O ensino de filosofia e a ideia de uma universidade

de Newman a MacIntyre

Autores

  • Alberto Leopoldo Batista Neto UERN

DOI:

https://doi.org/10.25244/tf.v12i1.34

Palavras-chave:

Alasdair MacIntyre (1929-), John Henry Newman (1801-1890), Universidade, Ensino de filosofia.

Resumo

Resumo: Autor de uma obra filosófica abrangente, Alasdair MacIntyre manifesta um interesse profundo pelo tema da educação, tendo refletido, em particular, seriamente sobre a universidade. Sua concepção de universidade é fortemente influenciada por aquela defendida por John Henry Newman no século XIX, e se relaciona intimamente, tanto quanto para Newman, com a sua compreensão sobre a filosofia. Partindo de tal concepção, é possí­vel refletir sistematicamente sobre a questão do ensino de filosofia, tanto no interior da vida universitária quanto nas relações desta última com a sociedade e a cultura em geral, inclusive com um foco particular sobre a realidade brasileira.

Palavras-chave: Alasdair MacIntyre (1929-). John Henry Newman (1801-1890). Universidade. Ensino de filosofia.

Abstract: Authoring a comprehensive philosophical oeuvre, Alasdair MacIntyre manifests a profound interest on the subject of education, having produced in particular a serious reflection on the theme of the university. His conception of a university is strongly influenced by that of John Henry Newman in the 19th century, and is intimately related, as much as with Newman"™s, to his understanding of philosophy. Beginning with such a conception, it is possible to systematically meditate on the matter of the teaching of philosophy, within the university walls as well as at its general cultural and social boundaries, including a particular focus on Brazilian reality.

Keywords: Alasdair MacIntyre (1929-). John Henry Newman (1801-1890). University. Philosophy teaching.

 

REFERÊNCIAS

ARRIOLA, Claudia Ruiz. Tradición, Universidad y Virtud: Filosofia de la Educacion

Superior en Alasdair MacIntyre. Pamplona: EUNSA, 2000.

ARISTÓTELES. Ethica Nicomachea. In: MCKEON, Richard (Org.). The Basic Works of Aristotle. New York: The Modern Library, 2001.

ARTIGAS, Mariano. Mind of the Universe: Understanding Science and Religion. Philadelphia: Templeton Foundation, 1999.

BISHOP, Jeffrey P. Waiting for St. Benedict among the Ruins: MacIntyre and Medical Practice. Journal of Medicine and Philosophy, 36 (2011), p. 107-113.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394, 20 dez. 1996. Brasí­lia: Diário Oficial da União, 1996.

BRASIL. Lei nº 13.415, 16 fev. 2017. Brasí­lia: Diário Oficial da União, 2017.

BREWER, Kathryn Balstad. Management as a Practice: A Response to Alasdair MacIntyre. Journal of Business Ethics, 16 (1997), p. 825-833.

CAVANAUGH, William T. The Myth of Religious Violence: Secular Ideology and the Roots of Modern Conflict. New York: Oxford University Press, 2009.

CERLETTI, Alejandro. O ensino de filosofia como problema filosófico. Trad. Ingrid Müller Xavier. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

CROSS, Bryan R. MacIntyre on the Practice of Philosophy and the University. American Catholic Philosophical Quaterly, 88, 4 (2014), p. 751-766.

CUNHA, Luiz Antonio. A universidade temporã: o ensino superior, da Colônia à era Vargas. 3. ed. São Paulo: Ed. UNESP, 2007.

DUNNE, Joseph. Arguing for Teaching as a Practice: A Reply to Alasdair MacIntyre. Journal of Philosophy of Education, 37, 2 (2003), p. 353-369.

DUNNE, Joseph. Newman Now: Re-Examining the Concepts of "˜Philosophical"™ and "˜Liberal"™ in The Idea of a University. British Journal of Educational Studies, 54, 4 (2006), p. 412-428.

DEINA, Wanderley José. Filosofia no ensino médio: considerações sobre a reforma educacional brasileira a partir do pensamento de Theodor Adorno. Sofia, 6, 3 (2017), pp. 5-25.

FÓRUM NACIONAL PERMANENTE DO ENSINO RELIGIOSO. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Religioso. 3. ed. São Paulo: Ave Maria, 1997.

GALLO, Sí­lvio. A filosofia e seu ensino: conceito e transversalidade. Ethica, 13, 1 (2006), p. 17-35.

GOMES, Laécio de Almeida. Filosofia como educação moral: a filosofia da educação em Alasdair MacIntyre. Saberes, 1, 6 (2011), p. 65-76.

GOMES, Roberto. Crí­tica da razão tupiniquim. 11. ed. São Paulo: FTD, 1994.

