A Contextualização de temas filosóficos no documentário Tarja branca – a revolução que faltava:

um aporte do pragmatismo de Richard Rorty para o ensino de filosofia

Autores

  • Heraldo Aparecido Silva UFPI
  • Maristane Maria dos Anjos UFPI

DOI:

https://doi.org/10.25244/tf.v12i1.30

Palavras-chave:

Ensino de Filosofia, Pragmatismo, Documentário

Resumo

Resumo: O presente artigo se fundamenta na abordagem pragmatista do filósofo norte-americano Richard Rorty sobre o uso da narrativa do gênero documentário. Pois trata da análise e apresentação de possibilidades de ensino contextualizado de temas de Filosofia a partir do documentário Tarja Branca - A Revolução Que Faltava. Deste modo, iniciamos com a ênfase no uso de documentários como ferramenta de sensibilização e, portanto, contextualização do ensino. Em seguida, elencamos argumentos e discussões acerca do modo de vida estandardizado da sociedade capitalista contemporânea à luz do documentário e dos respectivos temas de Filosofia: Sociedade Disciplinar, Sociedade de Controle, Liberdade versus Determinismo. Cada tema filosófico apresenta uma articulação com o documentário, textos e atividade sugeridas.

Palavras-chave: Ensino de Filosofia. Pragmatismo. Documentário.

Abstract: The present article is based on a pragmatic approach of the American philosopher Richard Rorty about the use of narrative of the documentary genre. For it, deals with the analysis and presentation of contextualized teaching possibilities of Philosophy themes from Tarja Branca documentary. In this way, we started by emphasizing the use of documentaries as an awareness tool and, therefore, a contextualization of teaching. Next, we list arguments and discussions about the standardized way of life of contemporary capitalist society at the light of the documentary and the respective Philosophy themes: Disciplinary Society, Control Society, Liberty versus Determinism. Each philosophical theme presents an articulation with the documentary, texts and suggested activity.

Keywords: Philosophy Teaching. Pragmatism. Documentary.

 

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Biografia do Autor

Heraldo Aparecido Silva, UFPI

Doutor em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCAR. Professor Associado na Universidade Federal do Piauí­ – UFPI, vinculado ao Departamento de Fundamentos da Educação – DEFE/CCE. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Filosofia – PPGFIL/CCHL.  Coordenador do Núcleo de Estudos em Filosofia da Educação e Pragmatismo – NEFEP/UFPI. Tem experiência nas áreas de Filosofia e Educação, com ênfase em Filosofia da Educação, Filosofia Prática, História da Filosofia e Filosofia e Ensino. Atua principalmente nos seguintes temas: filosofia da educação; pragmatismo e neopragmatismo; epistemologia, ética e pedagogia; ética e educação; filosofia e literatura; ensino de filosofia; histórias em quadrinhos e cultura pop; desenhos animados; documentários, seriados e filmes

Maristane Maria dos Anjos, UFPI

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Piauí­ (1996) e graduação em Letras Inglês pela Universidade Estadual do Piauí­ (2009). Especialização em Docência do Ensino Superior pela Universidade Cândido Mendes-RJ (2011). Mestrado em Filosofia pelo Mestrado Profissional em Filosofia da Universidade Federal do Piauí­ (2019).

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Publicado

2019-10-24

Como Citar

SILVA, H. A.; ANJOS, M. M. dos . A Contextualização de temas filosóficos no documentário Tarja branca – a revolução que faltava:: um aporte do pragmatismo de Richard Rorty para o ensino de filosofia. Trilhas Filosóficas, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 167–179, 2019. DOI: 10.25244/tf.v12i1.30. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/30. Acesso em: 7 nov. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ INTRODUÇíO À FILOSOFIA E FILOSOFIA DO ENSINO DE FILOSOFIA