“Ensino de filosofia”:

uma questão para a formação de professores de filosofia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25244/1984-5561.2023.5734

Palavras-chave:

Ensino de filosofia, Formação de professores, Projeto Pedagógico

Resumo

A presença da filosofia no ensino médio impulsiona pesquisas e práticas sobre a especificidade do seu ensino. Uma das lições que repetimos com Cerletti (2009) é que nossas estratégias didáticas decorrem da concepção que temos de filosofia ou como nos ensina Capaner (apud Araújo e Ceppas, 2017, p. 62) “Ao escolher o modo como vamos ensinar (as estratégias didáticas), assumimos uma concepção de filosofia. Não é possível, portanto, fazer escolhas de conteúdo e de didática separadamente”. Desse modo, é necessário pensar, a partir da questão “o que é filosofia?”, “como” ensinar filosofia na escola e, principalmente, “como” os/as estudantes a aprendem em salas de aula do ensino médio. Esta direção e tendência para o pensar, deveria encontrar nos cursos de formação de professoras e professores de filosofia, seja na licenciatura e agora no Mestrado Profissional em Filosofia-PROF-FILO, o solo a partir do qual se desenvolver. No que segue, entretanto, pretendemos explorar os Projetos Pedagógicos de Curso-PPC da Licenciatura em Filosofia do Campus Caicó da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN e verificar, a partir da nossa prática e vivência como professor formador de professoras e professores de filosofia, o que tentamos fazer para que o ensino de filosofia se tornasse, como questão propriamente filosófica, tema de pesquisa dos Trabalhos de Conclusão de Curso-TCC e permanecesse como fim para o qual a Prática Pedagógica (Estágio Supervisionado e a Prática dos Componentes Curriculares) se direciona.

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Biografia do Autor

José Teixeira Neto, UERN

Doutor em Filosofia (2012-UFRN) com Estágio de Doutorando no Exterior na Universidade de Coimbra/Portugal-Orientador no Exterior: João Maria André. Membro dos Grupos de Pesquisa CNPq/UERN Ensinar e Aprender na Educação Básica e NEFHEM: Núcleo de Estudos em Fenomenologia, Hermenêutica e Mística e do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Filosofia Medieval – PRINCIPIUM (UEPB/Campina Grande-PB). Atua na área da Filosofia com ênfase em História da Filosofia Medieval, Metafísica e Mística. Na área de Ensino de Filosofia e formação de professores supervisiona estágios curriculares obrigatórios e leciona no PROF-FILO, Campus Caicó da UERN.

 

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Publicado

2024-12-28

Como Citar

TEIXEIRA NETO, José. “Ensino de filosofia”:: uma questão para a formação de professores de filosofia. Trilhas Filosóficas, [S. l.], v. 16, n. 3, p. 79–88, 2024. DOI: 10.25244/1984-5561.2023.5734. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/5734. Acesso em: 23 jan. 2025.

Edição

Seção

Dossiê 20 anos do Curso de Filosofia UERN/Caicó (v.16, n.3, 2023, Edição Especial)