Contribuição à crí­tica do conceito Bildung e o ensino de filosofia em Nietzsche

Autores

  • Wellington Santos Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
  • Marta Rios Nunes da Costa UFMS

DOI:

https://doi.org/10.25244/tf.v12i2.169

Palavras-chave:

Romance de Formação; Prática-Genealógica; Formação Cultural

Resumo

Este texto analisa a concepção pedagógica do professor-Nietzsche na obra o Futuro de nossos estabelecimentos de ensino (1872) conservando o retrato expositivo-dialógico do Romance de Formação (Bildungsroman) entre o "Filósofo e seus aprendizes"; buscando defender o que chamou-se o daimon-zaratustriano, isto é, os ensinamentos-metodológicos do Espirito-Zaratustra enquanto prática-genealógica para o professor de filosofia no Ensino Médio.  Propõe-se, a partir disso, uma leitura-crí­tica do Ensino de Filosofia sob a perspectiva do vir-a-ser Formação Cultural (Bildung) demonstrando o peso do capital moral para tal.

Palavras-chave: Romance de Formação; Prática-Genealógica; Formação Cultural

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Biografia do Autor

Marta Rios Nunes da Costa, UFMS

Possui doutorado em Filosofia e Ciência Polí­tica - New School for Social Research (2006) com uma tese intitulada 'Redefining Individuality - Reflections on Kant, Adorno and Foucault'. A sua tese foi publicada em 2011 pela Húmus Editora (Portugal).As suas áreas de especialização são História da Filosofia Polí­tica, Ética, Teorias da democracia e estudos feministas. É professora adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, onde ministra aulas de graduação do curso de Filosofia da Faculdade de Ciências Humanas, e aulas de pós-graduação no âmbito do Mestrado Profissional em Filosofia. É Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação de Filosofia da Unioeste. É professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação de Ensino de Ciências na UFMS.

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Publicado

2020-03-28

Como Citar

SANTOS, W.; COSTA, M. R. N. da. Contribuição à crí­tica do conceito Bildung e o ensino de filosofia em Nietzsche. Trilhas Filosóficas, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 121–140, 2020. DOI: 10.25244/tf.v12i2.169. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/169. Acesso em: 17 nov. 2024.

Edição

Seção

FLUXO CONTíNUO