GONTIJO, Pedro. O ensino da filosofia no Brasil: algumas notas sobre avanços e desafios. Perspectivas, 2, 1 (2017), p. 3-17.

GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ. Diretrizes Curriculares da Educação Básica – Ensino Religioso. Curitiba: Secretaria de Estado da Educação do Paraná, 2008.

HALDANE, John. MacIntyre"™s Thomist revival: What"™s next? In: HALDANE, John. Faithful Reason: Essays Catholic and Philosophical. London: Routledge, 2004, p. 15-30.

KERR, Clark. The Uses of a University. 5. ed. Cambridge: Harvard University Press, 2001.

LAMBETH, Edmond B. Waiting for a New St. Benedict: Alasdair MacIntyre and the Theory and Practice of Journalism. Journal of Mass Media Ethics, 5, 2 (1990), p. 75-87.

MACINTYRE, Alasdair. The Idea of an Educated Public. In: HAYDON, Graham (Org.). Education and Values: The Richard Peters Lectures. London: University of London Press, 1987, p. 15-35.

MACINTYRE, Alasdair. Three Rival Versions of Moral Enquiry: Encyclopaedia, Genealogy, and Tradition. Indiana: University of Notre Dame Press, 1990a.

MACINTYRE, Alasdair. First Principles, Final Ends and Contemporary Philosophical Issues. Milwaukee: Marquette University, 1990b.

MACINTYRE, Alasdair. Justiça de quem? Qual racionalidade? Trad. Marcelo Pimenta Marques. São Paulo: Loyola, 1991.

MACINTYRE, Alasdair. Dependent Rational Animals: Why Human Beings Need the Virtues. Peru (Il): Open Court, 1999.

MACINTYRE, Alasdair. Depois da virtude: um estudo em teoria moral. Trad. Jussara Simões. Bauru (SP): EDUSC, 2001.

MACINTYRE, Alasdair. Moral Philosophy and Contemporary Social Practice: What Holds Them Apart? In: MACINTYRE, Alasdair. The Tasks of Philosophy: Selected Essays, Volume I. New York: Cambridge University Press, 2006, p. 104-122.

MACINTYRE, Alasdair. God, Philosophy, Universities: A Selective History of the Catholic Philosophical Tradition. Lanham: Rowman & Littlefields, 2009a.

 

MACINTYRE, Alasdair. The Very Idea of a University: Aristotle, Newman and Us. The New Blackfriars, 91, 1031 (2010), p. 4-19 (2010a)

MACINTYRE, Alasdair. On Not Knowing Where You Are Going. Proceedings and Addresses of the American Philosophical Association, 84, 2 (2010), p. 61-74. (2010b)

MACINTYRE, Alasdair; DUNNE, Joseph. Alasdair MacIntyre on Education: In Dialogue with Joseph Dunne. Journal of Philosophy of Education, 36, 1 (2002), p. 1-19.

MADARIAGA CÉZAR, Manuel Garcí­a de. La educación en Alasdair MacIntyre: contextos y proyectos. Tese de doutorado. 2009. Pamplona. Facultad Eclesiástica de Filosofí­a. Universidad de Navarra.

MICHEL, Andrew A. Psychiatry After Virtue: A Modern Practice in the Ruins. Journal of Medicine and Philosophy, 36 (2011), p. 170-186.

NEWMAN, John Henry. Prefácio. In: TURNER, Frank M. (Org.). Newman e a idéia de uma universidade. Trad. Gilson César Cardoso de Sousa. Bauru (SP): EDUSC, 2001a, p. 59-71.

NEWMAN, John Henry. Introdutório. In: TURNER, Frank M. (Org.). Newman e a idéia de uma universidade. Trad. Gilson César Cardoso de Sousa. Bauru (SP): EDUSC, 2001b, p. 59-71.

NEWMAN, John Henry. Teologia, ramo do conhecimento. In: TURNER, Frank M. (Org.). Newman e a idéia de uma universidade. Trad. Gilson César Cardoso de Sousa. Bauru (SP): EDUSC, 2001c, p. 73-89.

NEWMAN, John Henry. Relação da teologia com outros ramos do conhecimento. In: TURNER, Frank M. (Org.). Newman e a idéia de uma universidade. Trad. Gilson César Cardoso de Sousa. Bauru (SP): EDUSC, 2001d, p. 91-110.

NEWMAN, John Henry. Relação dos outros ramos do conhecimento com a teologia. In: TURNER, Frank M. (Org.). Newman e a idéia de uma universidade. Trad. Gilson César Cardoso de Sousa. Bauru (SP): EDUSC, 2001e, p. 111-130.

