Cinema e educação

Autores

  • Affonso Henrique Vieira da Costa UFRRJ

DOI:

https://doi.org/10.25244/tf.v12i1.33

Palavras-chave:

Liberdade, Filosofia, Educação, Cinema

Resumo

Resumo: O trabalho ora proposto procura pensar a relação entre Filosofia e Educação. Para tanto, se nutre de pensar essa articulação a partir da experiência em sala de aula. Uma experiência que se deu quando da necessidade de apresentação de um filme com um posterior debate em torno de questões por ele suscitadas.

Palavras-chave: Liberdade. Filosofia. Educação. Cinema.

Abstract: The hereby proposed work seek to think about the relationship between Philosophy and Education. For so, nurturing of thinking this articulation from the classroom experience. An experience originated from the necessity of a movie presentation followed by a debate encircling questions by it raised. 

Keywords: Liberty. Philosophy. Education. Cinema.

 

REFERÊNCIAS

FOGEL, Gilvan. Seminário sobre Heráclito. In: FOGEL, Gilvan. Da solidão perfeita. Petrópolis: Vozes, 1998.

HAAR, Michel. A obra de arte. Rio de Janeiro: Difel, 2000.

HEIDEGGER, Martin. A essência da verdade. In: HEIDEGGER, Martin. Marcas do caminho. Trad. de Enio Paulo Giachini e Ernildo Stein. Petrópolis: Vozes, 2008.

HEIDEGGER, Martin. A essência do fundamento. In: HEIDEGGER, Martin. Marcas do caminho. Trad. de Enio Paulo Giachini e Ernildo Stein. Petrópolis: Vozes, 2008.

HEIDEGGER, Martin. A teoria platônica da verdade. In: HEIDEGGER, Martin. Marcas do caminho. Trad. de Enio Paulo Giachini e Ernildo Stein. Petrópolis: Vozes, 2008.

HEIDEGGER, Martin. Introdução a "O que é metafí­sica?". In: HEIDEGGER, Martin. Marcas do caminho. Trad. de Enio Paulo Giachini e Ernildo Stein. Petrópolis: Vozes, 2008.

HEIDEGGER, Martin. Posfácio a "O que é metafí­sica?". In: HEIDEGGER, Martin. Marcas do caminho. Trad. de Enio Paulo Giachini e Ernildo Stein. Petrópolis: Vozes, 2008.

HEIDEGGER, Martin. Que é metafí­sica? In: HEIDEGGER, Martin. Marcas do caminho. Trad. de Enio Paulo Giachini e Ernildo Stein. Petrópolis: Vozes, 2008.

HEIDEGGER, Martin. Hölderlin et l"™essence de la poesie. In: HEIDEGGER, Martin. Approche de Hölderlin. Trad. de Henry Corbin, Michel Deguy, François Fédier e Jean Launay. Paris: Gallimard, 1988.

HEIDEGGER, Martin. A origem da obra de arte. Trad. de Maria da Conceição Costa. Lisboa: Edições 70, 2000.

HEIDEGGER, Martin. Approche de Hölderlin. Trad. De Henry Corbin, Michel Deguy, François Fédier e Jean Launay. Paris: Gallimard, 1988.

HEIDEGGER, Martin. A questão da técnica. In: HEIDEGGER, Martin. Ensaios e conferências. Trad. de Emmanuel Carneiro Leão. Petrópolis: Vozes, 2001.

HEIDEGGER, Martin. Conferências e escritos filosóficos. São Paulo: Abril Cultural, 1983. (Coleção Os Pensadores).

HEIDEGGER, Martin. O fim da filosofia e a tarefa do pensamento. In: HEIDEGGER, Martin. Heidegger. Tradução, introdução e notas de Ernildo Stein. São Paulo: Abril Cultural, 1979. (Coleção Os Pensadores).

HEIDEGGER, Martin. Introdução à metafí­sica. Tradução de Emmanuel Carneiro Leão. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1987.

HEIDEGGER, Martin. Serenidade. Trad. de Maria Madalena Andrade e Olga Santos Lisboa: Instituto Piaget, 2000.

HEIDEGGER, Martin. Ser e tempo. Tradução de Márcia Schuback. Petrópolis: Vozes, 2006.

HEIDEGGER, Martin. Sobre o humanismo. Tradução de Emmanuel Carneiro Leão. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1967.

KANT, I. Textos Seletos. Trad. Raimundo Vier e Floriano de Souza Fernandes. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.

LEíO, Emmanuel Carneiro; WRUBLEWSKI, Sergio (Orgs.). Os pensadores originários: Anaximandro, Parmênides e Heráclito. Petrópolis: Vozes, 1991.

NIETZSCHE, Friedrich. Assim falou Zaratustra. Trad. de Mário da Silva. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006.

ORTEGA Y GASSET, José. Missão da Universidade. Trad. de Dayse Janet L. Carnt e Helena Ferreira. Rio de Janeiro: Ed. UERJ, 1999.

PLATON. Oeuvres complètes. Traduction par Émile Chambry. Paris: Garnier, 1947.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Affonso Henrique Vieira da Costa, UFRRJ

É graduado em Filosofia (Bacharelado) e em Ciências Sociais (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Possui também Mestrado em Filosofia (2003) e Doutorado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010), onde defendeu a Tese "Verdade, Técnica e Arte em Martin Heidegger (A caminho da essência da obra de arte)". Atua como Professor Adjunto na área de Filosofia e Educação do Departamento de Educação e Sociedade do Instituto Multidisciplinar da UFRRJ e é também professor do Mestrado em Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFRRJ, na linha "Ontologia, Conhecimento e Linguagem". É organizador do livro "Manual de Iniciação í  Filosofia", editado em 2007, pela Editora Vozes, além de ser autor de diversos artigos publicados em revistas especializadas de Filosofia. É pesquisador do CNPq, vinculado ao grupo de pesquisa Noûs - Estudos de hermenêutica filosófica e de história da filosofia, coordenado por ele mesmo e por Francisco José Dias de Moraes (UFRRJ), com linhas de pesquisa em "Problemas de História da Filosofia" e "Filosofia e Educação", e ao grupo de pesquisa Corpo e Fenomenologia, coordenado pelo professor Robson C. Cordeiro (UFPB).

Downloads

Publicado

2019-10-24

Como Citar

COSTA, Affonso Henrique Vieira da. Cinema e educação. Trilhas Filosóficas, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 221–230, 2019. DOI: 10.25244/tf.v12i1.33. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/33. Acesso em: 23 jan. 2025.

Edição

Seção

DOSSIÊ INTRODUÇíO À FILOSOFIA E FILOSOFIA DO ENSINO DE FILOSOFIA