLIO, Marco. Breve História da Literatura de Cordel. Riacho de Santana: Editora Claridade, 2010.

HAURÉLIO, Marco. Literatura de Cordel: Do Sertão à Sala de Aula. São Paulo: Paulus, 2013.

JAEGER, Werner. Paideia: A Formação do homem Grego. Trad. Artur M. Parreira. São Paulo: Martins Fontes, 1986.

PINHEIRO, Hélder. Poesia na sala de aula. 3.ed. Campina Grande: Bagagem, 2007.

PRADO, Adélia. Poesia Reunida. São Paulo: Saraiva. 1999.

SILVA, Maria Aparecida de Oliveira. Plutarco e Roma: O mundo Grego no Império. São Paulo, Editora da Universidade de São Paulo. 2016

SOUZA, Natan Severo de; PRAXEDES, Maria Fernandes de Andrade; LIMA NETO, Isaí­as Serafim de. A poesia como instrumento didático de reflexão no ensino de filosofia: diálogo possí­vel. II CONEDU – Congresso Nacional de Educação. Disponí­vel em: http://www.editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/TRABALHO_EV045_MD1_SA6_ID2059_17082015161431.pdf. Acesso em 25/07/2019.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Genildo Firmino Santana, UFCG

Mestrando em Filosofia na UFCG. Pós-graduado em História do Brasil pela FAFOPAI (Faculdade de Formação de Professores de Afogados da Ingazeira). Professor na Fasp (Faculdade do Sertão do Pajeú), em Afogados da Ingazeira. Poeta e Escritor.

José Carvalho, UFCG

Cursou graduação, mestrado e doutorado na Universidade Federal de Pernambuco. Trabalha na Universidade Federal de Campina Grande, onde ministra aulas, realiza orientações de Iniciação Cientí­fica, de Monografias e Dissertações, respectivamente, no curso de Graduação em Filosofia e no Mestrado Profissional em Filosofia (PROF-FILO), no qual é professor permanente e, atualmente, trabalha como coordenador. Ele atua na liderança do Grupo de Pesquisa Hermenêutica Filosófica em Michel Foucault (UFCG/CNPq) e do Grupo de Pesquisa Educação e Ensino de Filosofia (UFCG/CNPq). Ele é membro do Núcleo Estruturante do GT Filosofar e Ensinar a Filosofar da ANPOF. Suas investigações e publicações se dedicam í  Filosofia Contemporânea Francesa (Castoriadis, Foucault e Deleuze) e ao Ensino de Filosofia (Filosofia do Ensino de Filosofia e Formação de Professores).

 

Downloads

Publicado

2019-10-24

Como Citar

SANTANA, G. F.; CARVALHO, J. Poesia, filosofia e educação: um triálogo possí­vel. Trilhas Filosóficas, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 203–220, 2019. DOI: 10.25244/tf.v12i1.32. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/32. Acesso em: 7 nov. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ INTRODUÇíO À FILOSOFIA E FILOSOFIA DO ENSINO DE FILOSOFIA