NEWMAN, John Henry. Conhecimento, fim em si mesmo. In: TURNER, Frank M. (Org.). Newman e a idéia de uma universidade. Trad. Gilson César Cardoso de Sousa. Bauru (SP): EDUSC, 2001f, p. 131-148.

NEWMAN, John Henry. O conhecimento em relação à capacidade profissional. In: TURNER, Frank M. (Org.). Newman e a idéia de uma universidade. Trad. Gilson César Cardoso de Sousa. Bauru (SP): EDUSC, 2001g, 169-188.

OLIVE, Arabela Campos. Histórico da educação superior no Brasil. In: SOARES, Maria Susana Arrosa (Org.). A educação superior no Brasil. Brasí­lia: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ní­vel Superior, 2002, pp. 31-42.

PAVIANI, Jayme. Interdisciplinaridade: conceitos e distinções. 2. ed. Caxias do Sul (RS): Educs, 2008.

PINHO, Rozana Isabel Brázio Valente. O ensino de filosofia no Brasil: considerações históricas e polí­tico-legislativas. Educação e Filosofia Uberlândia, 28, 56, (2014), p. 757-771.

ROHDEN, Valerio (Org.). Idéias de universidade. Canoas: Ed. ULBRA, 2002.

ROSSI, Paolo. O Nascimento da Ciência Moderna na Europa. Trad. Antonio Angonese. Bauru (SP): EDUSC, 2001.

SANTIAGO, Maria Francilene Câmara; SANTOS, Ivanaldo; SANTOS, Simone Cabral Marinho. Notas sobre o ensino e a iniciação cientí­fica na Educação Básica. In: SANTOS, Ivanaldo; SANTIAGO, Maria Francilena Câmara; SANTOS, Simone Cabral Marinho (Org.). Ciência na escola: fazendo, vivendo e experimentando. Curitiba: CRV, 2015, p. 19-32.

SANTOS, Ivanaldo. O método de pesquisa em Tomás de Aquino. In: SANTOS, Ivanaldo. (Org.). Método de pesquisa: perspectivas filosóficas. Mossoró (RN): Edições UERN, 2010, p. 25-36.

SANTOS, Ivanaldo. A presença de Tomás de Aquino nas universidades. Aquinate, 21 (2013), p. 14-24.

SANTOS, Ivanaldo. Ensino religioso: possibilidade de vivência e de conví­vio da diversidade religiosa do Brasil. In: SILVEIRA, Ronie Alexandro Teles; LOPES, Marcos Carvalho (Org.). A religiosidade brasileira e a filosofia. Porto Alegre: Fi, 2016, p. 252-268.

SELLMAN, Derek. Alasdair MacIntyre and the Professional Practice of Nursing. Nursing Philosophy, vol. 1 (2000), p. 26-33.

SILVA, Raimundo Fábio da; SANTOS, Ivanaldo. A arte, sua função e a necessidade de seu ensino enquanto disciplina curricular e reflexão filosófica. Revista Ensino Interdisciplinar, 2 (2016), p. 30-41.

SNOW, C. P. As duas culturas e um segundo olhar. Trad. Renato Rezende Neto. São Paulo: EDUSP, 1993.

STOLZ, Steven A. Alasdair MacIntyre, Rationality and Education: Against Education of Our Age. Cham (Switzerland): Springer, 2019.

WAIN, Kenneth. MacIntyre: Teaching, Politics and Practice. Journal of Philosophy of Education, 37, 2 (2003), p. 225-239.

WEINBERG, Justin. Notre Dame Philosophers Issue Statement on Threats to Philosophy at Univ. of St. Thomas Houston. Daily Nous. 24 maio 2017. Disponí­vel em: http://dailynous.com/2017/05/24/notre-dame-philosophers-issue-statement-threats-philosophy-univ-st-thomas-houston/. Acesso em: 17 jun. 2019.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alberto Leopoldo Batista Neto, UERN

Doutor em Filosofia (linha: Filosofia Analí­tica) pelo Programa Interinstitucional de Doutorado em Filosofia UFPB - UFPE - UFRN. Possui graduação em Filosofia - Bacharelado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2005) e mestrado em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (2007). Atualmente é professor substituto de Filosofia na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Campus Avançado de Caicó.

 

Downloads

Publicado

2019-10-24

Como Citar

BATISTA NETO, A. L. O ensino de filosofia e a ideia de uma universidade: de Newman a MacIntyre. Trilhas Filosóficas, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 231–251, 2019. DOI: 10.25244/tf.v12i1.34. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/34. Acesso em: 6 jul. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ INTRODUÇíO À FILOSOFIA E FILOSOFIA DO ENSINO DE FILOSOFIA