Contribuição à crítica do conceito Bildung e o ensino de filosofia em Nietzsche
DOI:
https://doi.org/10.25244/tf.v12i2.169Palavras-chave:
Romance de Formação; Prática-Genealógica; Formação CulturalResumo
Este texto analisa a concepção pedagógica do professor-Nietzsche na obra o Futuro de nossos estabelecimentos de ensino (1872) conservando o retrato expositivo-dialógico do Romance de Formação (Bildungsroman) entre o "Filósofo e seus aprendizes"; buscando defender o que chamou-se o daimon-zaratustriano, isto é, os ensinamentos-metodológicos do Espirito-Zaratustra enquanto prática-genealógica para o professor de filosofia no Ensino Médio. Propõe-se, a partir disso, uma leitura-crítica do Ensino de Filosofia sob a perspectiva do vir-a-ser Formação Cultural (Bildung) demonstrando o peso do capital moral para tal.
Palavras-chave: Romance de Formação; Prática-Genealógica; Formação Cultural
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