A pedagogia histórico-crí­tica como abordagem metodológica para o ensino da filosofia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25244/tf.v12i1.31

Palavras-chave:

Ensino de Filosofia, Metodologia de ensino, Pedagogia histórico-crí­tica

Resumo

Resumo: Os estudos historiográficos e filosóficos desenvolvidos por Dermeval Saviani têm apontado para a aplicação do materialismo-histórico-dialético ao debate educativo nacional. Neste sentido, a formação humana emerge como tema central das investigações educacionais, na qual se busca a superação da relação exploratória entre o Capital e o trabalho, marcada pela alienação e opressão do homem pelo homem. Como defende Saviani, "superar a alienação para alcançar-se o pleno desenvolvimento da individualidade livre e universal: essa é a perspectiva da sociedade comunista em Marx." (SAVIANI, 2015a, p.30). Isso posto, os objetivos deste artigo são: 1) Delimitar as linhas gerais do pensamento educacional de Saviani; 2) Expor a concepção metodológica defendida por ele; 3) Constituir uma abordagem metodológica para ensinar Filosofia a partir da Pedagogia Histórico-Crí­tica (PHC). Por ser um trabalho qualitativo, foi adotada a análise de conteúdo como procedimento metodológico, tendo as obras do próprio Saviani como fonte primária.

Palavras-chave: Ensino de Filosofia. Metodologia de ensino. Pedagogia histórico-crí­tica.

Abstract: Dermeval Saviani's historigraphic and philosophic studies have pointed to the application of the dialectical-historic-materialism to the national educational debate. In this sense, human formation emerges as the central theme of educational research, which seeks to overcome the exploratory relationship between Capital and work, marked by the alienation and oppression of men by men. As Saviani argues, "to overcome alienation in order to achieve the full development of free and universal individuality: this is the perspective of communist society in Marx." (SAVIANI, 2015a, p.30). Thus, the objectives of this article are: 1) Delimit the general lines of Saviani's educational thought; 2) Expose the methodological conception defended by him; 3) Constitute a methodological approach to teaching Philosophy from Historical-Critical Pedagogy (APS). As a qualitative work, content analysis was adopted as the methodological procedure, with Saviani's own works as the primary source.

Keywords: Philosophy teaching. Educational methodology. Historical-critical pedagogy.

 

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Biografia do Autor

Christian Lindberg L. do Nascimento, UFS

Graduado em Filosofia (UFS), mestre em Educação (UFS), doutor em Educação (UNICAMP), com ênfase em Filosofia e História da Educação, e pós-doutor em Educação (UNICAMP). Coordena o programa Residência Pedagógica do curso de Filosofia (UFS). Faz parte do corpo docente do Departamento de Filosofia (UFS), e dos programas de pós-graduação em Filosofia (UFS) e do mestrado profissional em Filosofia (UFPE). É membro do Grupo de trabalho Filosofar e ensinar a filosofar da ANPOF, da Associação Latinoamericana de Filosofia da Educação (ALFE) e integrante do conselho fiscal da Sociedade Brasileira de Filosofia da Educação (SOFIE).

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Publicado

2019-10-24

Como Citar

NASCIMENTO, C. L. L. do. A pedagogia histórico-crí­tica como abordagem metodológica para o ensino da filosofia. Trilhas Filosóficas, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 181–201, 2019. DOI: 10.25244/tf.v12i1.31. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/31. Acesso em: 6 jul. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ INTRODUÇíO À FILOSOFIA E FILOSOFIA DO ENSINO DE FILOSOFIA