O ensino de filosofia e a ideia de uma universidade

de Newman a MacIntyre

Autores

  • Alberto Leopoldo Batista Neto UERN

DOI:

https://doi.org/10.25244/tf.v12i1.34

Palavras-chave:

Alasdair MacIntyre (1929-), John Henry Newman (1801-1890), Universidade, Ensino de filosofia.

Resumo

Resumo: Autor de uma obra filosófica abrangente, Alasdair MacIntyre manifesta um interesse profundo pelo tema da educação, tendo refletido, em particular, seriamente sobre a universidade. Sua concepção de universidade é fortemente influenciada por aquela defendida por John Henry Newman no século XIX, e se relaciona intimamente, tanto quanto para Newman, com a sua compreensão sobre a filosofia. Partindo de tal concepção, é possí­vel refletir sistematicamente sobre a questão do ensino de filosofia, tanto no interior da vida universitária quanto nas relações desta última com a sociedade e a cultura em geral, inclusive com um foco particular sobre a realidade brasileira.

Palavras-chave: Alasdair MacIntyre (1929-). John Henry Newman (1801-1890). Universidade. Ensino de filosofia.

Abstract: Authoring a comprehensive philosophical oeuvre, Alasdair MacIntyre manifests a profound interest on the subject of education, having produced in particular a serious reflection on the theme of the university. His conception of a university is strongly influenced by that of John Henry Newman in the 19th century, and is intimately related, as much as with Newman"™s, to his understanding of philosophy. Beginning with such a conception, it is possible to systematically meditate on the matter of the teaching of philosophy, within the university walls as well as at its general cultural and social boundaries, including a particular focus on Brazilian reality.

Keywords: Alasdair MacIntyre (1929-). John Henry Newman (1801-1890). University. Philosophy teaching.

 

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Biografia do Autor

Alberto Leopoldo Batista Neto, UERN

Doutor em Filosofia (linha: Filosofia Analí­tica) pelo Programa Interinstitucional de Doutorado em Filosofia UFPB - UFPE - UFRN. Possui graduação em Filosofia - Bacharelado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2005) e mestrado em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (2007). Atualmente é professor substituto de Filosofia na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Campus Avançado de Caicó.

 

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Publicado

2019-10-24

Como Citar

BATISTA NETO, A. L. O ensino de filosofia e a ideia de uma universidade: de Newman a MacIntyre. Trilhas Filosóficas, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 231–251, 2019. DOI: 10.25244/tf.v12i1.34. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/34. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ INTRODUÇíO À FILOSOFIA E FILOSOFIA DO ENSINO DE FILOSOFIA